Arquivos Cometa - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/cometa/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Mon, 18 Mar 2024 16:00:32 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Cometa do Diabo passará sobre a Terra; saiba como e quando vê-lo https://multiversonoticias.com.br/cometa-do-diabo-passara-sobre-a-terra-saiba-como-e-quando-ve-lo/ Mon, 18 Mar 2024 16:02:31 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=202304
Cometa passa pela Terra

Nas próximas semanas, o astro completará o raro movimento em torno do Sol e será possível observá-lo do Hemisfério Sul.

O post Cometa do Diabo passará sobre a Terra; saiba como e quando vê-lo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Cometa passa pela Terra

O cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como Cometa do Diabo, passará pela órbita da Terra, em breve, e será possível visualizá-lo dos dois hemisférios do planeta.

Ele possui uma dimensão maior que a do Monte Everest e protagonizará um evento raro, que acontece a cada 71 anos, somente, quando ele completa uma órbita completa ao redor do Sol.

Isso significa que é possível enxergá-lo a olho nu da Terra apenas uma vez nesse período. Essa, com certeza, é uma experiência que merece ser vivenciada.

Quando será possível ver o Cometa do Diabo?

Cometa atingirá o ponto mais próximo da Terra nas próximas semanas – Foto apenas ilustrativa: Reprodução

Especialistas já levantaram os dados sobre a movimentação do astro. Ele se movimenta hoje da constelação de Andrômeda para a de Peixes. Com isso, passará próximo de estrelas, o que facilita a observação.

Em 31 de março, o Cometa do Diabo estará a apenas 0,5 grau da estrela Hamal. Esse, portanto, é um ótimo dia para tentar visualizá-lo.

Na fase atual, ele é melhor avistado por quem vive no Hemisfério Norte, mas a situação tende a mudar, à medida que ele se aproxima do Sol.

Os cálculos indicam que o periélio, nome que designa o ponto de órbita mais perto do Sol, ocorrerá no dia 21 de abril deste ano. Depois disso, será melhor visualizado por quem reside no Hemisfério Sul.

Assim que passar pela órbita da Terra, o cometa será redirecionado de volta para o Sistema Solar exterior. A estimativa é que ele não volte a fazer o mesmo trajeto até 2095.

Por que ‘Cometa do Diabo’?

O apelido foi dado ao cometa por causa da sua aparência. Ele se assemelha a chifres, quando está no ápice da atividade de movimentação. Alguns astrônomos já fizeram fotos dele com equipamentos especializados.

Ele não é um cometa qualquer, falamos de um corpo celeste com 30 quilômetros de diâmetro, onde ocorrem erupções recorrentes de gelo e gás.

Tais fenômenos acontecem a cada 15 dias no cometa, quando ele se aproxima do Sol e aquece o acumulado de gelo, aumentando a pressão interna.

Como ver o Cometa do Diabo?

Para conseguir visualizá-lo, a dica é olhar para o oeste no céu, durante o período noturno, e encontrar a chamada Grande Praça de Pégaso, onde estão quatro estrelas bem brilhantes.

Ao se movimentar, ele parece uma bola de neve, mas com formato irregular. O ideal é procurar um local com boa visualização do céu e torcer para a noite sem muitas nuvens.

O post Cometa do Diabo passará sobre a Terra; saiba como e quando vê-lo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Afinal, Oumuamua é ou não uma nave alienígena? Resposta finalmente vem à tona https://multiversonoticias.com.br/oumuamua-nave-alienigena-respostas/ Thu, 30 Mar 2023 15:41:13 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=120295

Estudo recente publicado na revista Nature apresenta uma explicação para o fato de Oumuamua constantemente modificar sua velocidade.

O post Afinal, Oumuamua é ou não uma nave alienígena? Resposta finalmente vem à tona apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Já se passaram cerca de seis anos desde que o Oumuamua chegou ao nosso Sistema Solar e até hoje o objeto é fonte de muita especulação e diversas teorias da conspiração.

