Arquivos cibercriminosos - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/cibercriminosos/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Fri, 24 Mar 2023 21:07:03 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Você pode estar sendo espionado pelo seu celular e não sabe; veja como evitar https://multiversonoticias.com.br/espionagem-celular/ Fri, 24 Mar 2023 22:24:09 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=117890

Confira agora mesmo algumas dicas sobre como proteger seu celular e saber se seu dispositivo está sendo espionado.

O post Você pode estar sendo espionado pelo seu celular e não sabe; veja como evitar apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Embora a tecnologia tenha evoluído e agora possamos trabalhar com notebooks, carregá-los para todos os lados, ou até mesmo ter um celular com uma incrível potência, é preciso tomar cuidado com criminosos astutos que estão sempre procurando brechas para poder invadir o nosso sistema.

Alguns desses criminosos aproveitam até mesmo para realizar espionagem por meio do nosso smartphone. Isso mesmo! Por essa e outras razões, é necessário redobrar o cuidado  ao clicarmos em links e ao baixarmos aplicativos.

Diante disso, trouxemos algumas dicas essenciais que poderão ajudá-lo(a) a proteger o seu celular de ataques cibernéticos e impedir que seja pego(a) de surpresa ao descobrir que há alguém espionando-o(a).

Na maioria das vezes, as espionagens acontecem após baixar um software espião, que invade todos os demais aplicativos do seu dispositivo.

Então, se quiser descobrir como evitar que ações assim aconteçam com você, e se ainda quiser saber como descobrir se seu celular está sendo acessado ou não, continue a leitura.

Como sei que alguém está espionando pelo meu celular?

É muito comum que a espionagem aconteça por meio de downloads de aplicativos em lugares inadequados, isto é, em sites que não sejam oficializados pelo sistema operacional do seu dispositivo.

Muitas vezes, esses aplicativos possuem em sua composição spywares, que se referem a programas de espionagem. Eles atuam de forma sorrateira e são instalados quando menos se espera.

Assim que entram em contato com seus dados, os criminosos podem ter acesso a uma enorme quantidade de informação, por exemplo, contas, senhas e muito mais. Além de exibir a sua localização.

Mas, afinal, quando eu sei que alguém está infiltrado em meu celular? Há alguns pontos básicos que contribuem para a identificação, são eles:

  • comportamentos estranhos: reiniciar sem apertar o botão, entrar em aplicativos que você não solicitou e abrir a câmera sem nenhuma razão;
  • calor: normalmente, a bateria do celular começa a esquentar muito devido ao acesso dos criminosos. Por isso, se seu celular esquentar de forma inesperada, sendo que você não utilizou o smartphone, é bom se atentar;
  • bateria: é possível que seu dispositivo se descarregue rapidamente em razão do grande uso dele feito pela espionagem.

O que acontece quando invadem meu celular?

Quando a invasão é concluída com sucesso, o criminoso pode ter acesso a várias áreas do seu celular, como câmera, microfone, chamadas de ligação, bloquear seu celular a distância, ter acesso a contas do banco e copiar fotos disponíveis em sua galeria.

Como evitar que isso aconteça?

Há alguns exemplos básicos a respeito do que não deve ser feito em seu smartphone a fim de prevenir algo do tipo. Alguns deles são:

  • evite entrar em links que pareçam muito suspeitos;
  • não descuide de seu celular, fique atento(a) e observe todos que podem pegá-lo;
  • por fim, evite ao máximo baixar apps e outros programas que não estejam na loja oficial de aplicativos do seu aparelho.

O post Você pode estar sendo espionado pelo seu celular e não sabe; veja como evitar apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Golpe: roubo de dinheiro agora pode ocorrer diretamente pelo celular das vítimas https://multiversonoticias.com.br/golpe-invasao-celular-pix/ Wed, 22 Mar 2023 19:01:44 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=116999
Nubank

Surgimento de vírus maliciosos em aparelhos celulares ou notebooks é cada vez mais crescente. Veja o novo golpe que afeta bancos digitais.

O post Golpe: roubo de dinheiro agora pode ocorrer diretamente pelo celular das vítimas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Nubank

O surgimento de vírus maliciosos em aparelhos celulares ou computadores é cada vez mais crescente, e uma evidência disso são as inúmeras vítimas que têm sido roubadas.

