Arquivos chá - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/cha/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Sun, 04 Feb 2024 10:32:09 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Cientistas descobrem que ESTA bebida pode retardar o envelhecimento https://multiversonoticias.com.br/cientistas-descobrem-que-esta-bebida-pode-retardar-o-envelhecimento/ Sun, 04 Feb 2024 10:32:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/cientistas-descobrem-que-esta-bebida-pode-retardar-o-envelhecimento/

Pesquisadores descobriram que uma bebida muito comum pode ser fundamental para quem deseja se manter jovem por mais tempo.

O post Cientistas descobrem que ESTA bebida pode retardar o envelhecimento apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O envelhecimento é uma preocupação comum entre as pessoas, pois está associado a uma série de mudanças físicas, emocionais e cognitivas que podem afetar a qualidade de vida.

Desde os tempos antigos, a busca pela longevidade tem sido um objetivo humano fundamental, levando a uma variedade de práticas e descobertas em busca da fonte da juventude.

Nos dias de hoje, o interesse por meios de promover a longevidade está mais presente do que nunca.

As pessoas estão cada vez mais conscientes dos cuidados com a saúde, da importância da atividade física regular, da alimentação equilibrada e de hábitos de vida saudáveis para aumentar suas chances de envelhecer de forma saudável e ativa.

Além disso, surgem constantemente novas descobertas e produtos que prometem retardar os efeitos do envelhecimento e prolongar a vida.

Entre esses, alguns estudos sugerem que certos alimentos e bebidas podem ter propriedades que contribuem para uma vida mais longa e saudável.

Bebida se destaca em pesquisa sobre longevidade

Um estudo recente, conduzido por pesquisadores da Universidade de Sichuan, na China, e publicado na renomada revista científica The Lancet Regional Health — Western Pacific, lançou luz sobre os potenciais benefícios do consumo regular de chá-verde para a saúde e o envelhecimento.

Chá-verde pode retardar o envelhecimento – Imagem: Shutterstock/Reprodução

A pesquisa, que analisou dados de quase 14 mil participantes com idades entre 30 e 79 anos, explorou a relação entre o consumo de chá-verde e o envelhecimento biológico.

Os participantes foram acompanhados por um período de dois a quatro anos, durante os quais foram avaliados quanto à quantidade de chá consumida diariamente e os biomarcadores indicativos de envelhecimento.

Os resultados revelaram uma associação clara: indivíduos que mantinham o hábito de consumir chá-verde regularmente demonstraram um processo de envelhecimento biológico mais lento, especialmente aqueles que consumiam quantidades moderadas, em torno de três xícaras por dia, equivalente a 6 a 8 gramas de folhas.

O chá-verde, rico em compostos vegetais conhecidos como polifenóis, tem despertado interesse devido aos seus potenciais benefícios à saúde.

Estudos anteriores em animais sugeriram que esses polifenóis podem prolongar a vida de organismos como vermes, moscas e ratos.

Além disso, pesquisas em humanos associaram o consumo regular de chá a um menor risco de várias doenças relacionadas à idade, como problemas cardíacos, diabetes, demência e câncer.

Embora a correlação entre o consumo de chá e o envelhecimento mais lento não prove uma relação causal direta, os pesquisadores destacam os benefícios potenciais dos polifenóis e antioxidantes presentes no chá.

Esses compostos podem ajudar a reduzir a inflamação, neutralizar subprodutos tóxicos das reações celulares e estimular a renovação celular.

Além disso, os polifenóis podem desempenhar um papel importante na saúde do microbioma intestinal, afetando o metabolismo, a imunidade e a função cognitiva.

Por um lado, mais pesquisas são necessárias para identificar as moléculas específicas responsáveis por esses efeitos antienvelhecimento do chá-verde.

Por outro, os resultados deste estudo fornecem evidências convincentes de que o chá pode ser uma estratégia dietética promissora para retardar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças associadas à idade.

Os autores ressaltam que essas descobertas têm o potencial de orientar o desenvolvimento de intervenções nutricionais direcionadas ao combate ao envelhecimento e de políticas de promoção de um envelhecimento saudável.