A descoberta de outras civilizações fora do nosso planeta é um sonho para alguns e pesadelo para outros. Porém, muitas pessoas assumem que alienígenas estejam lá fora, em algum lugar, enquanto outros acreditam que eles já estejam por aqui, no planeta Terra.

Quando o Oumuamua chegou ao nosso Sistema Solar e passou a modificar sua velocidade, muitos astrônomos ficaram assustados com essa situação. Quando a notícia veio a público, muitos ficaram eufóricos por acharem que o objeto se tratava de algum tipo de sonda ou nave. No entanto, ele é apenas uma rocha e nem sequer é muito grande.

Em comparação a outros objetos de nosso Sistema Solar, os 400 metros de comprimento por 40 metros de largura nem são tão grandes assim. Contudo, o fato de a velocidade do objeto se modificar é algo que realmente intriga os astrônomos ou, ao menos, intrigava.

Por que Oumuamua tem sua velocidade modificada?

Em 2017, quando o objeto chegou ao nosso Sistema Solar, pensou-se primeiramente que poderia ser um cometa, porém, os cometas são compostos por gelo e gás. Portanto, quando se aproximam do Sol, formam uma cauda.

Assim como também não pode ser um asteroide, já que esses são movidos pela força gravitacional, e o objeto possui variações de velocidade ao movimentar-se.

Mas então a pergunta é: de onde vem essa modificação? Foi isso que um estudo recente e publicado na revista Nature apurou. De acordo com o estudo, Oumuamua, em “sua terra natal”, ou seja, no sistema solar em que foi formado, era, na verdade, um cometa.

No entanto, ao escapar de seu sistema solar, o objeto foi viajando pelo espaço, onde a radiação soltou os átomos de hidrogênio presentes na água em seu interior. Isso, somado à temperatura negativa do espaço, formou moléculas de hidrogênio presas dentro do gelo no interior do objeto.

Sendo assim, ao chegar ao nosso Sistema Solar, o calor do Sol acabou modificando a estrutura de gelo presente no objeto, liberando algumas das moléculas de hidrogênio.

Essa liberação, por sua vez, acabou sendo grande o suficiente para empurrar o Oumuamua. Portanto, é basicamente como soltar a boca de um balão pouco a pouco. De acordo com a principal autora do estudo, Jennifer Bergner:

“Se pudermos encontrar cometas menores da nuvem de Oort – na borda do Sistema Solar – à medida que eles estão chegando, podemos potencialmente testar se vemos a desgaseificação do hidrogênio.”

Uma infelicidade para os teóricos da conspiração, mas uma possível intrigante descoberta para a Ciência.

O post Afinal, Oumuamua é ou não uma nave alienígena? Resposta finalmente vem à tona apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Não perca: ‘Lua de neve’ poderá ser vista em fevereiro; veja data https://multiversonoticias.com.br/lua-de-neve-podera-ser-vista-em-fevereiro/ Wed, 01 Feb 2023 15:41:54 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=96664

No próximo domingo (5), será possível ver a 'Lua de neve', fenômeno astrológico raro que, em algumas culturas, significa boa sorte!

O post Não perca: ‘Lua de neve’ poderá ser vista em fevereiro; veja data apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Em fevereiro, os entusiastas e observadores encontrarão dois eventos astronômicos interessantes: um deles é a aproximação do cometa C/2022 E3 da Terra. Ele não representa perigo e é um ponto de vista interessante para os amantes de astronomia.

Esse fenômeno ocorrerá porque o dia 14 de janeiro marcou sua aproximação do Sol, e os espectadores no hemisfério Sul poderão vê-lo a partir do próximo domingo (5).

Trata-se de um asteroide verde, e os especialistas consideram-no raro, já que a última vez que apareceu foi na época dos neandertais.

