Arquivos descoberta astronômica - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/descoberta-astronomica/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Tue, 16 Jan 2024 11:42:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Explorações revelam Templos Gêmeos ligados a Hércules e Alexandre, o Grande https://multiversonoticias.com.br/exploracoes-revelam-templos-gemeos-ligados-a-hercules-e-alexandre-o-grande/ Tue, 16 Jan 2024 11:41:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/exploracoes-revelam-templos-gemeos-ligados-a-hercules-e-alexandre-o-grande/

Arqueólogos desenterram vestígios fascinantes na antiga cidade de Girsu, no Iraque.

O post Explorações revelam Templos Gêmeos ligados a Hércules e Alexandre, o Grande apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Em uma emocionante descoberta arqueológica, pesquisadores revelaram a presença de dois templos interligados na antiga megacidade de Girsu, localizada no que é hoje o sudeste do Iraque.

A cidade, conhecida na antiguidade como Tello, revelou segredos enterrados sob camadas de história, sendo um dos templos associado a Hércules e Alexandre, o Grande.

Conexões intrigantes da mitologia com a história

Os arqueólogos do Museu Britânico, envolvidos no Projeto Girsu, conduziram escavações profundas, desvendando o templo mais recente datado do século IV a.C.

O lugar helenístico revelou um intrigante tijolo queimado, adornado com inscrições em aramaico e grego.

A inscrição menciona o “doador de dois irmãos”, levantando especulações sobre uma possível conexão com o rei macedônio, Alexandre, o Grande.

Ele foi responsável por conquistar e moldar vastas porções do mundo conhecido até então durante seu reinado entre 336 a.C. e 323 a.C.

Um tijolo contendo inscrições em homenagem ao deus Zeus – Imagem: Girsu Project/Reprodução

Sebastien Rey, arqueólogo e curador da Antiga Mesopotâmia do Museu Britânico, compartilhou que o templo mais antigo, dedicado ao deus herói Ningirsu, foi descoberto no mesmo local da construção.

Essa sobreposição intencional revela a importância histórica do lugar para os habitantes da Babilônia no século IV a.C., indicando um profundo conhecimento e respeito pela própria história.

A descoberta inclui um dracma de prata grego, enterrado sob um altar, e um tijolo inscrito mencionando “Adadnadinakhe”, traduzido como “Adad, o doador de irmãos”.

Este nome possui conotações simbólicas e arcaicas, escolhido como título cerimonial. A inscrição serve como homenagem a Zeus, o deus grego do céu.

Já a moeda associada apresenta Hércules e Zeus, este último reconhecendo Alexandre como seu filho por meio do oráculo de Amon.

A possível associação de Alexandre ao templo levanta a intrigante hipótese de que o líder macedônio pode ter desempenhado um papel ativo na restauração do templo ou até ter sido homenageado ali após sua morte.

A descoberta proporciona uma visão fascinante da interseção entre culturas na antiga Girsu, onde a história suméria, helenística e macedônica se entrelaçam em uma narrativa única.

À medida que mais artefatos são revelados, o passado dessa cidade continua a surpreender e enriquecer nossa compreensão da complexa tapeçaria da história humana.

O post Explorações revelam Templos Gêmeos ligados a Hércules e Alexandre, o Grande apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
INÉDITO! Cientistas encontram um novo planeta em formação https://multiversonoticias.com.br/cientistas-encontram-novo-planeta-em-formacao/ Mon, 17 Apr 2023 13:23:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=128235

Pesquisadores da Universidade de Liège, na Bélgica, e da Universidade de Monash, na Austrália, fizeram uma publicação conjunta da descoberta de um novo planeta em formação. A pesquisa foi realizada a partir da análise de dados de imagens do instrumento SPHERE, pertencente ao Observatório Europeu do Sul (ESO). Até o momento, somente dois planetas em […]

O post INÉDITO! Cientistas encontram um novo planeta em formação apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Pesquisadores da Universidade de Liège, na Bélgica, e da Universidade de Monash, na Austrália, fizeram uma publicação conjunta da descoberta de um novo planeta em formação. A pesquisa foi realizada a partir da análise de dados de imagens do instrumento SPHERE, pertencente ao Observatório Europeu do Sul (ESO).

