Arquivos Atividade Cerebral - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/atividade-cerebral/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Wed, 15 Nov 2023 21:20:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Fruta que reduz risco de demência: você sabe qual é? https://multiversonoticias.com.br/fruta-que-reduz-risco-de-demencia-voce-sabe-qual-e/ Wed, 15 Nov 2023 21:19:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/fruta-que-reduz-risco-de-demencia-voce-sabe-qual-e/

Pesquisadores revelam que o consumo diário dessa fruta pode melhorar o humor e prevenir o declínio cognitivo.

O post Fruta que reduz risco de demência: você sabe qual é? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Recentes pesquisas da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, revelam uma possível ligação entre o consumo de morangos e a prevenção do declínio cognitivo.

O estudo, publicado em 19 de outubro na revista “Nutrientes”, sugere que o consumo de uma xícara de morangos diariamente pode trazer benefícios significativos para o humor e reduzir o risco de demência.

Fruta previne o declínio cognitivo

Ao longo de 12 semanas, os pesquisadores concentraram-se em voluntários de meia-idade e com sobrepeso, administrando suplementos feitos com extrato de morangos.

A concentração de nutrientes desses suplementos era equivalente à de uma xícara da fruta.

O objetivo era avaliar se essa mudança na dieta poderia influenciar positivamente o desempenho cognitivo e a saúde metabólica dos indivíduos. Este período da vida é marcado por um declínio natural na memória.

Adicionalmente, condições como excesso de gordura abdominal, resistência à insulina e obesidade podem intensificar a inflamação no organismo, afetando inclusive o cérebro.

Imagem: Maria Uspenskaya/Getty Images Pro

No estudo, foram selecionados 30 adultos entre 50 e 65 anos, todos com comprometimento cognitivo leve e índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25.

Antes do início do experimento, foi solicitado que eles evitassem o consumo de frutas vermelhas por duas semanas.

Durante as 12 semanas de pesquisa, metade dos participantes recebeu diariamente 13 gramas do suplemento em pó, enquanto a outra metade recebeu um placebo.

Foram realizados testes cognitivos antes e após o consumo do suplemento, avaliando habilidades como controle e regulação de pensamentos, emoções e atitudes em situações de conflito ou distração.

Também foram observadas a capacidade de memorização de palavras, a função da memória de longo prazo e o estado de humor dos voluntários.

Os resultados indicaram que os participantes que receberam placebo não apresentaram melhorias significativas em testes de memória e concentração.

Por outro lado, aqueles que consumiram o suplemento de morango exibiram melhores resultados, cometendo menos erros na lembrança de listas de palavras, por exemplo.

Além disso, esses participantes mostraram uma redução nos sintomas depressivos e um aumento na disposição para atividades diárias e interações sociais.

Os pesquisadores associam essas melhorias a uma maior capacidade de lidar com emoções e a menores níveis de estresse.

O post Fruta que reduz risco de demência: você sabe qual é? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
BIZARRO: Implante é retirado à força de mulher após falência da empresa responsável https://multiversonoticias.com.br/bizarro-implante-e-retirado-a-forca-de-mulher-apos-falencia-da-empresa-responsavel/ Mon, 12 Jun 2023 11:40:02 +0000 https://multiversonoticias.com.br/bizarro-implante-e-retirado-a-forca-de-mulher-apos-falencia-da-empresa-responsavel/

O avanço tecnológico tem permitido conquistas que antes não eram nem imaginadas. E não são apenas produtos eletrônicos como smartphones, computadores e eletrodomésticos que estão sendo produzidos. Todos eles são dispositivos que visam aumentar a qualidade de vida de uma pessoa ou até mesmo sanar algum problema existente e, como sabemos, essa já é uma […]

O post BIZARRO: Implante é retirado à força de mulher após falência da empresa responsável apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O avanço tecnológico tem permitido conquistas que antes não eram nem imaginadas. E não são apenas produtos eletrônicos como smartphones, computadores e eletrodomésticos que estão sendo produzidos.

Todos eles são dispositivos que visam aumentar a qualidade de vida de uma pessoa ou até mesmo sanar algum problema existente e, como sabemos, essa já é uma realidade bastante evidente no mercado mundial.

Alguns sintomas de doenças ainda sem cura prevista já são atenuados com a ajuda de aparelhos e implantes, e a felicidade daqueles que têm suas condições finalmente atendidas é indescritível.

Contudo, em alguns casos, essa alegria dura pouco e muitas vezes o dinheiro é o culpado. Tal situação foi vista em um caso recente, no qual uma paciente com epilepsia teve o implante que lhe ajudava retirado de seu cérebro.

Mulher tem implante cerebral retirado sem consentimento  

Rita Leggett é uma mulher diagnosticada com epilepsia aos três anos de idade. Desde então, Rita sofre com convulsões frequentes que a impediram de fazer muitas coisas em sua vida.

Por exemplo: os simples atos de dirigir, estudar e curtir com a família sempre foram uma preocupação constante para ela, pois a qualquer momento a mulher poderia passar por mais um episódio traumático convulsivo.

Entretanto, a sorte da moça mudou quando ela recebeu, aos 49 anos, um implante cerebral capaz de amenizar os sintomas da doença. Os resultados foram altamente positivos no seu caso, segundo o MIT Technology Review.

Apesar disso, para sua tristeza e sofrimento, apenas dois anos depois da implantação o dispositivo, criado pela empresa Neuravista, teve de ser retirado, sem consentimento, do cérebro da paciente por conta da falência da companhia.