Dois fenômenos imperdíveis: cometa verde e Lua de neve

O cometa foi observado pela primeira vez em março de 2022, com uma magnitude aparente de 17,3. Além disso, foi no programa Zwicky Transient Facility (ZTF) que o descobriram, com auxílio do Telescópio Samuel-Oschin no Observatório Palomar, na Califórnia (EUA). O cometa tem um diâmetro relativamente pequeno (cerca de 1 km) e foi detectado ao cruzar a órbita de Júpiter.

E apenas alguns dias depois desse lindo fenômeno, nós teremos a “Lua de neve” ou “Lua da fome”.

Foto: pplware.sapo.pt/Reprodução

Primeira e última microlua do ano de 2023

O nome “Lua de neve” vem de uma tradição da América do Norte e da Europa. Ao contrário de alguns outros nomes de Lua cheia, como Lua de minhoca ou Lua rosa, este é autoexplicativo.

Fevereiro é o mês com mais neve na América do Norte, então as tribos nativas americanas o chamam de “Lua da Neve”. Algumas tribos também a chamam de Lua da Fome porque a caça é difícil em climas tão severos.

No próximo domingo (5), espera-se que a Lua da Neve seja particularmente brilhante e luminosa, pois é a segunda Lua cheia do ano. Outro fator que a faz ser tão especial é que ela será a última microlua deste ano!

Aliás, dizemos “microlua” quando uma Lua cheia coincide com o apogeu (o momento em que nosso satélite natural está mais distante da Terra). Para observadores, isso significa que a Lua pode parecer um pouco menor do que o normal, embora ainda assim seja bem brilhante e vistosa.

Desde tempos antigos, as Luas cheias são vistas como momentos mágicos e cheios de significado. Com esta Lua de Neve, então, não será diferente.

E, ah, aqui vai uma curiosidade: as lendas dizem que este fenômeno traz boa sorte e, quem o observar, terá seus desejos realizados. Incrível, não é mesmo?

Portanto, aproveite para dar aquela observada no céu ao longo dos próximos dias e faça os seus pedidos!

O post Não perca: ‘Lua de neve’ poderá ser vista em fevereiro; veja data apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Cometa raro que aparece a cada 50 mil anos desenvolveu uma terceira cauda https://multiversonoticias.com.br/cometa-raro-desenvolveu-uma-nova-cauda-durante-seu-trajeto/ Sat, 28 Jan 2023 12:37:35 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=93582

O cometa que passa pela Terra a cada 50.000 anos está se aproximando de nós e em sua viagem um fenômeno foi observado, uma terceira cauda.

O post Cometa raro que aparece a cada 50 mil anos desenvolveu uma terceira cauda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O prazo para o cometa C/2022 E3 (ZTF) passar próximo à Terra está chegando cada vez mais perto do fim. Segundo as expectativas, o visitante poderá ser visto no começo de fevereiro. Com sua movimentação pelo sistema solar, cientistas e astrônomos já estão de olho no cometa e em suas características.

Em suas últimas observações, foi identificado que o ZTF desenvolveu uma terceira cauda durante o percurso. Isso ocorreu porque durante seu avanço dentro do sistema solar, ao ser exposto à radiação solar e a outras temperaturas, as camadas de gelo começaram a derreter e se despedaçar, liberando uma trajetória de resíduos que se parece com uma cauda.

Assim, a exposição aos ventos solares e radiação libera os gases e poeira que, espalhados pela trajetória do cometa, se transformam em uma cabeleira primária que pode adotar a tonalidade verde ou cinza. Contudo, uma nova cauda foi produzida por C/2022 E3 (ZTF) ao se aproximar de Marte.

Foto: Reprodução/ Nasa/JPL/SSD

Durante sua aproximação de Marte, a quantidade de raios ultravioleta ao atingir o cometa ioniza qualquer fragmento de monóxido de carbono, criando algumas vezes uma segunda cauda na cor azul. Um detalhe importante é que a cauda de íons aponta para longe do sol, enquanto as partículas recém ionizadas seguem o percurso magnético dos ventos solares.

