Arquivos Camada de Ozônio - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/camada-de-ozonio/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Sun, 29 Oct 2023 11:40:05 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Consequências globais: erupção do vulcão em Tonga afetou a camada de ozônio https://multiversonoticias.com.br/consequencias-globais-erupcao-do-vulcao-em-tonga-afetou-a-camada-de-ozonio/ Sun, 29 Oct 2023 11:41:04 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=177800

A erupção vulcânica em Tonga teve impactos significativos na camada de ozônio, levantando preocupações sobre a sua integridade.

O post Consequências globais: erupção do vulcão em Tonga afetou a camada de ozônio apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A erupção de um vulcão em Tonga não apenas abalou a paisagem local, mas também teve repercussões significativas na atmosfera global. Este evento vulcânico de grande magnitude causou danos à camada de ozônio, um componente crucial da nossa proteção contra os raios ultravioleta e prejudiciais do sol.

Em janeiro do ano passado, a erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apai no Oceano Pacífico Sul resultou na liberação recorde de vapor d’água na atmosfera, causando a destruição parcial da camada de ozônio devido a reações químicas. As causas da erupção ainda estão em investigação.

Erupção no vulcão de Tonga teve consequências para a camada de ozônio

Imagem: 1NewsNZ/Twitter

Um estudo publicado na revista Science confirmou a destruição da camada de ozônio devido à erupção vulcânica em Tonga, que liberou uma quantidade sem precedentes de vapor d’água na estratosfera, estimada em 150 megatoneladas. Isso resultou em uma rápida redução de 5% da camada de ozônio na região do Pacífico.

Além disso, a erupção causou ondas gigantes, tempestades intensas com raios frequentes e interferiu com satélites devido à formação de compostos de cloro, como o monóxido de cloro, que podem danificar a camada de ozônio.

Laura Revell, professora associada da University of Canterbury, na Nova Zelândia, explica que:

“Grandes erupções vulcânicas podem injetar gases e partículas na estratosfera, onde reside a camada de ozônio. Por isso, é bastante comum observar perdas a curto prazo após uma grande erupção, como resultado de reações envolvendo aerossol vulcânico e cloro.”

No entanto, a questão que continua a demandar uma investigação mais aprofundada é a de como essa destruição ocorreu de forma tão rápida. Olaf Morgenstern, cientista do National Institute of Water and Atmospheric Research (NIWA), diz que:

“Em particular, a velocidade da destruição da camada de ozônio observada desafia a nossa compreensão da química que ocorre nas superfícies destas partículas e gotículas.”

Apesar da intensidade inicial, a destruição causada pela erupção diminuiu antes do final de janeiro daquele ano, mas os efeitos da liberação de vapor de água na estratosfera persistirão por um período prolongado. Neste sentido, Revell comenta que:

“O aumento do vapor d’água pode persistir por vários anos ainda.”

Entender o impacto desse desdobramento — que deve se assemelhar ao de outros casos de erupções no futuro — demandará atividades contínuas de monitoramento atmosférico. Entre as possíveis complicações, está o aumento da temperatura até a dissipação total do gás.

O post Consequências globais: erupção do vulcão em Tonga afetou a camada de ozônio apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
3 vezes maior que o Brasil: tamanho do buraco na camada de ozônio preocupa cientistas https://multiversonoticias.com.br/3-vezes-maior-que-o-brasil-tamanho-do-buraco-na-camada-de-ozonio-preocupa-cientistas/ Tue, 17 Oct 2023 23:02:41 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=175762

O buraco na camada de ozônio sobre a Antártica atingiu três vezes o tamanho do Brasil em setembro, surpreendendo negativamente os cientistas.

O post 3 vezes maior que o Brasil: tamanho do buraco na camada de ozônio preocupa cientistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A camada de ozônio, uma das defesas naturais da Terra contra a radiação ultravioleta prejudicial do Sol, tem sido alvo de preocupação devido ao alarmante aumento do buraco na ozonosfera sobre a Antártica.

As observações feitas pelo satélite Copernicus Sentinel-5P da Agência Espacial Europeia (ESA) revelaram que o buraco atingiu uma área cerca de três vezes o tamanho do Brasil em meados de setembro, totalizando cerca de 26 milhões de quilômetros quadrados.

Embora a expansão sazonal desse fenômeno seja conhecida, a magnitude do aumento deste ano é uma fonte de preocupação e de questionamentos por parte dos cientistas.

A dimensão assustadora do buraco na camada de ozônio

O buraco na camada de ozônio é um fenômeno que ocorre sazonalmente, sendo mais acentuado entre o final de setembro e o início de outubro. Isso se deve ao resfriamento nos meses anteriores, o que facilita as reações químicas que levam à destruição do ozônio.

Com a chegada da primavera e o aumento das temperaturas no Hemisfério Sul, o vórtice polar, que concentra o ar frio sobre a Antártica, se desintegra e os níveis de ozônio retornam ao normal até o final de dezembro.

Imagem: Yandex/Reprodução

No entanto, este ano chamou a atenção dos cientistas, pois o aumento do buraco na camada de ozônio começou mais cedo do que o esperado.

