Arquivos Doom - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/doom/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Wed, 13 Mar 2024 11:30:11 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Escova de dentes eletrônica vira plataforma de jogos e roda 'Doom' https://multiversonoticias.com.br/escova-de-dentes-eletronica-vira-plataforma-de-jogos-e-roda-doom/ Wed, 13 Mar 2024 11:33:11 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=201792

Adaptação, realizada por um hacker, causou repercussão na internet e impressionou os fãs da franquia.

O post Escova de dentes eletrônica vira plataforma de jogos e roda 'Doom' apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O game ‘Doom‘ foi originalmente lançado no ano de 1993 e, de lá para cá, conquistou muitos admiradores fanáticos na comunidade gamer.

Atualmente, existem vários títulos da franquia, e até uma adaptação cinematográfica já foi feita em 2005, com o grande astro ‘The Rock’ em um dos papéis principais.

O clássico da era 16 bits já foi rodado em plataformas improváveis, e no YouTube há diversos vídeos mostrando situações inusitadas, promovidas por admiradores do jogo. Hoje vamos falar de mais uma delas.

Escova de dentes eletrônica suporta o game

O alemão Aaron Christophel é amplamente conhecido por fazer vídeos focados em conteúdos de engenharia reversa, postando os resultados de seus experimentos na internet.

Ele possui muitos fãs e recentemente viralizou um de seus vídeos, quando decidiu hackear uma escova de dentes eletrônica para rodar o conhecido jogo de tiro.

O procedimento foi efetuado em um modelo que possuía Wi-Fi e tela integrados originalmente, aplicados para coletar informações sobre os hábitos diários de escovação do usuário.

Em seguida, Aaron obteve sucesso em desbloquear o item e usou projetos antigos da própria comunidade, armazenados no GitHub, para inserir o game no armazenamento de 4 MB do objeto de higiene.

A ação resultou na escova de dentes rodando ‘Doom’ perfeitamente, com um mouse sendo utilizado para controlar o personagem e efetuar os comandos necessários, como mostrado no vídeo.

Essa não é a primeira vez que algo assim ocorre, outros títulos famosos no mercado já foram colocados em equipamentos que, originalmente, não foram projetados para tal finalidade.

‘Doom’ é considerado um dos pais do gênero de terror e tiro, tendo influenciado uma série de produtos famosos que seriam lançados nas décadas seguintes, como ‘Resident Evil‘, ‘Silent Hill’, ‘Dino Crisis’, entre outros.

Na adaptação cinematográfica de 2005, a história é um pouco modificada, porém, a estrutura principal da aventura é mantida. Nela, há soldados armados atirando contra perigosos monstros sanguinários e buscando sobreviver.

O post Escova de dentes eletrônica vira plataforma de jogos e roda 'Doom' apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
'DOOM' no gramado? Empresa anuncia uma nova 'plataforma' para o clássico jogo de tiro https://multiversonoticias.com.br/doom-no-gramado-empresa-anuncia-uma-nova-plataforma-para-o-classico-jogo-de-tiro/ Sat, 02 Mar 2024 19:37:08 +0000 https://multiversonoticias.com.br/doom-no-gramado-empresa-anuncia-uma-nova-plataforma-para-o-classico-jogo-de-tiro/
Doom foi banido por ser um jogo violento

Husqvarna anuncia uma novidade curiosa: o clássico 'DOOM' será jogável em seus cortadores de grama robóticos da linha NERA.

O post 'DOOM' no gramado? Empresa anuncia uma nova 'plataforma' para o clássico jogo de tiro apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Doom foi banido por ser um jogo violento

O icônico jogo de tiro em primeira pessoa, DOOM, criado pela id Software em 1993, parece não ter limites quando se trata de ser jogado em diferentes plataformas.

A mais recente adição à lista é bastante inusitada: cortadores de grama robóticos da Husqvarna.

Em um comunicado à imprensa, a Husqvarna revelou que, a partir de um update programado para 9 de abril, os cortadores de grama da linha NERA serão capazes de rodar o primeiro episódio do FPS intitulado ‘Knee-Deep in the Dead’.

