Arquivos distopias - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/distopias/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Tue, 20 Feb 2024 13:42:09 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Da ficção à realidade: como 'Wall-E' antecipou desafios ambientais? https://multiversonoticias.com.br/da-ficcao-a-realidade-como-wall-e-antecipou-desafios-ambientais/ Tue, 20 Feb 2024 13:43:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=198250

A animação oferece uma visão alarmante do futuro, alertando a importância do meio ambiente. Com isso, fez algumas previsões certeiras.

O post Da ficção à realidade: como 'Wall-E' antecipou desafios ambientais? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Às vezes, viraliza na internet algum trecho ou episódio da famosa série de comédia ‘Os Simpsons’, isso por que muitos acreditam que a série tem o “poder” de prever o futuro, como já foi mostrado algumas vezes.

Apesar de parecer uma grande brincadeira, a animação conseguiu acertar alguns eventos que aconteceram na realidade, por exemplo, a infeliz derrota do Brasil para a Alemanha na Copa de 2014 ou até a roupa que a cantora Lady Gaga utilizaria em uma edição do SuperBowl.

Tudo isso pode parecer bem bizarro, mas os fatos não param por aí. Outra obra audiovisual também conseguiu prever de forma impressionante eventos com a humanidade, assim como ‘Os Simpsons’.

Estamos falando da famosa animação ‘Wall-E’. Lançado em 2008, o filme foi dirigido por Andrew Stanton e produzido pela Pixar (Disney).

A obra logo fez bastante sucesso, e hoje pode ser assistida a qualquer momento na plataforma de streaming da Disney+.

Segundo um artigo da Bloomberg, ao examinarmos minuciosamente a sociedade imaginada por Andrew Stanton em 2008, é fascinante e até um pouco assustador perceber a precisão com que tudo foi feito.

Confira abaixo algumas das “previsões” efetuadas pela animação.

‘Wall-E’ previu nossos erros?

As mensagens do filme sobre sustentabilidade e impacto humano no planeta são mais relevantes do que nunca – Foto: Reprodução/Disney+

Inicialmente, é importante recordar que a principal função de Wall-E era compactar o lixo em cubos, que eram posteriormente usados para criar enormes construções.

Nos dias de hoje, as coisas não estão muito diferentes, o planeta encontra-se saturado de resíduos, e os países que recebem lixo de outras nações estão à beira do colapso.

Apenas nos Estados Unidos, cada cidadão produz 735 quilos de resíduos por ano. Se extrapolássemos esse número para toda a população mundial, poderíamos ser denominados como o planeta do lixo.

Em ‘Wall-E’, os humanos, os principais produtores de lixo, aparecem completamente hipnotizados por telas de dispositivos que utilizam para realizar todas as suas interações sociais.

Em entrevista à Bloomberg, Andrew Stanton afirmou que “não gostaria de ter acertado tantas coisas neste filme”.

O diretor contou que foi inspirado por ninguém menos que Steve Jobs, que se tornou CEO da Pixar.

Stanton teve a oportunidade de ver o iPhone um ano antes de seu lançamento, uma experiência que o marcou profundamente.

No filme, a Terra está em ruínas devido a mudanças climáticas que a tornaram inabitável. Os humanos se tornaram turistas espaciais, deslocando-se em veículos autônomos, um conceito que agora é uma realidade.

Também é alarmante a epidemia de obesidade entre esses humanos, que se alimentam principalmente de shakes e não praticam nenhuma atividade física.

Todas as ações são planejadas para manter as pessoas entretidas, com telas bloqueando sua visão, enquanto consomem produtos da Buy’N’Large, a empresa que domina tudo.

Hoje, o planeta enfrenta as consequências da crise climática, os celulares consomem horas e horas do nosso dia a dia, e os shakes substituem refeições.

O enredo do filme começa quando ‘Wall-E’ descobre uma planta e busca um ambiente saudável para ela. Na vida real, o desmatamento é uma preocupação crescente.

‘Wall-E’ viaja em uma nave espacial chamada Axiom. A SpaceX, a empresa de Elon Musk, realizou a primeira missão espacial com turistas a bordo da ‘Axiom Mission 1’.

