Arquivos Endividamento - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/endividamento/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Tue, 16 May 2023 13:08:54 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Por que o dinheiro não rende? Saiba como resolver seus problemas financeiros https://multiversonoticias.com.br/como-resolver-seus-problemas-financeiros/ Tue, 16 May 2023 17:21:19 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=140340
Problemas financeiros e a carteira vazia.

Uma especialista em finanças dá dicas de como organizar seu orçamento para resolver problemas financeiros.

O post Por que o dinheiro não rende? Saiba como resolver seus problemas financeiros apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Problemas financeiros e a carteira vazia.

Para algumas pessoas, mesmo o aumento ou reajuste de salário não significa que todas as contas estarão em dia. Com o tempo, esse problema acaba sendo até mesmo fonte de vergonha e ansiedade para muitos. Mas como resolver os nossos problemas financeiros?

Pegi Burdick, especialista em finanças, trabalha para ajudar homens e mulheres a reverter o estresse e a vergonha em relação ao dinheiro e a retomar o controle de suas vidas. Ela diz que é muito comum pessoas em vários estágios da carreira enfrentarem uma certa vergonha com relação à própria situação financeira.

Isso acaba fazendo com que as pessoas escondam o cenário real das suas finanças até de seu cônjuge, de amigos próximos e de familiares, com medo do julgamento. Mas essa energia de preocupação pode ser mais bem canalizada em ações para solucionar esse problema. Veja como fazer isso a seguir.

Resolvendo seus problemas financeiros com Pegi Burdick

Burdick sugere que a primeira ação que uma pessoa precisa realizar para começar a lidar com os problemas financeiros é começar com um pouco de perspectiva.

Desse modo, é necessário que dê um passo para trás e analise estes três pontos: sua renda, hábitos de consumo e os gastos com coisas de que você realmente não precisa.

Para isso, Pegi recomenda que as pessoas façam uma lista dos itens e gastos essenciais mensais, como pagamentos de IPTU ou condomínio, seguro do carro, compras alimentares, gastos com filhos, bichos de estimação, entre outros.

Feito isso, a pessoa deve listar tudo o que não seja essencial, como um móvel decorativo, jantares delivery, brinquedos que os filhos usaram uma vez, roupas que foram usadas somente uma vez em uma ocasião específica. Veja, portanto, se realmente eram gastos necessários. Se não, ponha na lista.

Tomando as rédeas dos seus gastos

Agora que tudo está na ponta da caneta (ou na planilha do Excel, hehe!), fica mais fácil assumir o controle dos seus gastos. Quando você vir tudo o que foi anotado, ficará mais claro quais são seus problemas financeiros na prática.

Com base nessa observação, Burdick divide as dívidas de duas formas: a dívida boa, com bens essenciais e tangíveis, e a dívida ruim, como a fatura de cartão de crédito com compra de coisas não essenciais e gastos impulsivos.

A mais preocupante é a dívida ruim. Ela é a mais difícil de encarar porque faz você refletir sobre suas motivações para fazer ou manter esse gasto, como a matrícula da academia para a qual você nunca vai. Logo, entender essa motivação pode ser um processo bem doloroso.

Ainda mais com a armadilha dos cartões de crédito e os estímulos de consumo pautados na filosofia do “só se vive uma vez”, mas os boletos chegam todo o mês. Então, se você está aqui, é provável que esse choque já tenha acontecido. Mas não dá para chorar sobre leite derramado, agora é mãos à obra.

Aprendendo com os erros

Algumas pessoas podem comprar pelo sentimento de merecimento do tipo “trabalhei o mês inteiro, um mimo não vai fazer mal”. O.k., um não faz mal, mas quando viram VÁRIOS, isso abre o caminho do caos, se você perder a mão.

E para quem não aprende a verificar se tudo cabe no orçamento desde cedo, essa tarefa de pesar se o gasto é necessário ou não pode ser ainda mais desafiador. Isso porque, na maioria das vezes, na verdade, você não precisa daquele item ou gasto agora.

Fazendo as pazes com dinheiro

Quando você entender sua motivação, pense em estratégias para usar em situações que o influenciariam a fazer esse gasto novamente, gerando para você mais problemas financeiros. Lembre-se, como diria Edna Moda em “Os Incríveis”, “A sorte ajuda quem se prepara”.

