Arquivos Dengue - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/dengue/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Thu, 11 Apr 2024 11:00:40 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Quais são os repelentes mais eficazes contra o mosquito-da-dengue? Anvisa indica https://multiversonoticias.com.br/quais-sao-os-repelentes-mais-eficazes-contra-o-mosquito-da-dengue-anvisa-indica/ Thu, 11 Apr 2024 11:02:40 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=204560

Agência dá dicas de uso e determina quais produtos e substâncias têm maior poder de controle contra o mosquito.

O post Quais são os repelentes mais eficazes contra o mosquito-da-dengue? Anvisa indica apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O Brasil ultrapassou a marca de 1,8 milhão de casos de dengue só este ano. Os índices de contaminação já indicam que o país está perto de viver a maior epidemia da doença de todos os tempos.

Uma das soluções para se proteger, além de adotar medidas para evitar a proliferação do mosquito, é usar repelente.

Nesse caso, existem tanto os repelentes aplicados diretamente na pele quanto os que são destinados ao ambiente.

Alguns aspectos, no entanto, precisam ser observados quando se trata de repelente. Especialmente no caso da dengue, os produtos precisam atender a critérios de eficácia e serem utilizados do modo correto.

Brasil se aproxima dos 2 milhões de casos de dengue em 2024 – Foto: Reprodução

O que diz a Anvisa?

Foi pensando nisso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou detalhes sobre quais seriam os repelentes ideais para evitar a picada do mosquito.

O detalhe básico é que produtos que possuem o ingrediente DEET não são permitidos para crianças abaixo de dois anos.

No caso daquelas que têm entre 2 e 12 anos, só é autorizado o uso de DEET, desde que a concentração não ultrapasse os 10%.

Além disso, a quantidade de aplicações deve ser limitada em, no máximo, três vezes ao dia e sem uso prolongado do produto.

Ou seja: é preciso muita atenção dos pais ou responsáveis sobre qual repelente é mais adequado para as crianças.

Outro detalhe importante é que, via de regra, os repelentes de insetos devem ser aplicados nas áreas expostas do corpo.

O produto, segundo a Anvisa, só pode ser aplicado nas roupas, quando houver alguma indicação favorável no rótulo.

Repelentes contra a dengue: tipos e funções

Em relação aos tipos disponíveis no mercado hoje, há os inseticidas, geralmente indicados para matar mosquitos adultos, e os repelentes aplicados no ambiente.

Os inseticidas são vendidos em spray e aerossol e possuem substâncias que matam o inseto. Já o outro é vendido como espirais, pastilhas ou líquidos e ajuda a afastar mosquitos do local.

Quando utilizados em forma de pastilhas em aparelhos elétricos ou espirais, a dica da Anvisa é que eles não devem ser aplicados em locais com pouca ventilação, tampouco na presença de pessoas com asma ou alergias respiratórias.

A regra principal, nesse caso, é colocá-los a uma distância mínima de dois metros das pessoas. Eles podem ser empregados em qualquer ambiente da casa, desde que respeitam essas recomendações.

Sem eficácia contra a dengue

A Anvisa alerta ainda que os inseticidas “naturais”, feitos à base de citronela, andiroba, óleo de cravo e outros, não têm eficácia comprovada contra o mosquito-da-dengue.

Isso inclui, por exemplo, velas, odorizantes de ambiente e incensos que dizem possuir propriedades repelentes, mas eles não passaram por análise nem foram aprovados pela agência.

Um exemplo de produto aprovado é o óleo de neem, feito à base de azadiractina. Ele é indicado para uso em inseticidas, mas atenção: os produtos devem ser registrados pela Agência.

Com informações do site Catraca Livre.

O post Quais são os repelentes mais eficazes contra o mosquito-da-dengue? Anvisa indica apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Com 31 mortes por dengue, São Paulo decreta estado de emergência https://multiversonoticias.com.br/com-31-mortes-por-dengue-sao-paulo-decreta-estado-de-emergencia/ Tue, 05 Mar 2024 16:18:10 +0000 https://multiversonoticias.com.br/com-31-mortes-por-dengue-sao-paulo-decreta-estado-de-emergencia/

Óbitos foram registrados em 21 cidades diferentes. Alta dos números preocupa o governo do estado e requer medidas mais ágeis.

O post Com 31 mortes por dengue, São Paulo decreta estado de emergência apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O estado de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue, nesta terça-feira (5). Com os números em alta, o governo optou por elevar o nível de alerta.

A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergências (COE) da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A medida é importante, também, porque permite que decisões sejam tomadas de um jeito mais rápido.

Até então, 31 mortes em decorrência da doença foram confirmadas e mais de 130 mil pessoas foram picadas pelo mosquito somente este ano. Existem ainda outros 122 óbitos em fase de averiguação.

Efeito do decreto em São Paulo

Dengue avança no Brasil todo. Fique atento aos sintomas e adote medidas contra o mosquito – Foto: Reprodução

O decreto estadual possibilita a implementação de medidas de forma mais rápida, e também os municípios poderão receber recursos adicionais do governo federal.