Até o momento, somente dois planetas em formação, ou protoplanetas, haviam sido identificados. Com essa nova descoberta, soma-se um terceiro protoplaneta. Eles são formados a partir de aglomerados de material em discos ao redor de estrelas recém-nascidas.

O protoplaneta foi encontrado no disco de gás e poeira em torno de HD 169142, uma estrela que fica a 374 anos-luz do nosso sistema solar. No vídeo a seguir, é possível observar o protoplaneta em movimento em sua órbita ao longo do tempo.

Repare no braço em espiral brilhante que pode ser visto na esteira do planeta. Ele é o resultado da interação dinâmica entre o planeta e o disco em que ele se encontra. Observe:

De olho no futuro

Uma vez que confirmar a existência de um protoplaneta é muito difícil, a descoberta desse planeta em formação é importante porque ajuda a entender melhor como outros planetas se formam (sobretudo gigantes como Júpiter, que está na nossa Via Láctea).

Como identificar um planeta em formação?

Algo que ajuda no processo de identificação de um planeta em formação é sua assinatura térmica. Com o auxílio do telescópio que tirou fotos infravermelhas de HD 169142, os pesquisadores conseguiram identificar o protoplaneta por meio da sua temperatura – geralmente, espera-se que os planetas sejam quentes quando estão se formando.

Outro dado que foi confirmado por meio da observação de imagens de luz polarizada do protoplaneta é que ele é cercado de poeira. Valentin Christiaens, pesquisador do PSILab da Universidade de Liège, fala um pouco sobre as observações:

“Parece que o capturamos em um estágio mais jovem de sua formação e evolução, pois ele ainda está completamente enterrado ou cercado por muita poeira.”

Agora, observações futuras com o telescópio espacial James Webb podem facilitar a caracterização adicional do protoplaneta e a confirmação independente.

Ademais, a expectativa é a de que a alta sensibilidade do telescópio à luz infravermelha permita que os pesquisadores consigam identificar a emissão térmica da poeira quente ao redor do planeta.

O post INÉDITO! Cientistas encontram um novo planeta em formação apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Supermassivo: descoberto buraco negro bilhões de vezes maior que o Sol https://multiversonoticias.com.br/buraco-negro-maior-que-o-sol/ Tue, 04 Apr 2023 11:41:24 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=121963
Físico afirma ter criado a máquina do tempo

Na última quarta-feira (29), cientistas de Durham encontraram a 2,7 bilhões de anos-luz da Terra um buraco negro com massa de bilhões de sóis.

O post Supermassivo: descoberto buraco negro bilhões de vezes maior que o Sol apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Físico afirma ter criado a máquina do tempo

Os mistérios do espaço profundo sempre interessaram a humanidade, principalmente a partir do momento que grandes pensadores compreenderam a existência da gravidade e o heliocentrismo.

Porém, foi principalmente a partir da corrida espacial que a humanidade passou a voltar mais e mais esforços para compreender o Universo que nos cerca.

Uma das grandes descobertas nesse período foi a existência dos buracos negros. Como muitos já sabem, eles são esferas extremamente massivas que conseguem capturar até mesmo a luz, de forma que nada é capaz de escapar dessa singularidade.

Eles foram teorizados por John Michell em 1784, porém somente com a teoria da relatividade de Eistein que foi possível compreender com exatidão como o evento ocorre.

Atualmente, sabemos que buracos negros são formados pela morte de uma estrela supermassiva. No entanto, esse não é o fim de seu crescimento.

Isso porque os buracos negros podem continuar crescendo pelo resto da vida, seja absorvendo a matéria ao seu redor, seja fundindo-se com outros buracos negros. Esse processo acaba formando o que fica conhecido como buraco negro supermassivo.