Especialistas do Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus da ESA notaram um rápido crescimento desde meados de agosto. Isso levanta questões sobre as causas desse aumento e suas implicações.

O porquê do aumento

Uma das teorias para explicar o tamanho excepcional do buraco na camada de ozônio neste ano está relacionada a uma erupção vulcânica.

Em janeiro de 2022, o vulcão Hunga Tonga entrou em erupção, liberando um excesso de vapor de água na atmosfera. Surpreendentemente, essa emissão de vapor ocorreu após o término do buraco na camada de ozônio em 2022.

Os cientistas acreditam que o vapor de água liberado pela erupção do vulcão possa ter aumentado a formação de nuvens estratosféricas polares.

Essas nuvens estratosféricas polares são onde os clorofluorcarbonetos (CFCs) podem reagir e acelerar a destruição da camada de ozônio.

Além disso, a presença do vapor de água contribui para o resfriamento da estratosfera antártica, o que, por sua vez, intensifica a formação dessas nuvens e fortalece o vórtice polar.

Será que ainda há caminhos possíveis?

O Protocolo de Montreal, estabelecido em 1987, proibiu o uso de substâncias prejudiciais à camada de ozônio, como os clorofluorcarbonetos. No entanto, mesmo após a proibição, o buraco na camada de ozônio persiste e, provavelmente, a camada de ozônio não voltará ao seu estado original antes de 2050.

O aumento do buraco na camada de ozônio destaca a complexidade das interações atmosféricas e a necessidade contínua de monitoramento e ação para proteger nossa atmosfera.

Enquanto os cientistas buscam entender o fenômeno deste ano, os esforços para mitigar as emissões de substâncias prejudiciais à camada de ozônio continuam sendo uma prioridade para preservar a saúde do nosso planeta.

O tamanho anormal do buraco na camada de ozônio este ano é um lembrete da importância de permanecermos vigilantes em relação às mudanças climáticas e aos impactos que elas podem ter em nosso ambiente e saúde.

O post 3 vezes maior que o Brasil: tamanho do buraco na camada de ozônio preocupa cientistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
ONU anuncia que camada de ozônio pode estar totalmente recuperada até 2066 https://multiversonoticias.com.br/onu-anuncia-que-camada-de-ozonio-pode-estar-recuperada-ate-2066/ Fri, 13 Jan 2023 22:50:44 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=88442

Recentemente, foi revelado um relatório que analisa a previsão de reconstrução total da camada de ozônio até 2066.

O post ONU anuncia que camada de ozônio pode estar totalmente recuperada até 2066 apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Os problemas derivados da industrialização das cidades estão se tornando cada vez mais severos diante da complicação que é vista nos fatores climáticos e no aquecimento global.

Ainda assim, nem todas as notícias são tristes. Segundo um relatório revelado pela Organização das Nações Unidas (ONU), até o ano de 2066 toda camada de ozônio deve ter se recuperado.

O reparo natural dessa camada atmosférica se dá através das políticas ecológicas e da proibição do uso de substâncias químicas que alteram a composição do ozônio, desfazendo a camada e abrindo um buraco em sua estrutura.

Deve ser entendido que a camada de ozônio é responsável pela filtragem da radiação solar e dos raios UV, que são prejudiciais para as formas de vida.

O acordo estabelecido pelo grupo de assessores do Protocolo de Montreal determinou, em 1989, que todos os produtos químicos prejudiciais deveriam ser proibidos, protegendo, assim, a estrutura da camada para que naturalmente pudesse se regenerar.

Então, a boa notícia é que a política de preservação está mostrando resultados e, logo, devermos ter a fissura totalmente selada.

De acordo com o relatório revelado nesta segunda feira pela ONU, cerca de 99% dos produtos proibidos já pararam de ser utilizados pelas empresas. Graças a esse movimento em prol de uma política ambiental e com foco em proteger o planeta, espera-se que teremos um prejuízo revertido dentro de algumas décadas.

O relatório da equipe que monitora a camada revela que, até 2066, todo dano que se tinha em 1980 será revertido. Os detalhes apontam que a recuperação mais rápida em todo mundo será a partir de 2040 no Ártico a partir de 2045.

Essa noticia foi chamada de “fantástica” pela secretária executiva da Secretaria de Ozônio do Programa Ambiental da ONU. De acordo com Meg Seki:

“O impacto que o Protocolo de Montreal teve na mitigação das mudanças climáticas não pode ser ignorado. Nos últimos 35 anos, o Protocolo tem sido um verdadeiro defensor do meio ambiente.”

Ainda que grandes avanços sejam dados, é preciso fazer ainda mais para preservar a qualidade de vida aqui no planeta Terra. É estudado reduzir ainda mais substâncias químicas, como também injetar hidrofluorcarbonos (HFCs), que devem controlar a luz solar e reduzir o aumento do aquecimento global.

Existe uma luta por todos no planeta. Por isso, não deixe de cuidar o máximo que puder, toda ajuda para combater as graves mudanças climáticas é totalmente efetiva. Essa notícia dada pela ONU é incrível e dá mais esperança de dias melhores e mais sustentáveis.

O post ONU anuncia que camada de ozônio pode estar totalmente recuperada até 2066 apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>