O post Cientistas descobrem que ESTA bebida pode retardar o envelhecimento apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Estudo da USP indica que chá de Ayahuasca pode curar doenças; pesquisadores procuram voluntários https://multiversonoticias.com.br/ayahuasca-pesquisa-mostra-que-cha-pode-curar-doencas/ Thu, 02 Feb 2023 23:21:36 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=97238

Pesquisadores da USP chegaram à conclusão de que, se o chá for usado para determinados problemas de saúde, bons resultados podem ser obtidos.

O post Estudo da USP indica que chá de Ayahuasca pode curar doenças; pesquisadores procuram voluntários apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Estudos medicinais estão sendo feitos constantemente, um dos mais recentes é a pesquisa dos pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Juntos, eles estão estudando como o chá de Ayahuasca pode ter efeitos positivos no tratamento de problemas de saúde.

Fonte: Hospital Santa Mônica/Reprodução

Ayahuasca é uma planta cujo chá causa efeitos alucinógenos em quem o consome. Além de possuir esse nome mais usual, ela também é conhecido como chá de “Santo Daime” em algumas regiões. A palavra “Ayahuasca”, inclusive, tem origem indígena e significa “vinho dos mortos”.

Para obter o chá , é necessário fazer a infusão de duas plantas naturais da Amazônia: o arbusto-chacrona e o cipó-jagube. Muitos cultos religiosos utilizam do chá, pois este provoca reações alucinógenas, dessa forma, muitos acreditam que podem se encontrar com Deus.

O ato é permitido por lei desde que cumpra alguns requisitos importantes, já que o mau uso do chá, assim como de qualquer medicamento, pode trazer efeitos colaterais sérios.

Ao estudarem o chá, os pesquisadores de Ribeirão Preto chegaram à conclusão de que se testado em pessoas com determinados problemas de saúde, os efeitos podem ser positivos e futuramente ser um medicamento específico para o combate dessas doenças.

Há alguns anos, já é especulado que a Ayahuasca pode curar doenças e combater a depressão e a ansiedade, por isso a iniciativa de procurar por voluntários para testar a eficácia do chá é tão bem-vinda.

Como participar das pesquisas?

Para confirmar suas suspeitas e o resultado de algumas pesquisas, os pesquisadores estão à procura de voluntários que queiram testar o chá como tratamento. Mas, para conseguir participar da pesquisa, é importante atender alguns requisitos.

Lembrando que, através de pesquisas como essas, muitos medicamentos, hoje fundamentais para alguns tratamentos, foram descobertos e são bem usados na medicina atualmente!

Veja os requisitos necessários para se voluntariar

Tratamento de alcoolismo: universitários com 18 anos ou mais, moradores de Ribeirão Preto, que abusam do álcool, com sérios problemas com isso. Para participar, você pode enviar um e-mail para: lucas.silvaa94@gmail.com.

Pacientes oncológicos: os voluntários precisam ter entre 18 a 65 anos, devem morar em Ribeirão Preto e/ou região e apresentar um diagnóstico de tumor sólido. Não devem estar realizando radioterapia ou quimioterapia e devem apresentar alguns sinais como depressão ou ansiedade. Para ser voluntário, é só entrar em contato com: renanmaekawa@gmail.com.

Tratamento de Transtorno Depressivo Maior (TDM): as pessoas devem estar em boas condições físicas de saúde, ter 18 anos ou mais e o diagnóstico de TDM, morar em Ribeirão Preto ou região e entrar em contato com: gionorossi@gmail.com.

Diagnósticos de Estresse Pós-traumático (TEPT): assim como os pacientes de TDM, é necessário ter boas condições físicas de saúde, ter 18 anos ou mais e morar em Ribeirão Preto ou na região. O e-mail para entrar em contato e participar é: lorenaterene@usp.br.

Taratamento com Ibogaína: um outro grupo de voluntários também será necessário apenas para tratar os efeitos da Ibogaína, substância de origem da raiz da Iboga em pessoas com transtorno por uso indevido de álcool.

Esses voluntários não podem ter diagnóstico de bipolaridade e problemas psicóticos, problemas renais, hepáticos ou cardíacos. A faixa etária para ser voluntário é de 18 até 65 anos. É necessário que os morem na região de Ribeirão Preto e enviem um e-mail para: mendesrjuliana@gmail.com.

A divulgação do comunicado foi publicada pelo jornal do campus da USP por meio de seu jornal próprio, por Vinicius Botelho.

O post Estudo da USP indica que chá de Ayahuasca pode curar doenças; pesquisadores procuram voluntários apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>