O golpe mais recente envolvendo aparelhos eletrônicos envolve o roubo via Pix de sua conta bancária, principalmente se você é usuário do Nubank. Então, preste atenção nas informações a seguir para não ser mais uma vítima dos cibercriminosos.

Novo golpe invade celulares e rouba dinheiro por meio de Pix

Imagem: Reprodução

O nome do vírus responsável por aplicar esse golpe é GoatRAT, e ele é muito discreto e silencioso, mas isso não o torna menos perigoso. Segundo algumas informações obtidas pela Cyble Research & Intelligence Labs (CRIL), empresa de cibersegurança, o vírus foi atualizado e agora se apresenta de uma maneira ainda mais fatal.

Primeiro, se você usa o famoso banco digital roxinho, fique atento aos links que tem acessado, pois essa é a forma mais usada pelos criminosos para invadir sua conta e roubar seu dinheiro. Mas como isso funciona?

Eles enviam um link malicioso afirmando ser algo oficial do Nubank, e depois que você clica, é redirecionado para um site chamado “nubankmodulo”. Ao acessar o link, é baixado um arquivo em seu celular de forma automática, e por meio dele, os cibercriminosos invadem sua conta e fazem as transferências do seu dinheiro via Pix.

Mas é importante saber que o Nubank não é o único usado para atrair as vítimas. Outros bancos digitais, como Inter e PagBank, também têm sido alvos dos criminosos.

Ambos se posicionaram a respeito das especulações e deixaram bem claro que são bancos seguros e que visam sempre a segurança dos dados de seus clientes. Enquanto o PagBank afirmou que os comentários sobre o vírus são falsos, o Inter deu dicas práticas aos seus clientes de como se proteger de golpes.

O Inter ainda destacou que está disponível 24 horas para seus usuários, e que os clientes que desejarem podem entrar em contato por meio dos canais de atendimento da empresa para maiores esclarecimentos.

Algumas das dicas de segurança que o Banco Inter forneceu para evitar golpes foram:

  • Ter um antivírus;
  • Confirmar sempre as informações relacionadas a transferências Pix;
  • Estar atento às configurações de segurança e permissão do celular;
  • Não acessar links estranhos e de fontes duvidosas nem aplicativos desconhecidos;
  • Por fim, se houver algum indício de vírus no celular, é preciso formatá-lo o quanto antes.

O post Golpe: roubo de dinheiro agora pode ocorrer diretamente pelo celular das vítimas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Prilex: Novo GOLPE clona cartões por aproximação; veja como se proteger https://multiversonoticias.com.br/prilex-conheca-o-golpe-que-permite-clonar-cartoes-por-aproximacao/ Thu, 02 Feb 2023 23:01:08 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=96982

Cibercriminosos estão bloqueando o pagamento por aproximação para forçar os usuários dessa tecnologia a usar o cartão físico e assim clonar seus dados.

O post Prilex: Novo GOLPE clona cartões por aproximação; veja como se proteger apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O cartão contactless, mais conhecido como cartão por aproximação, se tornou vítima de um novo golpe capaz de cloná-lo. O cartão era, até então, garantido como seguro e sem riscos de clonagens.

Contudo, segundo um comunicado da Kaspersky, um novo tipo de golpe que está circulando desde 2014 e foi desenvolvido para clonar cartões que emitem pagamentos por aproximação.

O malware responsável pelo cibercrime se chama Prilex e é capaz de bloquear as transações via NFC nas maquininhas que estiverem infectadas com o vírus. A tecnologia que permite a troca de informações por comunicação sem fio não estava esperando por esse tipo de golpe, mas alerta os usuários que usam o cartão por aproximação a se protegerem e a estarem atentos ao usar seus cartões para efetuar transferências.

Como o golpe é aplicado e como você pode se proteger?

Segundo a matéria publicada pelo site Kaspersky, o objetivo dos cibercriminosos é forçar as vítimas a usarem o cartão físico, para que o malware consiga, assim, fazer uma cópia dos dados do cartão.

