Arquivos Certidão de Nascimento - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/certidao-de-nascimento/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Thu, 07 Sep 2023 20:00:06 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Fim de Valentina e Enzo? Pesquisa indica que nova geração dará nomes mais criativos às crianças https://multiversonoticias.com.br/fim-de-valentina-e-enzo-pesquisa-indica-que-nova-geracao-dara-nomes-mais-criativos-as-criancas/ Thu, 07 Sep 2023 20:03:04 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=168678

Explorando a evolução dos nomes de bebês, IA prevê escolhas futuras sendo influenciadas por tecnologia, natureza, individualidade e diversidade, refletindo as mudanças culturais em curso.

O post Fim de Valentina e Enzo? Pesquisa indica que nova geração dará nomes mais criativos às crianças apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A cultura é um organismo vivo, constantemente em evolução. Uma das formas mais fascinantes de observar essas mudanças é por meio dos gostos e preferências de cada geração.

Desde a moda até a música, as tendências culturais refletem os valores de uma época específica. Mas um aspecto interessante e aparentemente simples, que revela essas transformações, é a escolha de nomes para os filhos.

As opiniões sobre nomes refletem tanto os valores culturais predominantes quanto os indivíduos que compõem cada geração. Por exemplo, nas gerações passadas, nomes tradicionais e clássicos, geralmente provenientes da Bíblia, eram os mais escolhidos.

Esses nomes transmitem um senso de estabilidade, honram as tradições familiares e respeitam as figuras históricas. Nomes como Maria, João, Ana e José são comuns em muitas culturas, carregando consigo um peso histórico e religioso.

Imagem: Cookie Studios/Reprodução

No entanto, à medida que as gerações avançam, assistimos a uma mudança nas preferências de nomes. Nomes únicos e inovadores começaram a ganhar popularidade. Essa mudança refletiu uma ênfase crescente na individualidade e na expressão pessoal.

Nomes que anteriormente poderiam ter sido considerados pouco convencionais, como Erick, Jacob ou Theo, passaram a ser vistos como formas dos pais da geração millenium expressarem sua criatividade e valores.

Como a geração futura será chamada, afinal?

Prever com precisão o futuro das escolhas de nomes para os filhos é um desafio, pois envolve uma série de fatores culturais, sociais e até mesmo tecnológicos em constante evolução.

No entanto, podemos identificar algumas tendências e padrões que podem influenciar como os nomes serão escolhidos no futuro. Confira!

    Tendências de moda e mídia

    A cultura popular e a mídia sempre desempenham um papel importante na influência das escolhas de nomes. Personagens de filmes, programas de TV, livros e celebridades muitas vezes inspiram nomes populares.

    Com o crescimento contínuo da indústria do entretenimento e o acesso à informação global, é provável que personagens de diferentes culturas e partes do mundo inspirem escolhas de nomes.

      Inovações tecnológicas e futurismo

      Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento cada vez maior da inteligência artificial, nomes futuristas que antes poderiam parecer fora do comum podem se tornar mais aceitáveis.

      Além disso, cabe pensar o que seria este futurismo, visto que ele geralmente é atrelado às marcas culturais dos países que estão mais avançados nesse quesito.

      Por exemplo, no começo dos anos 1990, nomes provenientes da União Europeia estiveram mais em alta, marcando a hegemonia daqueles países. Guilherme, Diana e Lucas são alguns exemplos.

      Já no começo dos anos 2000, mais crianças com nomes norteamericanos começaram a ser registradas. Nomes com letras duplas e letras que não fazem parte do alfabeto do português brasileiro tornaram-se comuns nesta época.

      Agora, parece que os nomes provenientes de outras culturas também estão marcando lugar, como Otto, Gael, Ravi, Ayla e Liz.

        Individualidade

        A busca pela individualidade continuará a influenciar as escolhas de nomes. Os pais podem procurar nomes únicos que expressem a singularidade de seus filhos.

        Nomes raros de diferentes culturas e línguas podem se tornar mais comuns, refletindo a diversidade e o desejo de se destacar.

          Sustentabilidade e natureza

          Com um aumento no foco na sustentabilidade e no meio ambiente, é possível que nomes inspirados na natureza e na ecologia ganhem popularidade.

          Nomes relacionados a elementos naturais, como Rio ou Flora, Aurora, Luna podem ser escolhas mais comuns.

            Flexibilidade de gênero

            A flexibilidade de gênero na sociedade provavelmente continuará a influenciar as escolhas de nomes. Nomes unissex ou que não estejam restritos a um gênero podem se tornar mais predominantes à medida que a compreensão e a acessibilidade da diversidade de gênero aumentam.

            O post Fim de Valentina e Enzo? Pesquisa indica que nova geração dará nomes mais criativos às crianças apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

            ]]>
            Com quantos sobrenomes podemos registrar uma criança? https://multiversonoticias.com.br/com-quantos-sobrenomes-podemos-registrar-uma-crianca/ Mon, 13 Mar 2023 16:21:39 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=112661
            Pais têm dado preferência a nomes curtos para os filhos

            Nascidos dos anos 1990 talvez ainda se lembrem de uma música do grupo de axé Pimenta Nativa, que falava de uma mulher chamada Maria Joaquina de Amaral Pereira Goes. Na música, a brincadeira até vale, mas hoje em dia é possível registrar a criança com tantos sobrenomes? Registrar uma criança pode ser um dilema para […]

            O post Com quantos sobrenomes podemos registrar uma criança? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

            ]]>
            Pais têm dado preferência a nomes curtos para os filhos

            Nascidos dos anos 1990 talvez ainda se lembrem de uma música do grupo de axé Pimenta Nativa, que falava de uma mulher chamada Maria Joaquina de Amaral Pereira Goes. Na música, a brincadeira até vale, mas hoje em dia é possível registrar a criança com tantos sobrenomes?

            Registrar uma criança pode ser um dilema para os pais quando já é um desafio escolher o sobrenome de que família vai entrar. Ou se querem homenagear um avô ou uma avó distante, mas sem deixar ninguém chateado por ficar fora.

            Enfim, para incluir todo mundo, um nome acaba virando uma frase. Mas pode isso, produção?

            O que diz a lei?

            Então, no Brasil, a questão é controlada pela Lei de Registros Públicos (6.015/1973). Ela determina que, desde que seja possível comprovar que os sobrenomes têm relação com a família, não há limites de quantos possam ser registrados.

            Desse modo, é possível registrar uma criança com todos os sobrenomes de ambos os pais, dar uma esticada para caber os dos avós e de outros ascendentes também. Desde que, no ato do registro, os pais do recém-nascido apresentem documentação que comprove parentesco.

            O que considerar quando registrar uma criança?

            Apesar de a lei ser flexível sobre quantos sobrenomes são aceitáveis ao registrar uma criança, antes de considerar vaidades pessoais, o primordial é pensar no bem-estar e na autoestima da criança.

            Porque os pais podem acabar mirando uma homenagem e acertando em anos de bullying recorrente na escola. Com piadas invasivas e exaustivas, que comprometem o desenvolvimento social da criança.

            Por isso, a lei dá autoridade ao oficial de registro civil de negar realizar um registro que exponha os futuros portadores do nome ao ridículo.

            Outro ponto a considerar são questões práticas, como fazer um passaporte ou uma identidade. Isso porque há limitação nos campos de preenchimento, o que pode ocasionar a necessidade de siglas que acabam por apagar completamente o sobrenome.

            O post Com quantos sobrenomes podemos registrar uma criança? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

            ]]>