Arquivos catástrofe - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/catastrofe/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Sun, 24 Sep 2023 23:00:06 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Especialistas afirmam que Super El Niño pode trazer mais ciclones para o Sul do Brasil https://multiversonoticias.com.br/especialistas-afirmam-que-super-el-nino-pode-trazer-mais-ciclones-para-o-sul-do-brasil/ Sun, 24 Sep 2023 23:00:04 +0000 https://multiversonoticias.com.br/especialistas-afirmam-que-super-el-nino-pode-trazer-mais-ciclones-para-o-sul-do-brasil/

Entenda o que pode acontecer com o início desse fenômeno que está preocupando a população brasileira.

O post Especialistas afirmam que Super El Niño pode trazer mais ciclones para o Sul do Brasil apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Super El Niño ainda não começou de verdade. O alerta enfatiza que, apesar dos danos climáticos recentes em partes do Brasil nas últimas semanas, o fenômeno climático ainda não atingiu seu ponto mais crítico.

De acordo com o órgão, situações semelhantes ao mais recente ciclone no Rio Grande do Sul podem ocorrer nos meses seguintes. A previsão aponta chuvas acima da média no sul do Brasil até novembro, com aproximadamente 100 municípios gaúchos já afetados por inundações.

Foto: Olhar Digital/Reprodução

O que pode acontecer com o Super El Niño?

O centro de monitoramento identificou um sistema frontal com características quase estacionárias como o principal causador das chuvas intensas. A combinação de uma frente fria vinda da Argentina com um sistema de baixa pressão atmosférica contribuiu para a ocorrência de chuvas de quase 300 milímetros.

O aumento das temperaturas próximas ao Equador provoca uma maior disparidade térmica entre as regiões equatoriais e polares. Isso acaba resultando em uma maior intensidade e estabilidade nas correntes de vento intensas na alta atmosfera, que controlam as frentes frias.

O El Niño aquece a atmosfera, o que está ligado a outros fenômenos naturais e agrava o aquecimento global. Além disso, essa situação ocorre em meio a uma onda de calor global que, entre 1998 e 2017, resultou na morte de mais de 166 mil pessoas em todo o mundo, de acordo com dados da OMS. Essa onda de calor continua afetando regiões como os Estados Unidos e a Europa, representando uma séria ameaça.

Portanto, se você reside nas regiões que podem ser afetadas, fique atento e, diante de qualquer problema maior, busque ajuda regional. Lembre-se de tomar cuidado com chuvas fortes, correntezas e outros fenômenos. Além disso, esteja atento à meteorologia, que pode auxiliar bastante nessas situações.

O post Especialistas afirmam que Super El Niño pode trazer mais ciclones para o Sul do Brasil apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Risco crescente de catástrofe com armas nucleares é REAL, advertem especialistas https://multiversonoticias.com.br/risco-crescente-de-catastrofe-com-armas-nucleares-e-real-advertem-especialistas/ Tue, 08 Aug 2023 23:21:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/risco-crescente-de-catastrofe-com-armas-nucleares-e-real-advertem-especialistas/

Imagem: Olhar Digital/Reprodução Na última quinta-feira (3/8), mais de 100 revistas médicas do mundo inteiro se uniram para emitir o mesmo alerta: um apelo para toda a população, para que juntos mobilizem as forças mundiais visando à eliminação das armas nucleares. Mesmo grandes revistas consideradas concorrentes acabaram concordando em publicar o mesmo conteúdo. Para essas […]

O post Risco crescente de catástrofe com armas nucleares é REAL, advertem especialistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Imagem: Olhar Digital/Reprodução

Na última quinta-feira (3/8), mais de 100 revistas médicas do mundo inteiro se uniram para emitir o mesmo alerta: um apelo para toda a população, para que juntos mobilizem as forças mundiais visando à eliminação das armas nucleares.

Mesmo grandes revistas consideradas concorrentes acabaram concordando em publicar o mesmo conteúdo. Para essas entidades, o risco de catástrofe nuclear é “grande e crescente”, e é dever dos Estados eliminá-las.

Editorial contra armas nucleares

O editorial foi escrito por 11 importantes editores de revistas médicas bastante conhecidas, como, New England Journal of Medicine, Lancet, BMJ, JAMA e muitas outras.

O texto alerta para o grande risco do uso de armas nucleares, além de comentar sobre os resultados dessas armas, que, para os escritores, seriam “catastróficos para a humanidade”.

A publicação também pede que profissionais da saúde do mundo inteiro alertem os cidadãos e líderes de seus países sobre o perigo que esse tipo de armamento pode trazer para a saúde pública, uma vez que, de acordo com eles, o progresso do debate sobre o tema “tem sido decepcionantemente lento”.