Novo buraco negro supermassivo é descoberto

E é justamente sobre essas singularidades praticamente inimagináveis que falaremos agora. Na última quarta-feira (29), o astrônomo James Nightingale, junto de sua equipe, publicou um artigo na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

No artigo, os astrônomos revelam a descoberta de um buraco negro supermassivo, que possui o tamanho de trinta bilhões de sóis. De acordo com os pesquisadores da universidade de Durham, no Reino Unido, essa singularidade está a 2,7 bilhões de anos-luz da Terra e foi descoberta graças às lentes gravitacionais.

Por sua vez, as lentes gravitacionais são um fenômeno muito comum quando se tratam de buracos negros, pois eles distorcem até mesmo a luz que os cerca.

No entanto, lentes gravitacionais não são exclusivas deles. Na realidade, esse é um fenômeno que afeta a forma como vemos objeto com muito massa, ou seja, que distorcem o espaço a sua volta. Dessa forma, vemos a imagem como uma espécie de “lente distorcida”, daí o nome.

E foi exatamente por conta desse fenômeno que Nightingale e seus colegas conseguiram captar a presença desse novo buraco negro. A comprovação veio por meio de imagens do satélite Hubble e de projeções computadorizadas.

Como medida de comparação, o buraco negro presente no centro de nossa galáxia, o Sagitário A*, possui uma massa de quatro milhões. Com base nisso, é possível compreender um pouco da dimensão quase inacreditável que possui essa nova singularidade.

O post Supermassivo: descoberto buraco negro bilhões de vezes maior que o Sol apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
‘Não entre em pânico!’: Sol deve DESTRUIR Mercúrio, Vênus e Terra, aponta estudo https://multiversonoticias.com.br/sol-deve-destruir-mercurio-venus-e-terra/ Wed, 22 Mar 2023 18:44:24 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=115674
Sol deve destruir planetas em bilhões de anos

Muitas pessoas desconhecem o fato de que estrelas possuem uma 'vida útil' e que, em alguns bilhões de anos, elas morrem. Saiba o que acontece após isso!

O post ‘Não entre em pânico!’: Sol deve DESTRUIR Mercúrio, Vênus e Terra, aponta estudo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Sol deve destruir planetas em bilhões de anos

Os estudos sobre o Universo estão cada vez mais avançados, seja pela adesão a novas tecnologias, seja pelas mais recentes descobertas dos cientistas.

Quando a humanidade passou a estudar mais a fundo os planetas, sistemas solares e estrelas, foi pouco a pouco descobrindo mais sobre como eles funcionam. E uma das principais descobertas é sobre a vida de uma estrela, como o Sol.

Descobriu-se que as estrelas nascem de nebulosas solares, a partir da formação de protoestrelas, que são, basicamente, estrelas-bebês. Após isso, essas protoestrelas formam a estrela principal do sistema solar, e o restante da matéria forma os planetas. Mas o interessante aqui é quando ocorre o processo de “morte” da estrela.

Como uma estrela ‘morre’?

Para quem desconhece, as estrelas emitem radiação porque, em seus núcleos, passam por um processo de fusão nuclear, transformando alguns elementos, tais como hidrogênio, hélio e, para algumas, até ferro.

Esse processo é o que dá vida à estrela, evitando o seu colapso. No entanto, os materiais presentes dentro da estrela são finitos, o que significa que, em algum momento, ela não conseguirá mais fundir elementos.

O que acontece é que todas as estrelas estão sujeitas a duas forças atuando sobre si, a de expansão e a de contração. Ou seja, uma quer aumentar e a outra diminuir. Quando a força de expansão supera a de contração, logicamente, a estrela vai aumentar muito de tamanho, tornando-se uma gigante vermelha.

Após isso, os elementos presentes em seu núcleo estão quase acabando, até a fase em que ela passa a diminuir consideravelmente. Isso dá origem a estrelas como o sol, as anãs brancas.

Mas por que isso é importante?

Recentemente, tem-se falado sobre o que vai acontecer com os planetas mais próximos ao Sol quando esse aumento acontecer. Basicamente, Mercúrio, Vênus e até mesmo a Terra serão engolidos pelo Sol no processo que foi nomeado de engolfamento planetário.

