Arquivos Barba - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/barba/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Mon, 11 Dec 2023 17:40:06 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Entenda o significado das cores vermelho, azul e branco nas barbearias https://multiversonoticias.com.br/entenda-o-significado-das-cores-vermelho-azul-e-branco-nas-barbearias/ Mon, 11 Dec 2023 17:43:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=185684

O poste giratório é uma característica desses ambientes e não está lá à toa.

O post Entenda o significado das cores vermelho, azul e branco nas barbearias apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Já parou para pensar sobre o significado das cores — vermelho, branco e azul — nos postes das barbearias?

Os postes giratórios coloridos são bastante comuns, aparecendo não só em filmes, mas também na vida cotidiana.

Você nota as cores não apenas nesses objetos, e também nas paredes, cadeiras e outros itens das barbearias.

Mas, afinal, qual é a história por trás dessas cores marcantes nesses lugares?

A tradição dos postes em barbearias tem raízes na Idade Média. Naquela época, os barbeiros não só cuidavam de cabelos, mas também realizavam tarefas como extração de dentes e pequenas cirurgias.

E os postes? Eles eram utilizados para pendurar os panos ensanguentados após esses procedimentos.

Interessante, né? Naquele período, esses profissionais não tinham um local fixo, então eles viajavam de cidade em cidade oferecendo seus serviços.

E sabe como eles eram reconhecidos? Pelas toalhas manchadas de sangue penduradas nos postes.

Além disso, o item simbolizava o bastão que os clientes seguravam na hora de fazer sangrias durante as cirurgias. Era uma simbologia bastante peculiar na época!

Já reparou nessas cores? – Foto: Internet/Reprodução.

Mas e as cores? O que significam?

E o que essas cores nos postes das barbearias representam?

Seguindo o contexto histórico, o vermelho simboliza o sangue dos pacientes; o branco as ataduras usadas para conter o sangramento; já o azul remete às veias cortadas. É uma forma de aludir aos elementos ligados aos procedimentos realizados na época.

Sim, é interessante como o azul pode ter sido incorporado como um gesto patriótico em alguns lugares, como França, Reino Unido e Estados Unidos, já que tais cores estão presentes nas suas bandeiras. É uma conexão curiosa entre a simbologia das barbearias e os símbolos nacionais.

Outras curiosidades

A história do poste giratório não é a única curiosidade acerca das barbearias, pelo contrário, esses empreendimentos têm uma história rica e intrigante.

Seu aparecimento remonta a tempos antigos, quando rituais de cuidados com a barba eram comuns entre egípcios e babilônios, evidenciando status e poder.

Na Roma antiga, as barbearias eram centros sociais, onde debates políticos e filosóficos aconteciam.

No século XIX, os estabelecimentos ganharam popularidade com o surgimento da navalha de segurança, tornando os cuidados masculinos mais acessíveis. Mas, com a ascensão das lâminas descartáveis, as barbearias declinaram.

Recentemente, ressurgiram como espaços de tradição, oferecendo não apenas cortes, mas também um ambiente de camaradagem masculina.

Assim a arte da barbearia evoluiu, fundindo técnicas antigas com toques modernos, mantendo viva uma tradição milenar.

O post Entenda o significado das cores vermelho, azul e branco nas barbearias apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Barbas e bigodes têm história BIZARRA que pouca gente conhece https://multiversonoticias.com.br/barbas-e-bigodes-tem-historia-bizarra-que-pouca-gente-conhece/ Sun, 12 Nov 2023 15:39:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/barbas-e-bigodes-tem-historia-bizarra-que-pouca-gente-conhece/

A naturalidade com que se vê uma barba hoje não é a mesma do passado. Ela chegou a ser proibida em exércitos da Grécia e Roma antigas.

O post Barbas e bigodes têm história BIZARRA que pouca gente conhece apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A história de barbas e bigodes é mais impressionante do que você pode imaginar, remontando a episódios históricos de mais de 2 mil anos atrás.

Elas foram colocadas no centro da história, depois que as tropas de Alexandre, o Grande, ficaram em desvantagem numérica durante uma batalha crucial na Ásia.

O imperador percebeu que estava fácil demais para os inimigos derrotarem seu exército, pois eles estavam agarrando os soldados pela barba. Ao notar isso, Alexandre ordenou que toda a tropa se barbeasse.

