Arquivos Desinformação - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/desinformacao/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Thu, 20 Apr 2023 00:45:14 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Um basta às fake news: Estudo revela qual a melhor forma de lidar com conspiracionistas https://multiversonoticias.com.br/um-basta-as-fake-news-estudo-revela-qual-a-melhor-forma-de-lidar-com-conspiracionistas/ https://multiversonoticias.com.br/um-basta-as-fake-news-estudo-revela-qual-a-melhor-forma-de-lidar-com-conspiracionistas/#comments Thu, 20 Apr 2023 00:03:59 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=129359

Um estudo realizado pela University College Cork, na Irlanda, revelou como devemos lidar com pessoas tomadas por fake news.

O post Um basta às fake news: Estudo revela qual a melhor forma de lidar com conspiracionistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Nos últimos anos, um dos maiores problemas já vistos pela humanidade causou inúmeros transtornos, dentre eles diversas mortes. Mas aqui, incrível que pareça, não estamos falando da pandemia, mas das fake news.

Logicamente, nunca devemos diminuir o enorme impacto que a pandemia de covid-19 causou na humanidade, uma vez que causou sequelas no mundo inteiro e levou cerca de 15 milhões de pessoas à morte, segundo a OMS.

Porém, também não podemos reduzir o impacto causado em todo o mundo pela onda de desinformação gerada pelas fake news. Essas notícias falsas, e algumas vezes criminosas, levaram a uma crença popular errônea, por exemplo, de que a vacinação contra a covid implanta chips de controle nas pessoas.

Essa e diversas outras falácias originam, por sua vez, teorias conspiracionistas de todo tipo e assunto. Infelizmente, como algumas pessoas não tiveram acesso a uma educação de qualidade, elas acabam caindo facilmente nesse tipo de informação. Ainda pode ocorrer de, por receberem essas notícias de pessoas conhecidas, confiarem mais no remetente do que na fonte.

E foi pensando nisso que pesquisadores da University College Cork, na Irlanda, buscaram compreender qual é a melhor forma de fazer com que as pessoas que caem nessa corrente de desinformação se atentem e saibam identificá-las.

fake news
Imagem: Reprodução

Como ‘neutralizar’ conspiracionistas?

O estudo analisou diversos dados coletados por seus pesquisadores a fim de compreender quais são as formas mais eficientes de neutralizar as crenças conspiracionistas.

Infelizmente, concluiu-se com a pesquisa que não há uma forma rápida ou extremamente eficaz para fazer com que as pessoas repensem suas crenças em teorias absurdas.

De acordo com Cian O’Mahony, o autor principal do estudo:

“Ainda estamos longe, infelizmente, de ter uma bala de prata que resolverá a desinformação como um todo.”

Porém, isso não significa não haver formas de lidar com isso gradualmente. Por exemplo, em sua pesquisa, os cientistas descobriram que prevenir que essas pessoas sejam enganadas é a melhor forma de combater essa desinformação.

Ou seja, o melhor é alertá-las antecipadamente sobre como identificar informações falsas ou mesmo sobre uma notícia de que já se tenha conhecimento antes que chegue a essa pessoa.

Por fim, segundo O’Mahony e seus auxiliares, essa é uma forma mais eficiente do que debochar ou apelar para sentimento de empatia ou qualquer outra estratégia ligada a emoções.

O post Um basta às fake news: Estudo revela qual a melhor forma de lidar com conspiracionistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
https://multiversonoticias.com.br/um-basta-as-fake-news-estudo-revela-qual-a-melhor-forma-de-lidar-com-conspiracionistas/feed/ 1
TikTok adiciona recursos de segurança antidesinformação à plataforma https://multiversonoticias.com.br/tiktok-adiciona-recursos-de-seguranca-anti-desiformacao-entenda/ Sun, 12 Feb 2023 18:39:39 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=100198
TikTok

Ajustes exigidos pela União Europeia partem do princípio do combate à desinformação e do cuidado pela comunidade jovem do bloco.

O post TikTok adiciona recursos de segurança antidesinformação à plataforma apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
TikTok

Na última quinta-feira (9), o TikTok emitiu um comunicado se comprometendo a aumentar o combate à desinformação na plataforma. Com isso, a rede social pretende adicionar recursos de segurança e ampliar a verificação de fatos das publicações.

A União Europeia exigiu que a plataforma faça essas mudanças para continuar em funcionamento no bloco. Portanto, o TikTok pode ser totalmente banido dos países da União Europeia, caso não consiga cumprir essa tarefa.

A base para essas demandas está na Lei de Serviços Sociais (DAS) do bloco europeu. Nela, determina-se que as grandes plataformas devam se adequar a uma série de regras de moderação de conteúdo.

Em caso de descumprimento dessa lei, as empresas estão sujeitas a uma multa de até 6% da sua receita anual ou total banimento dos países do bloco. Apesar disso, vale destacar que as demandas da União Europeia são consideravelmente menos rígidas quando comparadas às dos Estados Unidos.

Recentes ações do TikTok no combate à desinformação

Desde o surto da covid-19, a plataforma se empenha em investir em novas ações e diretrizes que assegurem que as informações divulgadas na plataforma sejam verdadeiras e de fontes confiáveis.

O desafio mais recente do TikTok é em relação ao conflito na Ucrânia. A plataforma tem sido o palco de uma onda crescente de desinformação. Ao todo, a rede social já removeu quase 200 anúncios de propaganda política que ferem as diretrizes da plataforma.

Nesse recente caso com a União Europeia, a diretora de políticas públicas e relações governamentais do TikTok, Caroline Greer, declarou que nos próximos meses haverá o investimento em uma série de iniciativas para garantir o combate à desinformação.

Declarações da União Europeia

O Comissário do Mercado Interno da União Europeia, Thierry Breton, fez o alerta de banimento ao CEO do TikTok, Shou Zi Chew, em uma chamada de vídeo que aconteceu em janeiro.

Na videochamada, o comissário fez um alerta para a necessidade de a plataforma cumprir as novas regras de conteúdo. Dessa forma, ela pode continuar em funcionamento dentro do bloco europeu.

Além disso, uma preocupação da União Europeia é garantir a segurança do público jovem que tem acesso a essas plataformas. Desse modo, é importante para o bloco que esse público esteja protegido contra conteúdos nocivos e com informações falsas.

O post TikTok adiciona recursos de segurança antidesinformação à plataforma apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>