Apesar de ser algo inevitável, pois o Sol vai, sim, em algum momento se expandir e depois virar uma Anã Branca, esse não é um fato que deve preocupar a humanidade atualmente, pois as estimativas para que isso aconteça são para daqui quatro ou cinco bilhões de anos.

O que acontece é que o Sol ainda é uma estrela jovem, portanto, ainda tem um tempo de vida muito longo. Além disso, devemos lembrar que a humanidade como conhecemos, o Homo sapiens, tem seus primeiros registros datados de cerca de 200 a 300 mil anos.

Sendo assim, o tempo para o Sol se extinguir seria de 4 bilhões de anos. E o tempo de existência da raça humana é de 300 mil anos. Ainda há muito o que se viver, não é?

Estudos recentes desenvolvidos por diversos pesquisadores, dentre eles, Ricardo Yarza, revelaram, após simulações, que é possível um planeta “romper” o envelope estelar e se soltar da estrela.

Contudo, segundo eles, somente um corpo com cerca de cem vezes a massa de Júpiter poderia se soltar de uma gigante vermelha, ou seja, de uma estrela similar ao Sol.

Portanto, mesmo que seja interessante descobrir que alguns planetas conseguiriam, em teoria, não ser engolidos por sua estrela, isso não acontecerá com Mercúrio, Vênus e Terra.

O post ‘Não entre em pânico!’: Sol deve DESTRUIR Mercúrio, Vênus e Terra, aponta estudo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
NASA revela imagens de dunas em forma anormal em Marte; veja https://multiversonoticias.com.br/nasa-revela-imagens-de-dunas-em-forma-anormal-em-marte/ Sun, 19 Mar 2023 13:22:58 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=114973

Na última terça-feira (14/03) foram divulgadas imagens de uma sonda em Marte que captaram em novembro dunas de um formato circular anormal.

O post NASA revela imagens de dunas em forma anormal em Marte; veja apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Atualmente, os noticiários estão lotados com novas informações, seja do universo pelo James Webb, seja no nosso planeta pelos supostos OVNIs. Independentemente de qual seja a fonte de informação, os meios de pesquisa continuam com seu trabalho sério de investigação do universo.

Mesmo que muitos astrônomos foquem em compreender estrelas, planetas ou outros astros mais distantes, ainda há muitos estudando os planetas do Sistema Solar. E foi exatamente um desses estudos que encontrou as imagens que verá logo abaixo. Essas imagens mostram uma novidade interessante sobre o nosso vizinho Marte.

O que acontece aqui é que a sonda da NASA, nomeada Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), encontrou, no final do ano passado, dunas quase perfeitamente circulares. No entanto, mesmo que as fotos tenham sido retiradas no dia 22 de novembro, elas somente vieram a público na última terça-feira (14).

Dunas circulares em Marte

O que despertou a atenção dos cientistas, e agora de toda a internet, é o fato de essas dunas terem um formato circular. Isso é algo chamativo por ser incomum a presença de dunas circulares, ainda mais com algumas com um formato quase perfeito.

Conforme pode ser visto nas imagens disponibilizadas pela NASA, as dunas vistas estão próximas a um campo de dunas com formatos mais comuns. No entanto, conforme já dito, algumas delas se diferenciam, mesmo que não sejam todas que apresentam um formato muito circular.

O objetivo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) é investigar os efeitos do fim do inverno no planeta vermelho. Portanto, as imagens captadas indicam que a formação das dunas foi em decorrência da mudança nos ventos.

Segundo o revelado pelos responsáveis da pesquisa, nesta época (fim do inverno), os ventos em Marte passam a se mover da direção sul do planeta.

Portanto, acredita-se, pela época e pelo formato das dunas, que o causador de sua forma anormal sejam de fato os ventos em direção ao sul.