O estado de emergência vale para nível estadual, mas as administrações locais, de cada cidade, podem utilizar agora o decreto do governo de São Paulo para estabelecer o mesmo nos municípios.

A ideia é que os recursos empenhados sejam utilizados, prioritariamente, para comprar máquinas de nebulização e insumos, assim como contratar pessoas e ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde.

Priorização dos casos complexos da doença

Para complementar o decreto, a SES atualizou a orientação dada para a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).

A ideia é priorizar a transferência de pacientes que necessitam de leitos de alta complexidade na rede estadual.

A partir de agora, todos aqueles que apresentarem sintomas e, por isso, estão com suspeita de dengue terão prioridade na fila de espera.

31 mortes por dengue no estado

Os óbitos confirmados em razão da dengue foram registrados entre 1º de janeiro e 4 de março, em 21 cidades diferentes. Veja a relação abaixo:

  • Bebedouro: 1 morte;

  • Bariri: 2 mortes;

  • Bauru: 1 morte;

  • Pederneiras: 2 mortes;

  • Bragança Paulista: 1 morte;

  • Campinas: 1 morte;

  • São Paulo: 2 mortes;

  • Franca: 1 morte;

  • Restinga: 1 morte;

  • Marília: 3 mortes;

  • Guarulhos: 3 mortes;

  • Suzano: 1 morte;

  • Batatais: 1 morte;

  • Ribeirão Preto: 2 mortes;

  • Serrana: 1 morte;

  • Mauá: 1 morte;

  • Parisi: 1 morte;

  • Votuporanga: 1 morte;

  • Pindamonhangaba: 2 mortes;

  • Taubaté: 2 mortes;

  • Tremembé: 1 morte.

Sintomas da dengue

A instrução dada pelo governo de São Paulo é que a população deve estar atenta aos sintomas da doença, como: febre, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, elimine os focos de água parada nas residências e estabelecimentos comerciais. A fim de responder à população, o governo lançou o portal Dengue 100 Dúvidas.

O post Com 31 mortes por dengue, São Paulo decreta estado de emergência apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Não é qualquer repelente! Saiba qual é o IDEAL para afastar o mosquito da dengue https://multiversonoticias.com.br/nao-e-qualquer-repelente-saiba-qual-e-o-ideal-para-afastar-o-mosquito-da-dengue/ Thu, 15 Feb 2024 00:03:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=197480

Ao contrário do que muitos imaginam, não é todo repelente que se mostra eficaz no combate à dengue. Para isso, ele precisa ter substâncias específicas.

O post Não é qualquer repelente! Saiba qual é o IDEAL para afastar o mosquito da dengue apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Com o aumento dos casos de dengue em diversas regiões do país, a questão da acessibilidade aos repelentes e sua eficácia têm sido temas de discussão entre especialistas e autoridades de saúde.

Enquanto alguns municípios, como Maricá, adotam a distribuição gratuita de protetor solar como uma forma de prevenção a doenças causadas pela exposição contínua ao Sol, a questão do fornecimento de repelentes ainda é incipiente.

Na prática, isso acaba levantando debates sobre sua inclusão nos serviços de saúde pública, como o Sistema Único de Saúde (SUS). Afinal, neste caso, seria dever das prefeituras fazer a distribuição gratuita dos repelentes.

Isso seria até mesmo um investimento se pensarmos no custo público do cuidado com a saúde de uma pessoa com dengue. Além disso, é importante lembrar que a dengue ainda mata.

Em vista da falta de acessibilidade aos repelentes ou até mesmo por uma questão de estilo de vida, muitos recorrem a métodos naturais, como, por exemplo, as velas de citronela.

No entanto, essa tentativa de afastar os mosquitos transmissores da dengue com o uso de métodos naturais não é recomendada por especialistas, pois eles alertam que essas medidas podem não ser tão eficazes quanto se imagina.

Nesse contexto, é importante compreender quais métodos e substâncias são verdadeiramente eficazes contra o mosquito Aedes aegypti.

Qual é o repelente ideal contra mosquito da dengue?

Os repelentes precisam de algumas substâncias específicas para combater a dengue – Imagem: Reprodução

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), três substâncias presentes em repelentes são recomendadas para o combate à dengue: DEET (com duração de até 2 horas), IR3535 (também com duração de até 2 horas) e Icaridina (com duração de até 10 horas).

Além disso, os especialistas ressaltam a importância de aplicar o repelente nos horários estratégicos, como pela manhã, quando os insetos estão mais ativos.

Outra dica relevante é aplicar o repelente sempre depois do filtro solar, formando uma barreira protetora eficaz contra as picadas de mosquito.

No caso de bebês, a orientação é cuidadosa: recomenda-se o uso de mosquiteiros para os menores de 6 meses e, entre 7 meses e 2 anos, a aplicação de repelentes específicos para essa faixa etária, conhecidos como ‘leves’.

O post Não é qualquer repelente! Saiba qual é o IDEAL para afastar o mosquito da dengue apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Alerta! Casos de dengue no Brasil disparam e geram preocupação https://multiversonoticias.com.br/alerta-casos-de-dengue-no-brasil-disparam-e-geram-preocupacao/ Thu, 08 Feb 2024 23:01:07 +0000 https://multiversonoticias.com.br/alerta-casos-de-dengue-no-brasil-disparam-e-geram-preocupacao/

Doença já acometeu milhares de pessoas somente este ano e tem sido motivo de preocupação. O medo é que o quadro piore ainda mais.