Apesar disso, a experiência será por tempo limitado, estendendo-se até setembro deste ano.

Experiência em cortadores de grama robóticos

Para os entusiastas de ‘DOOM’ que possuem os cortadores de grama robóticos da linha NERA, a Husqvarna oferece a oportunidade única de se inscreverem para participar dessa experiência incomum.

Os donos dessas máquinas poderão mergulhar no mundo apocalíptico do jogo enquanto realizam suas atividades de jardinagem.

Confira o vídeo promocional:

O comunicado da empresa destaca que a iniciativa visa proporcionar uma experiência divertida e única para os usuários, mostrando como a tecnologia pode se integrar de maneira inusitada ao entretenimento.

‘DOOM’: uma jornada além dos consoles e PCs

Esta não é a primeira vez que ‘DOOM’ ultrapassa os limites convencionais.

Em 2020, um programador surpreendeu ao fazer o game rodar em um teste de gravidez, e mais recentemente, um cientista utilizou bactérias de um intestino para criar uma versão peculiar do jogo.

A capacidade de ‘DOOM’ de se adaptar a diferentes plataformas é, sem dúvida, parte de sua longevidade e apelo atemporal. Assim, o jogo continua a desafiar as expectativas e a se reinventar em formas surpreendentes.

Enquanto os fãs aguardam o próximo capítulo da série, a experiência nos cortadores de grama robóticos oferece uma maneira única e inovadora de desfrutar do clássico atemporal.

A pergunta que fica é: qual será o próximo dispositivo a receber a visita de ‘DOOM’?

O post 'DOOM' no gramado? Empresa anuncia uma nova 'plataforma' para o clássico jogo de tiro apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Ciência BIZARRA: pesquisadora roda 'Doom' usando bactérias https://multiversonoticias.com.br/ciencia-bizarra-pesquisadora-roda-doom-usando-bacterias/ Tue, 06 Feb 2024 01:02:07 +0000 https://multiversonoticias.com.br/ciencia-bizarra-pesquisadora-roda-doom-usando-bacterias/

Lauren Ramlan, pesquisadora do MIT, usou bactérias E. coli para criar um display biológico capaz de renderizar o jogo 'Doom'.

O post Ciência BIZARRA: pesquisadora roda 'Doom' usando bactérias apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A saga de levar ‘Doom‘, o clássico dos jogos de tiro, para plataformas cada vez mais inusitadas alcançou um marco peculiar.

O jogo, que já fizeram rodar até em um teste de gravidez, agora foi utilizado bactérias intestinais como meio de exibição.

Uma ‘tela gamer’ bem diferente

Lauren ‘Ren’ Ramlan, uma pesquisadora de biotecnologia em fase de doutorado no MIT, apresentou ao mundo sua experiência ao utilizar bactérias E. coli para criar um display biológico capaz de renderizar ‘Doom’, embora de maneira bastante singular.

‘Doom’ é um jogo eletrônico do gênero tiro em primeira pessoa desenvolvido pela id Software e lançado em 1993. O jogo tornou-se um marco na indústria dos videogames por sua inovadora tecnologia de gráficos 3D.

Neste experimento, Ramlan organizou as células de E. coli em um painel de 32×48 pixels em 1-bit, transformando cada célula em um pixel vivo.

Por meio do uso de proteínas fluorescentes, ela conseguiu fazer com que as células brilhassem, projetando assim um quadro do jogo.

O processo, entretanto, está longe de oferecer a fluidez esperada pelos gamers: iluminar as células para exibir um único quadro leva 70 minutos, e mais 8 horas e 20 minutos são necessários para que elas voltem ao estado normal.

Embora a ideia de jogar ‘Doom’ através de um display vivo soe fascinante, a realidade prática deste feito científico revela suas limitações.

Para se ter uma ideia do desafio temporal, se ‘Doom’, que tradicionalmente pode ser completado em cerca de cinco horas a uma taxa de 35 quadros por segundo, fosse jogado nesse display biológico, levaria aproximadamente 599 anos para finalizá-lo.

