Arquivos Bolhas de Fermi - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/bolhas-de-fermi/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Mon, 30 Jan 2023 07:27:04 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Bolhas de Fermi: a descoberta astronômica que segue sem explicação há 13 anos https://multiversonoticias.com.br/entenda-a-teoria-por-tras-das-bolhas-de-fermi/ Tue, 24 Jan 2023 11:37:53 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=93013

Conhecida como 'Fermi Bubbles' (ou 'Bolhas de Fermi'), a curiosa estrutura no centro da Via Láctea ainda não possui uma origem confirmada.

O post Bolhas de Fermi: a descoberta astronômica que segue sem explicação há 13 anos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Desde que começaram as pesquisas espaciais em busca de novos conhecimentos sobre o universo, diversas estruturas astronômicas foram observadas pelos telescópios e sondas espalhadas pelo espaço.

Há cerca de 13 anos, o Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi fez uma descoberta de dois fenômenos em nossa galáxia que intrigam a comunidade científica sobre sua origem.

Chamada de “Fermi Bubbles” (ou “Bolhas de Fermi“), essa estrutura é composta por gás e poeira, que formam duas bolhas gigantes e liberam radiação gama. Centralizadas no cerne da galáxia, elas apresentam uma estrutura de bolhas para cima e para baixo ao plano da Via Láctea.

Você pode conferir como funciona a estrutura das “Fermi Bubbles” na imagem abaixo. Nela, é visível que as gigantescas massas de poeira e gás podem chegar a 25.000 anos-luz cada uma. Ainda que sua origem seja desconhecida, a formação libera energia constantemente até a frequência mais alta: os raios gama.

Confira as Bolhas de Fermi na imagem abaixo:

Foto: Reprodução/NASA

Como é possível analisar na imagem, são duas gigantescas massas que expelem energia consecutivamente pela extensão total de 50.000 anos-luz. Segundo um relatório do IceCube Neutrino Observatory, que fica localizado na Antártica, foram localizados cerca de 10 super neutrinos de alta energia que se originaram dessas bolhas gigantescas.

É um enorme mistério de onde vem a energia emanada dessas bolhas, já que as partículas de raios cósmicos ao interagirem com o material espacial produzem alta energia, conhecida como raios gama, que espalham brilhos intensos. Contudo, a energia gama liberada pelas bolhas é maior do que em toda a galáxia.

Suposições da origem das Bolhas de Fermi

A teoria mais aceita pela comunidade científica é a de que as Bolhas de Fermi estão diretamente relacionadas com o buraco negro supermassivo que existe no centro da galáxia. Essa relação é a mais aceita devido aos conhecimentos sobre como funciona a pressão exercida pela massa gravitacional e o horizonte de eventos.

Sendo um produto de Sagitário A, é possível que o funcionamento seja igual ao de outras galáxias, onde os buracos negros, ao absorverem grandes massas, liberam jatos de energia e luz, o que condiz diretamente com a estrutura das bolhas, onde há 25.000 anos-luz de distância para ambos os lados.

Além de acreditar que o buraco negro supermassivo da Via Láctea tenha puxado grandes massas de energia e alimentado essa estrutura com energia constante há milhões de anos, também é possível que uma estrela gigante tenha se aproximado demais do campo gravitacional e, ao ser puxada para o centro, liberou essa onda de energia.

De toda forma, são hipóteses que trabalham conjuntas à relatividade dos buracos negros. O evento que originou a estrutura ainda é desconhecido, contudo, segue sendo provável que as Bolhas de Fermi sejam um produto do material suprimido pela gravidade de Sagitário A.

O post Bolhas de Fermi: a descoberta astronômica que segue sem explicação há 13 anos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>