Então, não dê brecha para as situações desafiadoras que poderiam se aproveitar da sua fragilidade. Veja quais medidas você pode tomar para encarar isso de uma forma mais ativa e consciente no dia a dia. Ler este texto já é um grande passo, portanto tenha orgulho de si mesmo(a).

Você versus seus problemas financeiros

Agora, é hora de olhar seus problemas financeiros nos olhos e dar-lhes um nocaute. Separe tudo o que estiver na lista de não essenciais e se proponha a ir reduzindo os itens progressivamente, retirando um por um até que ela diminua.

Com o tempo, quando a tentação desses gastos for diminuindo e você começar a ver o resultado com o dinheiro no saldo final do mês, sua confiança vai aumentar.

Você acredita que este conteúdo foi útil? Compartilhe com alguém! Se tiver alguma dica que você já usou e foi revolucionária na sua vida, compartilhe com a gente aí nos comentários.

(Atenção: a produção deste conteúdo compreende que algumas situações financeiras requerem uma ação mais profunda e estratégica. Portanto, a proposta aqui foi centrada em um cenário de descontrole mais pessoal do que de arrocho financeiro real.)

O post Por que o dinheiro não rende? Saiba como resolver seus problemas financeiros apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Nome sujo? Começa HOJE o mutirão para renegociação de dívidas https://multiversonoticias.com.br/nome-sujo-comeca-hoje-o-mutirao-para-renegociacao-de-dividas/ Wed, 01 Mar 2023 12:02:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=108100

Se você está endividado(a), essa pode ser a sua chance de renegociar dívidas e limpar seu nome. Clique e fique por dentro de tudo!

O post Nome sujo? Começa HOJE o mutirão para renegociação de dívidas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O ano de 2023 já está entrando em seu terceiro mês, e há muitas pessoas que ainda se encontram necessitadas em renegociar suas dívidas, a fim de aproveitar melhor o novo ano. Agora, isso será possível, mas somente durante o mês de março.

Isso porque um novo projeto foi lançado, referente à renegociação de dívidas, sejam elas devido a cheque especial, cartões de crédito e até mesmo consignado, isto é, o famoso empréstimo.

Essa, sem dúvida, será a oportunidade perfeita para muitos brasileiros aproveitarem para colocar em ordem a sua vida financeira. Então, se você é uma dessas pessoas que precisa de ajuda, fique atento às próximas informações que compartilharemos aqui.

Mas, antes de irmos ao que realmente interessa, é necessário destacar que, segundo um levantamento feito em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), mais de 60 milhões de pessoas encontravam-se endividadas no mês de janeiro de 2023.

Quais benefícios terei se renegociar minha dívida?

O mutirão de renegociação de dívidas foi um projeto desenvolvido por um determinado grupo de companhias que estiveram em parceria com o Banco Central (BC). Entre elas, estão a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons. Tudo isso para que você possa alcançar os seguintes benefícios:

  • Aumento de prazos para completar o pagamento;
  • Diminuição de taxas;
  • Mudança nos termos de pagamento;
  • Mudança para outros tipos de crédito.

E se você quer ter algum desses benefícios, é bom conferir se o seu banco também está participando dessa renegociação. Para saber disso, basta conferir a lista oficial que foi disponibilizada no site da Febraban.

Uma busca pelo nome limpo

O processo para limpar finalmente o seu nome – se for o seu caso – se inicia ao entrar em contato com o banco em questão e questionar se há alguma possibilidade de renegociação de sua dívida. Caso haja uma proposta que seja acessível para você, um acordo será assinado.

No entanto, mesmo se a proposta não for boa, há a possibilidade de haver uma negociação para baixar os valores até chegar a um veredicto, isto é, uma conclusão ou acordo.

Contudo, é válido afirmar que se você está em um estado de superendividamento, é necessário buscar um órgão de proteção ao consumidor. Assim, você terá um apoio e poderá encontrar um valor ideal para quitar a sua dívida sem perder o dinheiro necessário para a sua sobrevivência.