Embora não tenha sido criado neste ano, o golpe tem aumentado, e isso já é motivo suficiente para ficarmos em alerta.

Para aplicar o golpe, os integrantes do grupo criminoso se passam por funcionários da empresa de maquininhas. Disfarçados, eles pedem aos lojistas para realizarem uma rápida atualização nas maquininhas e, desse modo, instalam o malware.

Embora o golpe já esteja circulando desde 2014, ele foi atualizado e agora pode clonar informações dos cartões infinite, corporativo ou black.

Para se proteger, esteja sempre atento à mensagem negando seu cartão que sempre aparece em casos como esse. A mensagem aparece dessa forma:

“Erro de aproximação. Insira o cartão.”

Quando essa mensagem aparecer, você não pode continuar e deve optar por outra forma de pagamento, como dinheiro ou Pix.

Não confie em pessoas que aparecem se dizendo fazer parte da empresa de maquininhas, nessa situação, entre em contato com a empresa responsável. Se você for um comerciante, instale configurações de segurança no computador que usa para fazer a manutenção da sua máquina.

De qualquer modo, esteja sempre atento, para evitar grandes prejuízos!

O post Prilex: Novo GOLPE clona cartões por aproximação; veja como se proteger apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
ChatGPT: Inteligência Artificial tem sido usada para criação de malwares https://multiversonoticias.com.br/inteligencia-artificial-chatgpt-tem-sido-usada-para-criar-malwares/ Thu, 12 Jan 2023 17:39:12 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=88133

O ChatGPT tem chamado a atenção de todos por sua grande influência positiva para diversas ações; mas e quando ele é usado para o mal?

O post ChatGPT: Inteligência Artificial tem sido usada para criação de malwares apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Inteligência Artificial (IA) tem sido um tópico de atenção, já que cada vez mais surgem aplicativos e funcionalidades diferentes com o uso da tecnologia. Isso em grande parte é motivo de muita alegria, pois temos colecionado conquistas com o auxílio dos programas de inteligência artificial. Mas e quando a situação se inverte? O bem passa a ser fonte do mal? Esse é o caso do ChatGPT.

O ChatGPT é uma IA desenvolvida pela OpenAI com o intuito de responder a perguntas dos usuários de forma natural. No ntanto, recentemente foi descoberto que ele está sendo usado para produzir malwares em suas respostas.

Imagem: Wikipédia/Reprodução

Golpistas usam ChatGPT para cometer crimes

Os hackers estavam fazendo mau uso da funcionalidade para aplicar golpes nos usuários. O ChatGPT cria respostas para que os usuários consigam implementá-las em seus scripts. Era nesse momento que os hackers agiam, pois transformavam as respostas do programa em malwares, ou seja, com intenções maliciosas.

Esses malwares acabam por conduzir ações que viabilizem os atos fraudulentos de índole criminosa. Essa atitude é considerada cibercrime, portanto, os usuários passaram a perceber as ações e publicaram notícias relatando o ocorrido.

Embora o ato não tenha tomado uma proporção ainda maior, os códigos maliciosos tiveram uma grande influência. Até porque houve a criação de mais de um malware.

Como o vírus-porta-copo para PC ou códigos ainda mais perigosos e enganosos. São várias ações, no entanto, muito astutas, já que as fraudes são em grande parte diferentes entre si.

A empresa responsável pela IA chegou a divulgar que encontraram uma solução para o problema dos malwares, mas algumas pessoas conseguiram criar o famoso “malware para trollagem”, mesmo a solução já tendo sido implementada.

Atualização da Inteligência Artificial

Com o perigo de algo mais grave ocorrer, a equipe da Check Point Research atualizou a IA, que passou a dar a resposta de que não era feita para criar esse tipo de código. Com essa correção, ao identificar a solicitação de uma ação criminosa, a IA responde:

“Desculpe, mas eu não sou programado para criar ou promover códigos maliciosos. Como uma linguagem de IA, minha função primária é auxiliar usuários a gerar textos humanizados baseados em ordens enviadas para mim.

Eu não posso te entregar um código que baixa e roda um arquivo executável a partir de uma URL, já que isso poderia potencialmente prejudicar outros computadores. Há algo a mais com o que eu posso te ajudar?”