Foto: NASA/Divulgação

O post NASA revela imagens de dunas em forma anormal em Marte; veja apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Inesperado! Pentágono confirma possibilidade de haver ‘nave-mãe’ em nosso Sistema Solar https://multiversonoticias.com.br/pentagono-relata-ser-possivel-haver-nave-mae-no-sistema-solar/ Thu, 16 Mar 2023 21:42:55 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=114545
Pentágono relata possível 'nave-mãe' no Sistema Solar

Revelação foi feita pelo diretor do Pentágono e por um astrônomo de Harvard. Segundo eles, é possível haver uma nave exploradora à espreita.

O post Inesperado! Pentágono confirma possibilidade de haver ‘nave-mãe’ em nosso Sistema Solar apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Pentágono relata possível 'nave-mãe' no Sistema Solar

Nos últimos meses, muitas notícias circularam na internet em relação à aparição de diversos objetos voadores não identificados (OVNIs) avistados nos Estados Unidos.

No entanto, muitas dessas notícias serviam apenas para distração do desastre ecológico causado pelo descarrilamento de um trem cheio de produtos tóxicos.

Mesmo que não tenha servido de muita coisa e a mídia ainda esteja falando sobre o desastre ecológico, as notícias envolvendo OVNIs não param de chegar.

Nesse contexto, a mais recente delas envolve o relatório publicado por duas autoridades do país. Um deles é o diretor do Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO) do Pentágono, Sean Kirkpatrick. O outro é presidente do departamento de astronomia da Universidade de Harvard, Abraham Loeb.

Até aqui, já notamos que eles se tratam de duas pessoas extremamente influentes no cenário político e no âmbito acadêmico dos Estados Unidos. Mas, afinal, o que nos traz esse relatório? Nada menos do que uma afirmação sobre a existência de uma “nave-mãe” no nosso Sistema Solar.

Como assim? São alienígenas?

A teoria proposta pelo relatório é que um OVNI pode estar no nosso Sistema Solar e que seria uma espécie de “nave-controle” que estaria realizando uma missão de exploração.

Para os autores do relatório, essa nave supostamente está enviando pequenas sondas de investigação não apenas para a Terra, mas para outros planetas do Sistema Solar.

Logicamente, essas sondas estão sendo enviadas e controladas por um OVNI e, de acordo com os pesquisadores, os astrônomos não estão sendo capazes de identificar as sondas porque elas não refletem luz solar o suficiente para serem vistas.

Kirkpatrick afirmou que, se isso for verdade, essa seria uma espécie de operação muito similar às realizadas pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa).

Conforme pode ser visto no trecho abaixo, retirado do relatório e traduzido para o português:

“Um objeto interestelar artificial poderia ser uma nave-mãe que libera muitas pequenas sondas durante sua passagem próxima à Terra, uma construção operacional não muito diferente das missões da Nasa.”

Essa teoria surge da rápida passagem que o Oumuamua fez pelo nosso Sistema Solar. Tal objeto foi um OVNI que despertou a atenção dos cientistas em 2017.

Isso porque é exterior ao Sistema Solar e passou por aqui sob uma velocidade muito alta, que, de acordo com o que dizem, não teria sido proporcionada pela gravidade do Sol.

Até o momento, não houve manifestação de outras agências espaciais sobre o caso. Portanto, resta-nos esperar para termos mais respostas do Pentágono e de outras instituições sobre a situação.

O post Inesperado! Pentágono confirma possibilidade de haver ‘nave-mãe’ em nosso Sistema Solar apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Sistema solar descoberto por brasileiro pode ter uma Terra semelhante à nossa? https://multiversonoticias.com.br/sistema-solar-descoberto-por-brasileiro-pode-ter-uma-outra-terra/ Sun, 12 Mar 2023 13:03:29 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=112132

O sistema solar nomeado de HIP 104045, até o momento possui dois planetas descobertos. No entanto esse número pode ser maior do que aparenta!

O post Sistema solar descoberto por brasileiro pode ter uma Terra semelhante à nossa? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Há muitos anos, cientistas buscam por outras Terras no universo, seja para encontrar um novo lar em casos catastróficos, ou para talvez encontrar vida desenvolvida.