O post Nome sujo? Começa HOJE o mutirão para renegociação de dívidas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Brasil registra recorde de endividamento: 77,9% das famílias estão endividadas, segundo a PEIC https://multiversonoticias.com.br/brasil-registra-recorde-de-endividamento/ Wed, 22 Feb 2023 18:01:43 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=103880

Não é de hoje que o assunto endividamento e inadimplência gera muita preocupação, sobretudo para a classe trabalhadora, que é afetada pelas mudanças bruscas de mercado. No entanto, hoje, esse assunto ficou ainda mais grave, pois testemunhamos um recorde de endividamento no país: cerca de 77,9% das famílias brasileiras estão endividadas, de acordo com a Pesquisa […]

O post Brasil registra recorde de endividamento: 77,9% das famílias estão endividadas, segundo a PEIC apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Não é de hoje que o assunto endividamento e inadimplência gera muita preocupação, sobretudo para a classe trabalhadora, que é afetada pelas mudanças bruscas de mercado.

No entanto, hoje, esse assunto ficou ainda mais grave, pois testemunhamos um recorde de endividamento no país: cerca de 77,9% das famílias brasileiras estão endividadas, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC).

Em entrevista à BBC, conhecemos Adriana da Silva Lins, que conta a sua história que se assemelha a tantas outras no país. Em consequência do arroxo do mercado, tanto em empregos como em salários, ao longo da pandemia ela acumulou várias dívidas.

Mas como isso aconteceu? A economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Izis Ferreira explica que três fatores contribuíram para esse recorde de endividamento:

  1. Alta da inflação até a metade do ano (reduz o poder de compra das famílias);
  2. O crescente incentivo ao uso do cartão de crédito; e
  3. Demanda represada de serviços (para os mais ricos).

De acordo com a economista, a face negativa do endividamento para a maior parte da população é a inadimplência (o não pagamento de conta ou dívida), que também alcançou proporções recordes.

Essa questão vira uma bola de neve, porque, uma vez que as pessoas não pagam suas dívidas, num cenário de juros altos, o valor das dívidas aumenta. Consequentemente, dificulta a negociação e o pagamento dessas dívidas.

Nesse ciclo de inadimplência, os juros sobem. Por causa do risco de não pagamento, que faz com que as pessoas gastem menos (única opção que elas têm para não ficarem mais endividadas), desacelerando a atividade econômica e do emprego.

Perfil dos inadimplentes

A pesquisa da CNC também traçou o perfil das pessoas que estão dentro desse recorde de endividamento no Brasil. De acordo com a pesquisa, o perfil tende para: mulheres, com menos de 35 anos,Ensino Médio incompleto e moradora das regiões Sul ou Sudeste.

O que explica essa questão? Izis observa que as mulheres geralmente trabalham mais na informalidade, em tempo parcial e com rendas instáveis. Isso faz com que elas recorram ao cartão de crédito e ao carnê de loja, como extensão do orçamento das famílias.

Além disso, no Brasil, muitas mulheres são chefes de família (renda única da casa), isso conta como uma condição de vulnerabilidade no mercado de trabalho maior do que os homens.

No entanto, a pesquisa aponta que as mulheres usam modalidades de crédito de pior qualidade, então, quando essa dívida atrasa (e por conta a instabilidade de renda elas atrasam, sim), ela vai encarecendo.

Resposta ao recorde de endividamento: Programa Desenrola Brasil

O governo federal pretende lançar, ainda em fevereiro, o programa Desenrola a fim de facilitar as condições de renegociação de dívidas. No entanto, detalhes sobre o programa não foram divulgados.

A economista da CNC Izis Ferreira aponta que o programa deve priorizar a população mais vulnerável a esse cenário de recordes de endividamento no país. Isso porque as pessoas que têm dívidas atrasadas há mais tempo estão sujeitas aos juros maiores.

Nesse perfil vulnerável, estão as famílias com dívidas atrasadas no cartão de crédito, mulheres, pessoas de menor renda, de menor escolaridade, segundo informação da economista. Ela explica que, ao atender a essas pessoas, é possível garantir o consumo futuro dessas famílias. O consumo é um dos motores de crescimento econômico de um país.

O ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou, na segunda-feira (14), que o desenho do programa já está pronto e passa para a análise do presidente. Caso seja aprovado, ele deve ser lançado depois do Carnaval.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, o Programa Desenrola deve contemplar pessoas que recebem até dois salários mínimos, com dívidas de até R$ 5 mil (atrasadas há mais de 180 dias em 31 de dezembro de 2022).

O post Brasil registra recorde de endividamento: 77,9% das famílias estão endividadas, segundo a PEIC apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>