Apesar da atenção aos problemas e de promover alternativas de atualização no sistema para que haja a correção do erro, os resultados ainda não são tão bons. Isso porque alguns dos cibercriminosos têm achado formas de burlar as regras e mesmo assim criar malwares que prejudiquem outras pessoas.

Dessa forma, é necessário que a empresa tome conta da sua inteligência artificial, já que os hackers podem ser muito mais agressivos em suas ações prejudiciais e mal intencionadas.

O post ChatGPT: Inteligência Artificial tem sido usada para criação de malwares apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Não caia em golpes virtuais; veja novo método e saiba como se proteger https://multiversonoticias.com.br/cibercriminosos-em-acao-conheca-novo-golpe-e-se-proteja/ Sun, 27 Nov 2022 20:12:56 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=69455

Com técnicas cada vez mais avançadas, cibercriminosos enganam as vítimas para roubar dados pessoais sem que elas saibam. Previna-se!

O post Não caia em golpes virtuais; veja novo método e saiba como se proteger apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A cada dia que passa, os cibercriminosos estão encontrando novas formas de conseguir roubar informações dos usuários. Cada vez mais esses criminosos têm conseguido enganar pessoas ao longo de suas tentativas de golpe, o que preocupa muita gente.

Há poucos dias, houve a divulgação de informações sobre criminosos cibernéticos agora utilizarem aplicativos que promete maior segurança para seus usuários. Entretanto, na realidade esses apps são um novo método para invadir os smartphones das vítimas e roubar informações pessoais delas.

Essa nova modalidade de golpe se chama Bahamut e se utiliza de versões maliciosas de aplicativos de VPN, os quais possuem fama por serem usados para espionar dispositivos.

“OpenVPN”, “SecureVPN” e “SoftVPN” são alguns dos softwares mais usados pelos cibercriminosos para conseguir acesso aos usuários e, por consequência, aos seus dados pessoais.

Ainda sobre o modo de funcionamento dessa nova estratégia, de acordo com uma empresa do ramo de cibersegurança chamada ESET, esses ataques já ocorrem desde o mês de janeiro deste ano e tendem a ser mais direcionados.

Como funciona o novo método?

Essa nova forma de golpe consegue ser bem convincente, pois tem direito a sites falsos que têm a função de transmitir segurança aos usuários.

Embora ainda não tenha havido a identificação do ponto de partida desse projeto, acredita-se que ele comece por e-mails e demais mensagens enviadas pelas redes sociais, com links maliciosos.

Uma das razões que nos leva a acreditar que esse projeto é totalmente direcionado é o fato de que há um código de ativação específico que, ao ser utilizado, envia um sinal para que aplicativos sejam adicionados ao celular da vítima sem que ela possua conhecimento de tal fato.

No momento em que isso acontece, o criminoso cibernético terá acesso a tudo o que você escrever, além de suas conversas, sejam elas por SMS ou aplicativos como o Telegram.

Apesar de isso já ser bem perigoso, as coisas podem ficar ainda mais críticas, pois o bandido poderá ter acesso aos registros de chamadas e do local em que você está.

Por que isso está acontecendo?

No momento, não há objetivos diretos sobre a razão de isso estar acontecendo, pois o Bahamut não está ligado a nenhum país. Não há nem mesmo alguma informação sobre sua ligação com outros golpes anteriores.

Mas, embora não haja registros deste porte, o que acabou deixando a ESET intrigada foi o nível elevado de tecnologia, além códigos utilizados para aplicar os golpes.

Como não cair nesta cilada?

Bom, há algumas atitudes que podem contribuir na proteção do seu aparelho móvel, impossibilitando a realização de ataques como esses.

A primeira forma diz respeito a nunca realizar download de aplicativos que se encontram fora do mercado de aplicativos da Google Play Store, pois esses ataques apenas foram possíveis em smartphones que realizaram o download de aplicativos externos.

Por fim, procure também não acessar links enviados por mensagens ou redes sociais, priorizando sempre os sites oficiais das principais empresas e plataformas. Todo cuidado é pouco!

O post Não caia em golpes virtuais; veja novo método e saiba como se proteger apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>