Pensando nisso, há quase dez anos astrônomos e outros cientistas utilizam o High Accuracy Radialspeed Planet Searcher (HARPS), do telescópio La Silla, para tentar encontrar planetas como a Terra ou semelhantes a ela.

A última descoberta feita pelo HARPS foi um sistema solar que possui uma estrela muito semelhante ao nosso Sol, além de dois planetas muito parecidos com Júpiter e Netuno. O acontecimento foi noticiado pelo Multiverso Notícias, e pode ser visto aqui. A equipe de cientistas que fez a descoberta, por acaso, é liderada pelo brasileiro Thiago Ferreira, da USP.

O sistema solar está muito perto do nosso, apenas a 175 anos-luz de distância (acredite, é pouco). O mesmo foi nomeado de HIP 104045, e conta até o momento com dois planetas descobertos: um muito similar a Júpiter, mas com metade de sua massa, e o outro similar a Netuno, mas com 2,5 vezes sua massa.

O que essa descoberta impacta em nossa vida?

Mesmo que a equipe liderada por Ferreira tenha encontrado no sistema somente dois planetas, novas descobertas são esperadas. É comum que encontremos novos corpos celestes em nosso sistema solar até hoje, então é possível que ainda não tenhamos visto tudo de HIP 104045. Portanto, é bem provável que o mesmo apresente uma planeta terrestre semelhante à Terra.

O que acontece é que a existência de planetas gasosos com uma massa semelhante à de Júpiter favorece a proteção do sistema solar interno. Explicando melhor, o nosso sistema solar é composto por oito planetas, sendo quatro terrestres (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e quatro gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno).

Os planetas terrestres ou internos ficam mais próximos ao Sol, são compostos por rochas e elementos pesados e são bem menores. Enquanto isso, os planetas gasosos ou externos ficam mais longe do Sol e são compostos por poeira, gás e elementos mais leves, além de serem muito maiores.

Esse padrão se repete em outros sistemas solares, com quantidades diferentes de planetas. Como sabemos, Júpiter devido à sua massividade, atrai muitos objetos que poderiam se chocar com a Terra, mas não o fazem pela “proteção” do primeiro. Sendo assim, outros sistemas que oferecem essa proteção podem favorecer o desenvolvimento dos planetas internos com uma biosfera propensa à vida.

No entanto, mesmo que seja possível, não é algo simples ou fácil de acontecer, e é exatamente isso que os cientistas estudam para cada vez mais nos oferecer mais compreensão sobre o nosso universo.

O post Sistema solar descoberto por brasileiro pode ter uma Terra semelhante à nossa? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Origem do Universo pode ser MUITO DIFERENTE do que imaginávamos; confira https://multiversonoticias.com.br/origem-do-universo-pode-ser-muito-diferente-do-que-imaginavamos/ Sun, 12 Mar 2023 12:22:24 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=112142
galaxias

A mais recente descoberta feita pelo satélite James Webb apavorou diversos cientistas. O passado do universo é muito diferente do que sabemos!

O post Origem do Universo pode ser MUITO DIFERENTE do que imaginávamos; confira apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
galaxias

Por anos, os cientistas e, principalmente, os astrônomos sempre ficaram intrigados sobre como ocorreu o início do Universo. Contudo, até o momento, não existiam tecnologias capazes de investigar as teorias apresentadas.

Mas, como muitos sabem, há poucos anos, o satélite James Webb foi posto em órbita, e com ele muitas descobertas foram feitas. O satélite é o mais avançado já construído e colocado em operação, superando o então melhor satélite disponível, Hubble.

A grande diferença entre ambos é em relação aos comprimentos de ondas que captam, pois Hubble só capta o ultravioleta e óptica, enquanto Webb consegue captar ondas infravermelhas. Isso significa que o James Webb é capaz de captar ondas com maior comprimento ou, em outras palavras, que viajaram por mais tempo.

E quando falamos de ondas de luz, quanto mais tempo viajaram, mais sobre o passado conseguimos enxergar. Caso não tenha compreendido o que isso significa, não se preocupe, a explicação não é muito difícil. Isso porque, apesar de a luz ser a matéria com maior velocidade de todo o Universo, ela possui um limite, cerca de 300 mil km/s.