A medida foi suficiente para gerar um tremendo sucesso de Alexandre no campo de batalha e tornou-se tendência entre os gregos e romanos pelos 400 anos seguintes.

A informação foi divulgada pelo historiador Christopher Oldstone-Moore, que escreveu um livro sobre a história dos pelos faciais.

Barba pequena virou sinônimo de sucesso nas batalhas do período macedônico. Foto: Reprodução

Virada de comportamento

A ordem de Alexandre, o Grande, é considerada, pelo pesquisador, um ponto de virada na evolução histórica das barbas e bigodes.

Ele faz uma conexão interessante em seu livro: “a história dos homens está literalmente escrita em seus rostos”, escreve.

Essa constatação é suficiente para afirmar que, bem antes dos movimentos modernos No-Shave November ou Movember, que visam promover a investigação do câncer e outras causas, a tendência já existia.

As escolhas e definições sobre os pelos faciais aumentaram e diminuíram ao longo do tempo, conforme a importância e o significado social de estar barbeado ou de bigode.

Elas foram significativas, por exemplo, para a identificação de comunidades e religiões no mundo todo.

O ato de se barbear

Retirar a barba é algo que surgiu no período dos sumérios e egípcios. Eles usavam navalhas de cobre e bronze para raspar os pelos, por mais que a maioria dos homens preferisse manter como estava.

Os pelos no rosto foram e ainda são associados à masculinidade e, até mesmo, ao poder patriarcal. No Egito antigo, por exemplo, faraós chegaram a usar barbas artificiais para simbolizar o poder.

O historiador Will Fischer analisou centenas de fotos de homens europeus, registradas entre 1500 e 1600.

Para cada indivíduo sem barba, havia outros dez com barba, e nos mais variados estilos: corte quadrado, fino, angular e até o chamado “rabo de andorinha”.

Relação com a saúde

A questão foi analisada, também, sob a perspectiva da medicina. Médicos da Renascença chegaram a escrever que a barba estava diretamente ligada à produção de sêmen.

Essa ideia, inclusive, era algo que havia sido cogitado também por cientistas da Grécia. Eles diziam que os homens tinham um “calor vital” que influenciava no tamanho, na força e na pilosidade da barba.

Por volta do ano de 1160, a alemã Hildegard de Bingen afirmou que os pelos faciais nasciam, especialmente, ao redor da boca, e não na testa, por causa do “hálito quente dos homens”.

Já em 1700, alguns séculos depois, o ato de barbear voltou a ser de bom tom e um comportamento quase obrigatório, pois era visto como algo respeitoso e de cavalheirismo.

No local de trabalho

A situação se estendeu até o início de 1900, quando os locais de trabalho também regulamentaram a manutenção de pelos faciais. Fazer a barba era considerado um sinal de profissionalismo e higiene.

Nos Estados Unidos, o tema se tornou pauta até na Suprema Corte e motivou movimentos de rebeldia por parte de trabalhadores que não queriam seguir as regras estipuladas pelos empregadores.

Hoje, a situação é bem diferente. A relação com a barba tornou-se algo mais natural e menos debatida. A liberdade é maior e existe, inclusive, uma grande variedade de produtos e serviços voltados para a barba masculina.

O post Barbas e bigodes têm história BIZARRA que pouca gente conhece apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Mudança radical: vilão de Sonic surpreende fãs ao surgir sem bigode https://multiversonoticias.com.br/mudanca-radical-vilao-de-sonic-surpreende-fas-ao-surgir-sem-bigode/ Thu, 02 Nov 2023 12:42:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=178594

Após três décadas, Dr. Eggman raspa seu icônico bigode em apoio ao movimento Novembro Azul e à conscientização sobre a saúde dos homens.

O post Mudança radical: vilão de Sonic surpreende fãs ao surgir sem bigode apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A imagem icônica do vilão de longa data dos jogos da série Sonic the Hedgehog, Dr. Eggman, sempre foi associada a seu extravagante bigode, que lhe conferia uma aparência distintiva e ameaçadora. Seu bigode se tornou uma marca registrada e faz parte de sua aparência de vilão.

No entanto, em um evento surpreendente que chocou os fãs da franquia, Dr. Eggman, também conhecido como Dr. Robotnik, tomou uma decisão inusitada e ousada: raspou o bigode que o acompanhou por três décadas.