Leggett lutou por seu implante

A mulher australiana e sua família tentaram utilizar processos jurídicos para conseguir ficar com o aparelho. Eles ofereceram inclusive uma quantia para comprar o implante, colocando em jogo a hipoteca da sua residência. Mesmo assim, a derrota na justiça custou-lhes a felicidade e uma vida de segurança e bem-estar.

Leggett disse que faria qualquer coisa para ficar com o dispositivo, mas isso não foi o suficiente para que a moça pudesse viver o resto de sua vida sem o sofrimento causado pela sua doença. Embora existam outros implantes como este, provenientes de outras empresas médicas, os custos são altíssimos e difíceis de se alcançar.  

A esperança é que o constante avanço tecnológico possa permitir uma maior acessibilidade aos dispositivos e, consequentemente, melhorar a vida de milhões de pessoas.

O post BIZARRO: Implante é retirado à força de mulher após falência da empresa responsável apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Cientistas identificam CURIOSA atividade cerebral antes da morte; o que isso significa? https://multiversonoticias.com.br/pico-de-atividade-cerebral-antes-da-morte/ Fri, 05 May 2023 14:41:08 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=136596
Novo estudo sobre atividade cerebral mostrou pico antes da morte

Após grandes avanços, este estudo sobre a atividade cerebral em pacientes próximos à morte pode esclarecer dúvidas sobre o fim da vida.

O post Cientistas identificam CURIOSA atividade cerebral antes da morte; o que isso significa? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Novo estudo sobre atividade cerebral mostrou pico antes da morte

Uma pesquisa recente realizada na Universidade de Michigan pelos cientistas do departamento de neurologia revelou um pico de atividade cerebral no momento da morte.

Os aumentos em vários indicadores de consciência foram identificados até mesmo em pacientes que estavam em coma. E, apesar de nem todos os participantes do estudo terem demonstrado o mesmo nível, a pesquisa já abre caminhos e espaço para que se entenda melhor a morte no cérebro humano.

A pesquisa sugere que esses sinais sejam efeitos da atividade cerebral no momento da morte, como se mesmo depois que o coração parasse de bater, a consciência das pessoas ainda existisse e funcionasse. Confira!

Atividade cerebral antes da morte: o que se observou?

Tumografia
Imagem: Anna Shvets/Pexels

Para a cultura popular, experiências de quase morte já são comuns. Histórias e relatos de pessoas que viram ou ouviram entes já falecidos, observaram sinais e tiveram contato com outras alucinações surgem diariamente.

O estudo foi feito com quatro pacientes que estavam em estado de coma e faleceram durante uma parada cardíaca enquanto eram monitorados por eletroencefalograma.

Durante a análise, no momento em que a ventilação mecânica foi desligada, foi identificado em dois pacientes um aumento no ritmo dos batimentos cardíacos e um pico de atividade cerebral gama. Essa atividade é associada à consciência e considerada a mais rápida do cérebro.

Além disso, outra zona neural ligada à consciência também apresentou atividade: a “zona quente”, que fica entre os lobos temporal, parietal e occipital, no fundo do cérebro. Ela também está associada aos sonhos, estados alterados de consciência e às alucinações visuais.

A questão é que os outros dois pacientes do estudo não demonstraram o mesmo aumento, nem nos níveis de batimento cardíaco e nem na atividade cerebral, mesmo após a retirada do suporte de vida.

É importante ressaltar que a família de todos os quatro pacientes deram a autorização para que os aparelhos fossem desligados e a pesquisa fosse realizada.

Humanos, animais e atividades cerebrais

Jimo Borjigin, professora associada de fisiologia integrativa e molecular e neurologia na Universidade de Michigan, já estudou e pesquisou sobre o assunto juntamente com sua equipe há quase 10 anos. Entretanto, o estudo dela foi realizado com animais.

Na época, sinais similares foram identificados: a ativação gama presente no cérebro de animais e de humanos pode ser observada no momento em que o cérebro perdeu o seu oxigênio e o animal sofreu uma parada cardíaca.

Entretanto, essas observações ainda estão longe de fornecer respostas concretas sobre o que realmente acontece com os nossos cérebro e consciência quando morremos.

Problemas do estudo

Cérebro visto de cima
Imagem: Reprodução/Free Pik

Os cientistas e autores da pesquisa pedem cautela na hora de tirar conclusões baseadas nos resultados do estudo. Afinal, ele teve uma amostragem reduzida, ou seja, nem todo paciente no momento da morte apresentará essas atividades cerebrais. Portanto, não podemos generalizar os fatos apontados.

Além disso, os cientistas alertam para o fato de que não é possível saber como foi a experiência dos sujeitos envolvidos no estudo, já que obviamente não sobreviveram para dar seus relatos.

Também não há como fazer correlações entre as assinaturas neurais de consciência com as experiências que esses mesmos pacientes podem ter tido antes de morrer. Isso significa que não é possível garantir que os dois pacientes que tiveram atividade cerebral passaram pelos mesmos eventos de consciência.

Contudo, os cientistas acreditam que a pesquisa começa a trazer um novo entendimento sobre as atividades cerebrais escondidas no momento da morte.

Pesquisas maiores que analisam pacientes sobreviventes a paradas cardíacas e que monitoram as atividades cerebrais via eletroencefalograma podem ser uma boa fonte de dados para descobrir se os aumentos na atividade gama são mesmo evidência de experiências conscientes e, até o momento, desconhecidas pela ciência.

O post Cientistas identificam CURIOSA atividade cerebral antes da morte; o que isso significa? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>