A descoberta desse fenômeno raro

Contudo, um evento raro aconteceu: uma “anti-cauda” surgiu apontando para o sol, sendo composta por partículas neutras maiores. A verdade é que essa ponta direcionada ao sol não passa de uma ilusão de ótica, que ocorre ao visualizar o cometa da posição em que a Terra está em relação ao C/2022 E3 ZTF.

Foto: Reprodução/ Nasa/JPL/SSD

Michael Jäger, editor do jornal diário Viena Kurier, é um astrônomo amador que fez a descoberta de um importante cometa em 2002. O achado recebeu o nome de 290P/Jäger em sua homenagem. Agora, o astrônomo fotografou o C/2022 E3 ZTF em sua passagem mais próxima do sol, onde identificou a rara mudança no cometa.

O esperado é que o cometa mantenha seu curso de forma natural e se aproxime da Terra pelos primeiros dias de fevereiro, e nessa condição atual, sua terceira cauda pode ficar ainda mais acentuada e visível. Atualmente, o fenômeno não está visível a olho nu, mas pode ser observado com as ferramentas corretas.

O post Cometa raro que aparece a cada 50 mil anos desenvolveu uma terceira cauda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Cometa retorna à órbita da Terra após 50 mil anos; da última vez, foi visto por Neandertais https://multiversonoticias.com.br/cometa-visto-por-neandertais-retorna-a-orbita-da-terra-apos-50-mil-anos/ Fri, 06 Jan 2023 20:24:45 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=84813

Nas próximas semanas, haverá uma oportunidade única de observar um corpo celeste que foi visto por humanos há apenas 50 mil anos.

O post Cometa retorna à órbita da Terra após 50 mil anos; da última vez, foi visto por Neandertais apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Após sua última passagem por aqui, retorna para a rota da Terra o cometa que foi visto pela última vez pelos neandertais, muitos anos antes da proliferação do Homo Sapiens e seu domínio, além das construções das primeiras civilizações.

Desde sua última aparição próximo à órbita terrestre, o cometa C/2022 E3 (ZTF) fará seu retorno após 50 mil anos. Sabendo que sua rota de curso leva tempo suficiente para civilizações e espécies nascerem e se extinguirem, aproveite essa oportunidade para ver algo único em toda vida pelos próximos 50 mil anos.

Sua passagem será rápida, mas haverá tempo o suficiente para todos poderem vê-lo ao menos uma vez, dadas as perspectivas de intensidade luminosa ele poderá ser visto a olho nu, com o auxílio de binóculos ou com o uso de telescópios.

Segundo as informações coletadas pelos astrônomos, o corpo celeste passará na próxima semana próximo ao Sol, mais precisamente na quinta-feira, dia 12 de janeiro. Seguindo seu percurso natural, sua passagem mais próxima da terra acontecerá nos dias 1 e 2 de fevereiro.

Seu perigeu, ponto mais próximo da Terra, será justamente nos primeiros dias do próximo mês, onde atingirá cerca de 42 milhões de quilômetros de distância do planeta.

Com sua aproximação, seus primeiros sinais já poderão ser observados, pelas manhãs durante o mês de janeiro, será possível observá-lo no hemisfério norte, já no início de fevereiro, ficará visível para o hemisfério sul.

Foto: Cometa C/2022 E3 (ZTF). Hisayoshi Sato via NASA/JPL-Caltech

O site Starlust informou que aqueles que desejarem observar o cometa C/2022 E3 (ZTF) precisam estar atentos à constelação de Camelopardalis, procurando seu brilho enquanto a Lua estiver escura. No dia 21 de janeiro, entra a fase Lua nova,  que pode ser uma ótima oportunidade para melhor observar o corpo celeste.

A última passagem do cometa ocorreu durante a era do gelo, as informações da NASA apontam para um período de 50 mil anos atrás. Os últimos seres humanos que puderam assistir a sua passagem viviam no período Paleolítico Superior, aproximadamente 10 mil anos antes de sua extinção com o surgimento do Homo Sapiens.