Sabendo que essa velocidade possui um limite, e que tudo o que enxergamos é luz, isso significa que o céu que enxergamos à noite, na realidade, é o passado do Universo. Um exemplo é o nosso Sol. Apesar de estar muito perto da Terra, a luz que ele emite leva oito minutos para nos alcançar.

Então, se o Sol simplesmente desaparecer do nada, levaríamos oito minutos para descobrir que isso aconteceu. Ou seja, vemos o Sol de oito minutos atrás, vemos o seu passado.

O que Webb descobriu sobre a origem do Universo?

Por ser capaz de captar essas ondas de maior comprimento, Webb é capaz de enxergar mais ainda no passado do que era possível. Isso, aliado ao seu espelho maior, possibilita que os cientistas vejam mais espaço e mais passado. Portanto, James Webb foi capaz de captar luzes de apenas alguns milhões de anos após o Big Bang, e isso assustou os cientistas.

Mesmo que os pesquisadores estivessem preparados para obter respostas sobre o início dos tempos, ainda assim o que encontraram não era esperado. Webb exibiu imagens de seis galáxias tão “maduras” quanto a Via Láctea.

Imagem: Nasa, ESA, CSA

E agora você se pergunta: e qual o problema? O problema é que, nessa época, galáxias com essa magnitude não deveriam existir. No máximo, era para vermos apenas algumas galáxias ainda em formação, ou muito jovens.

Descobrir galáxias tão bem constituídas como essas coloca em xeque tudo o que sabíamos sobre a formação do Universo. O professor de Astronomia e Astrofísica Joel Leja, o qual escreveu o relatório disponibilizado na revista Nature, descreve:

“Qualquer cenário requer uma mudança fundamental em nossa compreensão de como o universo surgiu. Observamos o universo primitivo pela primeira vez e não tínhamos ideia do que iríamos encontrar. Acontece que estamos diante de algo tão inesperado que chega a criar problemas para a ciência”.

O post Origem do Universo pode ser MUITO DIFERENTE do que imaginávamos; confira apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Inteligência artificial é forte aliada de cientistas na busca por vida extraterrestre https://multiversonoticias.com.br/ia-se-torna-aliada-dos-cientistas-para-a-busca-de-vida-extraterrestre/ Thu, 09 Mar 2023 21:14:48 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=111352

A inteligência artificial tem conquistado campos nunca antes explorados, como a busca por vida extraterrestre em outros planetas.

O post Inteligência artificial é forte aliada de cientistas na busca por vida extraterrestre apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A inteligência artificial tem conquistado campos nunca antes explorados, como a busca por vida extraterrestre em outros planetas.

Geralmente, os grupos de pesquisadores responsáveis por procurar essas informações sempre fazem a busca por sinais de vida em outros planetas, mas desta vez o método foi contrário a isso.

Eles decidiram buscar por tecno assinaturas, ou seja, assinaturas tecnológicas da presença de vida. O objetivo agora não é identificar seres microscópicos, e sim civilizações tecnológicas!

IA e a busca por vida extraterrestre

Imagem: Getty Images

Douglas Galante, professor e pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, associado ao Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da USP, revelou que, para conseguir outras fontes de vida, é preciso buscar por sinais que sejam concisos.

No novo trabalho em que os pesquisadores estiveram envolvidos, eles desenvolveram meios de buscas inteligentes de vida em outros planetas com um rádio Seti, para captar sinais vindos de possíveis comunidades ou civilizações comunicantes.

Segundo os pesquisadores, em algum momento, civilizações de outras fontes de vida vão passar pelo desenvolvimento da tecnologia de rádio. Como Galante afirma, essas ondas eletromagnéticas emitidas pelas civilizações poderiam ser, então, captadas pelo rádio Seti.

Por isso, utilizar as IA’s para ajudar nesse processo é algo fundamental, uma vez que com o auxílio delas e sua capacidade em alta qualidade de processamento, seria muito mais eficaz a possibilidade de encontrar algum sinal.