O post Alerta! Casos de dengue no Brasil disparam e geram preocupação apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O aumento dos casos de dengue no Brasil, neste início de ano, já acendeu o sinal de alerta dos órgãos de saúde.

Os números, mais uma vez, colocam o país diante do desafio que é conter a ação do mosquito e promover ações amplas de prevenção.

Até a última quarta-feira (7), segundo o Ministério da Saúde, mais de 392,7 mil casos prováveis da doença já tinham sido registrados.

Fora isso, 54 pessoas morreram em decorrência da dengue, e outros 273 óbitos estão sendo investigados para que a causa seja confirmada.

A explosão de casos levou três estados (Acre, Minas Gerais e Goiás), além do Distrito Federal, a decretarem situação de emergência. Além deles, a cidade do Rio de Janeiro também está nessa preocupante situação.

A previsão não é nada boa para o restante do ano. Estima-se que o Brasil chegue a mais de 4,1 milhões de casos ainda em 2024.

Proliferação do mosquito da dengue gera preocupação no Brasil – Foto: Reprodução

Números da dengue por estado

Conforme o último boletim epidemiológico, referente a 2024, os números de casos e mortes em razão da dengue no Brasil se dividem da seguinte forma, por estado:

Casos da doença (10 estados mais afetados)

  1. Minas Gerais: 135.716;
  2. São Paulo: 61.873;
  3. Distrito Federal: 48.657;
  4. Paraná: 44.200;
  5. Rio de Janeiro: 28.327;
  6. Goiás: 23.258;
  7. Espírito Santo: 11.128;
  8. Santa Catarina: 8.763;
  9. Amazonas: 4.805;
  10. Acre: 4.475.

Mortes de dengue no Brasil em 2024

  • Minas Gerais: 11;
  • Paraná: 10;
  • Distrito Federal: 8;
  • Santa Catarina: 5;
  • São Paulo: 6;
  • Goiás: 4;
  • Rio de Janeiro: 3;
  • Rio Grande do Sul: 2;
  • Mato Grosso: 2;
  • Amapá: 1;
  • Bahia: 1;
  • Espírito Santo: 1.

Ministra faz apelo

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um pronunciamento na terça-feira (6) no qual clama para que a sociedade adote os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com a ministra, 75% dos focos de atração do Aedes aegypti estão localizados nas residências, ou seja, é uma questão de cuidado e atenção particular.

A contenção da doença passa, obrigatoriamente, pelo combate ao mosquito.

Por conta disso, é importante adotar medidas de prevenção contra o acúmulo de água parada, como:

  • Mantenha a caixa d’água bem fechada;
  • Amarre bem os sacos de lixo;
  • Coloque pneus em locais cobertos;
  • Evite acumular sucatas e entulhos;
  • Receba os agentes de saúde e endemia;
  • Limpe bem as calhas de casa;
  • Coloque areia nos vasos de planta;
  • Esvazie garrafas pet, potes e vasos.

Cuidados individuais

Existem ainda alguns cuidados individuais que podem ser implementados para diminuir as chances de que você seja picado pelo mosquito. Confira abaixo:

  1. Proteja áreas do corpo que o mosquito possa picar, usando calças e camisas de manga comprida;
  2. Use repelentes à base de DEET (dietilmetatoluamida), IR3535 ou icaridina nas partes do corpo que ficam expostas. Eles também podem ser aplicados sobre as roupas;
  3. Utilize mosquiteiros sobre a cama, telas em portas e janelas e, se possível, ar-condicionado.

Sintomas da doença

Assim como qualquer doença, quanto antes a dengue for identificada, mais rápido e eficaz será o tratamento. Fique atento a possíveis sintomas.

Caso você ou alguém próximo apresente sinais de que está com dengue, procure uma unidade de saúde.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Dor de cabeça ou na região atrás dos olhos;
  • Febre alta e persistente;
  • Diarreia ou dor forte na barriga;
  • Náusea e vômitos frequentes;
  • Pressão baixa;
  • Sangramento espontâneo;
  • Diminuição da urina;
  • Manchas vermelhas (exantema);
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Extremidades frias (pés e mãos);
  • Agitação ou sonolência.

Vacinação

Vale lembrar que já existe uma vacina contra a dengue no Brasil, mas ela ainda é insuficiente para toda a população. O governo federal já encaminhou doses para os estados e está priorizando locais com maior incidência da doença.

As doses estão sendo distribuídas para 521 cidades que ficam dentro das regiões consideradas endêmicas para a doença. A prioridade, nesse momento, é imunizar crianças de 10 a 14 anos.

Essa faixa etária é a que concentra o maior índice de hospitalizações por dengue, atrás somente dos idosos. Alguns laboratórios e clínicas particulares, também, já começaram a oferecer a vacina. Fique atento!

O post Alerta! Casos de dengue no Brasil disparam e geram preocupação apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>