Este experimento de Ramlan não apenas expande os horizontes sobre o que pode ser utilizado como tela de jogo, mas também destaca os desafios e as peculiaridades de se integrar biotecnologia com entretenimento digital.

A pesquisa, embora não vá substituir as plataformas de jogos tradicionais ou modernas por questões de praticidade, abre um novo campo de estudo sobre as interações entre biologia e tecnologia.

O post Ciência BIZARRA: pesquisadora roda 'Doom' usando bactérias apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Agora é a vez ‘DO’ Zelda! https://multiversonoticias.com.br/agora-e-a-vez-do-zelda/ Wed, 01 Dec 2021 20:57:32 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=11906
zelda

Isso mesmo que você leu, ZELDA! Notícia inútil? Talvez para quem não saiba a importância disso, mas para os desenvolvedores e fãs da franquia é só o começo!

O post Agora é a vez ‘DO’ Zelda! apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
zelda

Isso mesmo que você leu, ZELDA! Notícia inútil? Talvez para quem não saiba a importância disso, mas para os desenvolvedores e fãs da franquia é só o começo!

Assim como aconteceu com o Mario 64, agora The Legend of Zelda – Ocarina of Time está com seu código totalmente transcrito para a linguagem C moderna. Isso significa que em breve poderemos jogar com “O Zelda” até numa calculadora, como aconteceu com Doom.

Mas isso ainda não é o “Q” da questão até porque um game decompilado nada mais é que uma série de linhas de códigos sem utilidade para o usuário final.

Então qual a finalidade disso tudo?

Zelda
Doom rodando numa calculadora científica.

Esta é uma ótima pergunta! Com o código 100% desvendado e reescrito, agora é hora de documentar e polir os dados adquiridos da versão “Master Quest” que possui um modo debug embutido e que facilitou grandemente aos devs em puxar todas as instruções da ROM e fazer a reinterpretação das mesmas.

Há um debate sobre a legalidade desses projetos (isso inclui o próprio Super Mario 64), pois segundo alguns conhecedores de leis de copyright, direitos de imagem e etc, a engenharia reversa do jogo é uma violação dos direitos da desenvolvedora, maaaaassss… O Jogo “Master Quest” foi uma espécie de brinde aos compradores do jogo “Twilight Princess”.

Nesse caso rolam algumas incertezas, até porque a ROM em particular do MQ anos após foi ripada e “supostamente” legalmente ela é a única versão gratuita do The Legend of Zelda (carece mais informações). Independente da legalidade do projeto, é importante frisar que a Multiverso Notícias não pactua com pirataria, roubo de propriedade intelectual ou qualquer outra atividade considerada ilegal.

Mas e o que nós, meros mortais temos a ver com isso?

Vamos pensar só um pouquinho. Você já imaginou poder jogar TLOZ – Ocarina of Time no seu celular ou no seu PC de forma nativa, ou melhor, sem um emulador? Ou quem sabe poder jogar ele num Playstation ou Xbox? E se o Ocarina of Time e o Majoras Mask fossem um só game com um mapa gigantesco? E se pudéssemos jogar com nossos amigos, sem ser uma hackrom? Essas e outras perguntas serão respondidas assim que os devs compilarem o jogo com os mods que já estão sendo desenvolvidos pela comunidade que acompanha o projeto.

Zelda
Imagem ilustrativa de mod com alteração dos meshes do personagem principal de Zelda, Link.

O objetivo inicial do projeto é portar o Ocarina of Time para inúmeras plataformas. O segundo é disponibilizar mods gráficos (tal qual fizeram com Mario 64, repaginando o visual já desgastado do nosso Zelda ou “Zeldinha 3D”), por último e não menos importante adicionar suporte à mods e desenvolvimento de jogos totalmente inéditos a partir do motor original do “Ocarina”.

https://www.youtube.com/watch?v=rCpvHbSdBuo

Confira agora na Telegal TV, onde abordamos esse assunto em um vídeo completo. Não deixe de acompanhar!

O post Agora é a vez ‘DO’ Zelda! apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>