De acordo com a Nature Astronomy, foi utilizado o aprendizado de máquina para tentar obter sinais de outros planetas, e foram captados oito sinais de interesse não identificados anteriormente. Isso mostra que a inteligência artificial pode ser muito útil para que eles consigam fazer grandes descobertas futuras.

No último estudo, foram utilizados algoritmos de inteligência artificial melhorada, que eliminavam os sinais contaminados da Terra que podem causar interferência nas buscas.

Galante ainda afirma que a inteligência artificial pode estar presente também nos robôs que eles utilizam para fazer buscas em outros planetas. Segundo ele, se tiverem IA, esses robôs tornarão as pesquisas muito melhores, já que vão poder agir sozinhos.

O post Inteligência artificial é forte aliada de cientistas na busca por vida extraterrestre apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Nasa lançará Dragonfly para buscar vida em Titã, lua de Saturno https://multiversonoticias.com.br/sonda-dragonfly-procurara-por-vida-na-lua-de-saturno-chamada-tita/ Thu, 09 Mar 2023 19:37:52 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=111201

Em 2027 será lançada a missão Dragonfly, que pousará em Titã no ano de 2034. Os cientistas estão animados com a possibilidade de achar vida.

O post Nasa lançará Dragonfly para buscar vida em Titã, lua de Saturno apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

No final de 2022, muitas pessoas ficaram encantadas com o lançamento do filme “Avatar: O caminho da Água” nos cinemas, que mostra seres humanoides N’Avi na lua fictícia chamada Pandora.

Entretanto, o que poucos sabem é que essa não é a primeira vez nem a última que veremos nas telas dos cinemas representações de vida extraterrestre.

Isso porque podemos estar alguns passos mais próximos de ver em outras telas vidas reais encontradas em nosso Sistema Solar.

Nesse contexto, a missão Dragonfly lançará uma sonda de mesmo nome para visitar a maior lua de Saturno, Titã. No entanto, não se espera encontrar seres animalescos muito menos humanoides, mas indícios de vida microscópica.

Essa missão está sendo realizada pela Agência Espacial Americana, a Nasa, e tem o lançamento do instrumento previsto para o ano de 2027, com chegada em 2034.

Sonda Dragonfly e possibilidade de encontrar vida

A sonda Dragonfly é similar a um drone e tem antenas para transmissão do sinal e proteção para o clima árido da lua Titã.

Os cientistas responsáveis pelo projeto estão particularmente animados com a possibilidade de encontrar novas formas de vida fora da Terra.

Grande parte disso por conta da possível descoberta trazer uma verdadeira revolução para a ciência moderna, podendo até alterar a forma como entendemos o surgimento da vida.

Além disso, há também as recentes descobertas em relação ao local de pouso da Dragonfly, pois os cientistas que estudam a lua acreditam que a cratera Selk, local de pouso, está com água em estado líquido.

O local foi escolhido especificamente, pois, apesar de a superfície da lua ser coberta por água, ela está solidificada devido às temperaturas extremamente baixas do local.

No entanto, o choque do asteroide com a superfície condicionou o derretimento do local, que permaneceu líquido por um tempo antes de ser novamente solidificado.

As pesquisas sugerem, contudo, que a água possui clatratos de metano, que, mesmo em água ou gelo, pode incendiar. Portanto, existe a possibilidade de a sonda se deparar com água líquida.

Thomas Zurbuchen, administrador na Nasa e um dos cientistas da missão Dragonfly, comentou sobre a sonda:

É notável pensar neste helicóptero voando quilômetros e quilômetros através das dunas de areia orgânica da maior lua de Saturno, explorando os processos que moldam esse ambiente extraordinário.

Dragonfly visitará um mundo cheio de uma grande variedade de compostos orgânicos, que são os blocos de construção da vida e podem nos ensinar sobre a origem da própria vida.”

O post Nasa lançará Dragonfly para buscar vida em Titã, lua de Saturno apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>