No entanto, por trás dessa mudança radical, está uma causa nobre destinada, principalmente, para os homens.

Dr. Eggman em prol da campanha do Novembro Azul

Imagem: PSX Brasil/Reprodução

“Sonic the Hedgehog” realizou uma brincadeira intrigante em suas redes sociais. Em uma publicação misteriosa, a empresa apresentou uma imagem do Dr. Eggman, um dos vilões mais emblemáticos dos jogos eletrônicos, desprovido de seu icônico bigode.

O motivo por trás dessa mudança inesperada não era uma simples piada, e sim uma maneira de apoiar uma causa importante: a saúde do homem.

A imagem sem bigode de Dr. Eggman foi compartilhada como parte do movimento Novembro Azul, que é uma iniciativa reconhecida internacionalmente para aumentar a conscientização sobre questões de saúde masculina, especialmente o câncer de próstata.

No exterior, o movimento é conhecido como “Movember,” uma combinação das palavras “moustache” (bigode) e “November” (novembro).

Essa iniciativa é uma demonstração de coragem e incentivo de um forte personagem do universo dos games. Assumir uma postura pública sobre um tema tão importante, mesmo que de maneira lúdica, requer coragem, pois envolve o risco de receber críticas ou desentendimentos do público.

Contudo, no caso do vilão de Sonic, o resultado agradou ao público com seu novo visual.

“Dr. Eggman está… fazendo a barba?! 🤔 Que aparência! Eggman se junta ao movimento Movember em apoio à saúde dos homens, dizendo adeus ao seu icônico bigode pela primeira vez em mais de 30 anos.”

O post Mudança radical: vilão de Sonic surpreende fãs ao surgir sem bigode apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
“Barba, Cabelo e Bigode” chega repleto de representatividade https://multiversonoticias.com.br/barba-cabelo-e-bigode-chega-repleto-de-representatividade/ Tue, 02 Aug 2022 20:02:47 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=49871

Recentemente, estreou o filme “Barba, Cabelo e Bigode” no catálogo da gigante do streaming, Netflix. A comédia, em poucos dias, marca a plataforma, trazendo uma narrativa importante e necessária sobre a valorização do cabelo afro. Leia mais: Elvis mostra um pouco da trajetória dos pioneiros negros do rock  O enredo propõe, de forma leve e descontraída, […]

O post “Barba, Cabelo e Bigode” chega repleto de representatividade apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Recentemente, estreou o filme “Barba, Cabelo e Bigode” no catálogo da gigante do streaming, Netflix. A comédia, em poucos dias, marca a plataforma, trazendo uma narrativa importante e necessária sobre a valorização do cabelo afro.

Leia mais: Elvis mostra um pouco da trajetória dos pioneiros negros do rock 

O enredo propõe, de forma leve e descontraída, contar a vida de um rapaz periférico, que enfrenta dilemas da vida após o término dos estudos. Richardsson, interpretado pelo ex-bbb Lucas Penteado, é um rapaz negro que vai ajudar sua mãe no salão que mantém no bairro da Penha, no Rio de Janeiro.

Sob a direção de Rodrigo França, que também é um ex-bbb, o longa conta com a participação de um elenco repleto de representatividade:

Juliana Alves, Solange Couto, Serjão Loroza e MV Bill, MC Carol, Yuri Marçal, MC Rebecca, Jeniffer Dias, Leandro Santanna, Nando Cunha,Neuza Borges, Xando Graça, Luana Xavier e Bruno Jablonski.

Leticia Prisco assina a co-direção do filme, que é roteirizado por Anderson França, Marcelo Andrade e Silvio Guindane.

A comédia é uma importante produção para os movimentos pretos e para a representatividade negra em produções cinematográficas. O enredo, que discute o cabelo afro, é um importante conquista para jovens na mesma condição

O cabelo é um código enorme que nós temos quando você fala de periferia, subúrbio e negritude. Ele que tantas vezes foi preterido, modificado. Trazer isso é um elemento de força, de poder“, explica o diretor.

A gente trabalha com signos e símbolos. Falar sobre narrativas a partir de construções de sujeitos, valores sociais difundidos no cinema, na novela. Se eu coloco, num filme, que um determinado cabelo é bonito, tem milhares de pessoas que vão acreditar nisso” afirma Rodrigo sobre a produção.

O post “Barba, Cabelo e Bigode” chega repleto de representatividade apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>