“Os Estados com armas nucleares devem eliminar seus arsenais nucleares antes que nos eliminem”, é uma das frases encontradas em trecho da publicação.

Imagem: Editorial pedindo atenção às armas nucleares; Olhar Digital/Reprodução

Contexto

Nos últimos dias, temos percebido bastantes ameaças a respeito do uso de armas nucleares, e a publicação vem em meio a esse cenário de constante ameaça.

Nesta semana, a Rússia advertiu que poderia empregar armas nucleares caso um ataque de drones da Ucrânia em Moscou tivesse êxito. Além disso, nos últimos meses, a Coreia do Norte continua testando mísseis, comprometendo os esforços de não proliferação de armas nucleares.

O artigo foi publicado na mesma semana em que a revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorre em Viena, na Áustria. Além disso, o domingo também marca o 68º aniversário do lançamento da primeira bomba nuclear, que foi lançada contra civis japoneses em Hiroshima.

Ameaça e importância

De acordo com o representante da Associação Mundial de Editores Médicos, Chris Zielinski, a atitude das revistas concorrentes de se unirem para publicar o mesmo conteúdo demonstra a “extrema urgência da atual crise nuclear”.

Em entrevista para a AFP, o ex-presidente da International Physicians for the Prevention of Nuclear War e coautor do editorial, Ira Helfand, revelou que a possibilidade de uma guerra nuclear acontecer “é real”.

Segundo o editorial, caso 250 das 13 mil armas nucleares do mundo fossem utilizadas, isso já poderia resultar em 120 milhões de mortes, além de causar “perturbações climáticas globais, levando à fome nuclear e colocando em risco dois bilhões de pessoas”.

O post Risco crescente de catástrofe com armas nucleares é REAL, advertem especialistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Alto nível de poluição muda cor do céu em Nova York e preocupa moradores https://multiversonoticias.com.br/alto-nivel-de-poluicao-muda-cor-do-ceu-em-nova-york-e-preocupa-moradores/ Sun, 11 Jun 2023 19:20:03 +0000 https://multiversonoticias.com.br/alto-nivel-de-poluicao-muda-cor-do-ceu-em-nova-york-e-preocupa-moradores/

Alguns acontecimentos que modificam as paisagens naturais das cidades causam certo espanto na população. Algumas dessas alterações são naturais, mas outras são provocadas por ações humanas. Um caso recente deixou os moradores de  Nova York espantados com a coloração do céu. Entenda a seguir o que causou esse estranho fenômeno. Consequências visíveis das ações humanas […]

O post Alto nível de poluição muda cor do céu em Nova York e preocupa moradores apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Alguns acontecimentos que modificam as paisagens naturais das cidades causam certo espanto na população. Algumas dessas alterações são naturais, mas outras são provocadas por ações humanas. Um caso recente deixou os moradores de  Nova York espantados com a coloração do céu.

Entenda a seguir o que causou esse estranho fenômeno.

Consequências visíveis das ações humanas

As mudanças climáticas são consequências do comportamento poluente da população mundial. Embora essa realidade seja reforçada em muitos acontecimentos e catástrofes no decorrer dos anos, ainda assim, a mudança de comportamento das nações é algo que está em processo lento.

Recentemente, uma circunstância deixou os nova-iorquinos espantados com a coloração do céu. Isso porque ele ficou alaranjado, chamando atenção da cidade de Nova York. E o motivo foi a fumaça de um incêndio que ocorreu em Quebec, no Canadá.

As autoridades emitiram um comunicado aos cidadãos canadenses informando sobre a possibilidade de maior incidência de fogo nas regiões com vegetação devido ao calor extremo.

Quais as consequências desse fenômeno?

Além do fato de essa poeira atrapalhar a visão em todos os aspectos, ela reduziu significativamente a qualidade do ar. Essa piora nas condições atmosféricas não se limitou a Nova York, pois também avançou para o nordeste do país.

Por esse motivo, especialistas classificaram a cidade como a mais poluída do mundo, e a Agência de Proteção Ambiental emitiu alerta grave, denominado “Código Marrom”. De acordo com a EPA, o índice chegou a 392, o que indica grande número de partículas finas.

A principal preocupação para a população é a possibilidade de as micropartículas entrarem na corrente sanguínea e nas vias respiratórias, o que torna a poluição ainda mais potente. Por esse motivo, a recomendação geral é a permanência nas residências, evitando qualquer tipo de atividade ao ar livre.

Até a melhora da situação, os nova-iorquinos precisam se manter protegidos para evitar danos. Além disso, a previsão, de acordo com os estudiosos, é de que esse fenômeno desapareça aos poucos.