De Elon Musk, o foco passa para Jeff Bezos, já que a empresa que domina tudo no filme, a Buy’N’Large, foi inspirada na Amazon.

Contudo, é importante notar que, em 2008, quando ‘Wall-E’ foi lançado, a Amazon não era a gigante que é hoje.

Em tal contexto, a Buy’N’Large é proprietária da espaçonave Axiom, da mesma forma que Jeff Bezos é dono da Blue Origin, empresa que, assim como a SpaceX, oferece viagens para turistas espaciais.

O que muitos consideraram uma obra-prima infantil da Pixar revelou-se, na verdade, um roteiro para um apocalipse causado pelos humanos.

No entanto, ainda há tempo para corrigir (em parte) as coisas, mesmo que não possamos contar com a ajuda de ‘Wall-E’. Ou será que podemos?

O post Da ficção à realidade: como 'Wall-E' antecipou desafios ambientais? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
“Spiderhead”: Uma nova visão da humanidade https://multiversonoticias.com.br/spiderhead-uma-nova-visao-da-humanidade/ Mon, 27 Jun 2022 15:07:29 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=42818

Narrativas absurdas e inesperadas tem tomado conta da grande maioria das produções cinematográficas, tendo isto em vista, longas que não possuem tais características, dificilmente conseguem vir a público. Leia mais: Smile: Paramount divulga trailer assustador do seu novo filme Normalmente, algumas produções são baseadas em um eixo de construir um mundo melhor, sem ter o menor […]

O post “Spiderhead”: Uma nova visão da humanidade apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Narrativas absurdas e inesperadas tem tomado conta da grande maioria das produções cinematográficas, tendo isto em vista, longas que não possuem tais características, dificilmente conseguem vir a público.

Leia mais: Smile: Paramount divulga trailer assustador do seu novo filme

Normalmente, algumas produções são baseadas em um eixo de construir um mundo melhor, sem ter o menor conhecimento sobre o que, de fato, isso seria. De certa forma, aqueles que conferem tais produções possuem uma parte na responsabilidade.

Além disso, há obras que abordam a predatória natureza que, quando menos espera-se, acaba agindo “contra a humanidade”. Sem mencionar nos diversos esquemas fraudulentos de arrecadação de dinheiro, que evoluíram para pragas mundiais e destruíram toda a economia dos países consideravelmente prósperos, resultando diretamente em um cenário miserável e faminto.

Ou, até mesmo, acontecimentos catastróficos que nunca conseguirão representar de forma nítida a grandeza real da natureza.

Sob a ótica de Spiderhead

Em Spiderhead (2022) não há nenhuma diferença. A obra de Joseph Kosinski, diretor responsável por produzir Top Gun: Maverick (2022), também decide abordar o centro da vontade destrutiva, inclusive, a autodestrutiva do ser humano em modificar o mundo e transformá-lo em um lugar melhor.

Nesse sentido, uma sociedade na qual a própria biologia, incluindo o modo de pensar e visualizar as coisas ao redor, são afetadas. Já que o ser humano, muita das vezes, é incapaz de tomar decisões certas, uma vez que, quase sempre, acaba seguindo os seus próprios desejos e impulsos. Os quais são dominados diretamente pela sua própria vontade.

Spiderhead é baseado na narrativa de The New Yorker, produzida por George Saunders. Mesmo que a produção venha recebendo críticas polarizadas, muitos dos espectadores, em geral, tem apreciado a obra, não é à toa que ela conseguiu conquistar o primeiro lugar no Top 10 da plataforma de streaming da Netflix.

Confira a sinopse oficial de Spiderhead

Em Spiderhead, em um futuro próximo, os condenados terão a chance de se voluntariarem como cobaias em experimentos médicos com finalidade de diminuir sua pena. Quando um dos condenados se submete para o teste de uma nova droga capaz de gerar sentimentos, ele começa a questionar a realidade de suas emoções.

Destarte, Spiderhead encontra-se disponibilizado na plataforma de streaming Netflix.

O post “Spiderhead”: Uma nova visão da humanidade apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>