Não há dúvidas sobre a importância desse momento, será extremamente especial para todos que vivem atualmente no planeta. Os dados sobre o cometa inicialmente apontaram que ele fosse um asteroide na volta de Júpiter, mas, conforme foi se aproximando, os pesquisadores da NASA determinaram que era um cometa.

O post Cometa retorna à órbita da Terra após 50 mil anos; da última vez, foi visto por Neandertais apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Mistério é revelado sobre bola de fogo que caiu do céu e deixou rastro brilhante em 2021 no Canadá https://multiversonoticias.com.br/misterio-e-revelado-sobre-bola-de-fogo-que-caiu-do-ceu-e-deixou-rastro-brilhante-em-2021-no-canada/ Sat, 15 Oct 2022 01:21:45 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=61547

De repente, no dia 22 de fevereiro de 2021, uma bola de fogo passou a iluminar o céu  de uma província chamada Alberta, localizada no Canadá. Isso aconteceu porque uma rocha espacial de aproximadamente dois quilos se transformou em estado gasoso enquanto mergulhava a quase 62 km/h na atmosfera da Terra. De acordo com a […]

O post Mistério é revelado sobre bola de fogo que caiu do céu e deixou rastro brilhante em 2021 no Canadá apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

De repente, no dia 22 de fevereiro de 2021, uma bola de fogo passou a iluminar o céu  de uma província chamada Alberta, localizada no Canadá. Isso aconteceu porque uma rocha espacial de aproximadamente dois quilos se transformou em estado gasoso enquanto mergulhava a quase 62 km/h na atmosfera da Terra.

De acordo com a equipe de pesquisadores do Canadá e também dos Estados Unidos, foi descoberto que, embora o objeto tenha vindo da Nuvem de Oort, isto é, um “berçário de cometas” que existe na fronteira final do Sistema Solar, ele não era um cometa.

Já que ele não era um cometa, os pesquisadores concluíram que, devido a alguns dados coletados durante a queda do objeto, o qual refletiu uma luz que foi capaz de iluminar o céu por alguns segundos, há evidências que sugerem que sua composição e comportamento são mais semelhantes a de um asteroide.

Além disso, devido a uma grande quantidade de avaliações feitas pelos cientistas, constatou-se que o corpo fazia parte de uma órbita de aproximadamente mil anos ao redor do Sol antes de colidir com a Terra, o que explicaria sua origem na Nuvem de Oort.

Segundo as informações disponibilizadas, essa região do Canadá é um halo esférico que possui bilhões ou até mesmo trilhões de objetos gelados que estão rodeando o Sol a distâncias que ultrapassam a órbita de Plutão.

Em alguns momentos, esses objetos acabam entrando no Sistema Solar interno, o que faz eles se tornarem cometas, isto é, pedaços enormes de gelo e poeira que passam a projetar trilhas características quanto mais se aproximam do Sol.

Entretanto, não há nenhuma semelhança entre o objetivo que queimou sobre Alberta e um cometa. Mas, ao que tudo indica, ele parecia mais um meteoroide (nome que dado a pedaços de rocha ou ferro que possuem características parecidas com a de asteroides, mesmo que sejam menores, e normalmente permanecem em partes internas do Sistema Solar).

No entanto, a existência de meteoroides rochosos na Nuvem de Oort poderia alterar completamente algumas teorias sobre a formação da região.

“A Nuvem de Oort era povoada por planetesimais — pequenos objetos que se acumularam para ‘brotar’ planetas — que foram gravitacionalmente espalhados pelos planetas gigantes, principalmente Júpiter e Saturno, à medida que o Sistema Solar se formava”, disse Karen Meech, astrônoma do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, durante uma entrevista ao NewsWeek.

“Como os planetas gigantes se formaram em uma região do Sistema Solar onde estava frio, e muito material gelado estava disponível, pensava-se há muito tempo que a Nuvem de Oort seria povoada exclusivamente por cometas”.

O post Mistério é revelado sobre bola de fogo que caiu do céu e deixou rastro brilhante em 2021 no Canadá apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>