O post Alto nível de poluição muda cor do céu em Nova York e preocupa moradores apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Vulcões do fim do mundo: em caso de erupção, eles causariam verdadeiras catástrofes! https://multiversonoticias.com.br/o-perigo-dos-vulcoes-do-estreito-de-malaca/ Thu, 09 Mar 2023 16:47:24 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=111121

A região do estreito de Malaca é muito importante para a economia global. Porém, ela também pode ser responsável pelo caos global. Mas por quê? A região também reúne os vulcões ativos e terremotos recentes do planeta. A importância econômica da região se deve ao fluxo de cargas que transitam por ela. No estreito de […]

O post Vulcões do fim do mundo: em caso de erupção, eles causariam verdadeiras catástrofes! apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A região do estreito de Malaca é muito importante para a economia global. Porém, ela também pode ser responsável pelo caos global. Mas por quê? A região também reúne os vulcões ativos e terremotos recentes do planeta.

A importância econômica da região se deve ao fluxo de cargas que transitam por ela. No estreito de Malaca, passam grãos, petróleo bruto e todo tipo de commodity, representando 40% do comércio mundial. Ao todo, noventa mil navios passam pela região todos os anos.

Mas a riqueza não está somente sob a água, isso porque o leito do oceano também é responsável por ser caminho para cabos submarinos de internet que conectam o mundo todo.

Por isso, pesquisadores alertam para o perigo de um desastre natural, como os vulcões da região entrarem em erupção ou ocorrer um terremoto. Isso traria consequências para o mundo todo.

Mais sobre o estreito de Malaca

De acordo com relatórios da Organização Mundial do Comércio (OMC), da Administração de Informações de Energia, nos Estados Unidos, e do Centro de Estudos sobre Assuntos Externos Chatham House, em Londres, a região é classificada como um ponto de estrangulamento.

Mas o que isso quer dizer? A palavra “estreito” já nos faz pensar em um ambiente pequeno e de pouco espaço. Tendo isso em mente, a classificação fica mais evidente.

Então, um ponto de estrangulamento é um ponto de congestionamento natural ao longo de duas passagens de navegação amplas e importantes. Esses locais são naturalmente canais estreitos de transporte com alto tráfego, isso acontece por conta de suas localizações estratégicas.

Imagem: Alamy – Tecnologia de rastreamento revela volume de tráfego de navios no estreito de Malaca/Reprodução

O estreito de Malaca é a principal via de navegação entre os oceanos Índico e Pacífico. Sua importância econômica e estratégica se deve ao fato de ela ligar as principais economias asiáticas, como Índia, China, Japão e Coreia do Sul.

Os vulcões do fim do mundo

O fluído e importante fluxo de navegação do estreito de Malaca são ameaçados pelo delicado equilíbrio natural da região. Existem uma faixa de atividade sísmica (terremotos) e diversos vulcões ao longo do curso da fossa Sunda, na costa de Sumatra e na parte sul da ilha de Java.

Caso os terremotos da região induzissem atividades vulcânicas, causariam um efeito em cadeia de consequências econômico-ambientais que afetariam o mundo todo. Para você ter uma ideia do risco, faremos uma lista dos vulcões da região, é quase um campo minado, veja:

  • Monte Semeru (Java);
  • Monte Merapi (Java);
  • Monte Cracatoa (Sunda);
  • Monte Tambora (Sunda); e
  • Monte Marapi (Sumatra).

A erupções desses vulcões localizados na região do estreito de Malaca poderiam causar tsunamis. Assim, os tremores da atividade vulcânica sacudiriam as cidades da região. O tráfego aéreo no estreito seria suspenso.

Além disso, nuvens de sedimentos agitados movimentando em alta velocidade causariam correntes de turbidez, que romperiam os cabos da internet. E o trajeto de navegação seria redirecionado, impactando todas as economias globais.

O post Vulcões do fim do mundo: em caso de erupção, eles causariam verdadeiras catástrofes! apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Sinistro: vidente que previu o 11 de setembro está certa em nova previsão? https://multiversonoticias.com.br/vidente-que-previu-o-11-de-setembro-esta-certa-em-nova-previsao/ Sat, 31 Dec 2022 10:33:10 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=82259

Mesmo que muitos não acreditem na previsão, isso não significa que ela não possa acontecer. Saiba mais e confira os detalhes do caso.

O post Sinistro: vidente que previu o 11 de setembro está certa em nova previsão? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O sonho de muitas pessoas é saber o que o futuro tem reservado para elas. No entanto, podemos afirmar que nem sempre as notícias são boas, já outros poderiam tirar a sorte grande.

Muitos foram os nomes que, durante a pandemia da covid-19, se levantaram e afirmaram ter previsto um período como aquele, no qual estávamos vivendo. Porém, nem todos são sinceros, pois apenas desejavam estar sob os holofotes.

Mas, dentre tantos como essas pessoas, eis que uma mulher com nome Baba Vanga chamou a atenção de todos após ter previsto o trágico episódio no dia 11 de setembro de 2001, momento em que as Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, foram derrubadas devido a um ataque terrorista.

O evento acabou matando muitas pessoas e deixando outras órfãs e desamparadas.

Baba Vanga, que, na verdade, se chamava Vangelia Gushterova, infelizmente, faleceu há 25 anos, porém, isso não impediu que algo acontecesse em Nova York.

Imagem: Reprodução

Uma nova previsão

Após o acontecimento trágico de 11 de setembro, as pessoas começaram a ficar mais atentas e acompanhar os escritos deixados por Baba Vanga antes de morrer, pois ela, que era cega, tinha, aparentemente, uma incrível sabedoria.

A búlgara teria feito diversas previsões, em especial até 5078, que, segundo a vidente, será o ano em que toda a humanidade terá seu fim.

E nem o ano de 2023 foi capaz de escapar de suas previsões. Pois, conforme a vidente búlgara, será o ano em que acontecerá uma explosão nuclear, além de testes com armas biológicas. Como se não bastasse, se acontecer, seria o momento final da geração de novos seres humanos por meios naturais.

Porém, não é tudo. Isso porque a vidente búlgara ainda havia predito que algo muito mais assustador aconteceria, algo grande e poderoso já usado durante a Segunda Guerra Mundial.

O post Sinistro: vidente que previu o 11 de setembro está certa em nova previsão? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Nova tecnologia será capaz de prever e evitar desastres naturais https://multiversonoticias.com.br/nova-tecnologia-sera-capaz-de-prever-e-evitar-desastres/ Wed, 21 Dec 2022 22:48:04 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=78938

As máquinas estão se tornando cada vez mais inteligentes graças ao ser humano e, agora, cientistas acreditam que podem até mesmo evitar desastres.

O post Nova tecnologia será capaz de prever e evitar desastres naturais apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Uma realidade em que computadores são capazes de prever acontecimentos futuros era algo somente previsto em filmes de Hollywood, porém, agora, as coisas podem ser diferentes graças a uma pesquisa encabeçada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology, em inglês, conhecido com MIT).

Contudo, o MIT não está sozinho, pois está desenvolvendo novas pesquisas relacionadas ao assunto em companhia da Universidade de Brown, de Providence, Rhode Island.

A ideia de conseguir analisar o momento em que determinados acontecimentos podem ocorrer, como pandemia, terremoto, guerras e muitos outros exemplos, não era algo palpável para que uma máquina conseguisse prevê-los, afinal eles não possuem um período específico para acontecerem, pelo contrário.

Confira um trecho mencionado por George Karniadakis, um dos professores da Universidade de Brown, que também é o autor desse estudo, abordando o assunto.

“Uma explosão de pandemia como o COVID-19, desastre ambiental no Golfo do México, um terremoto, grandes incêndios florestais na Califórnia, uma onda de 30 metros que vira um navio – esses são eventos raros e, por serem raros, não têm muitos dados históricos.”

Karniadakis indaga, ainda:

“Não temos amostras suficientes do passado para prever o futuro. A questão é: quais são os melhores dados possíveis que podemos usar para minimizar o número de pontos de dados de que precisamos?”

Após muitas pesquisas relacionadas ao assunto, os cientistas que fazem parte desse projeto conseguiram encontrar um algoritmo que tem a capacidade de realizar uma previsão, sem obter um grande número de informações a respeito do assunto, parte essencial para resolver o problema em questão.

Isso só foi possível graças a uma tecnologia utilizada em equipamentos de alto nível desenvolvidos pela Universidade de Brown, capaz de realizar uma breve previsão, trazendo, ainda, quais seriam as probabilidades de um determinado evento ocorrer, chegando até fornecer informações sobre desastres naturais, como maremotos e terremotos.

Como isso funciona?

A resposta esperada pelos cientistas surge após a aplicação de uma técnica intitulada “aprendizado ativo”, e, de alguma maneira, as informações fornecidas ao equipamento fazem ele aprender a respeito do que foi dito, o que o torna capaz de fornecer dados importantes a respeito do assunto. Em outras palavras, ele torna o pouco em muito.

Ligado a essa tecnologia, está um modelo chamado “DeepOnet”, que nada mais é do que uma Inteligência Artificial aprimorada que consegue processar grandes conjuntos de dados em uma velocidade extremamente acelerada, que calculam a probabilidade de um determinado acontecimento.

O post Nova tecnologia será capaz de prever e evitar desastres naturais apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>