Arquivos ataques virtuais - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/ataques-virtuais/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Thu, 23 Feb 2023 21:31:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Guerra entre Ucrânia e Rússia também ocorre de forma cibernética; entenda https://multiversonoticias.com.br/guerra-entre-ucrania-e-russia-tambem-ocorre-online/ Thu, 23 Feb 2023 21:39:01 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=105485
Rússia e Ucrânia

Segundo relatório da empresa de segurança cibernética Mandiant, os ataques contra a Ucrânia aumentaram cerca de 250% desde 2022.

O post Guerra entre Ucrânia e Rússia também ocorre de forma cibernética; entenda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Rússia e Ucrânia

A guerra que ocorre na Ásia, travada entre Ucrânia e Rússia, começou após um confronto armado a partir da invasão russa ao território ucraniano. Neste mês, completa-se um ano do início da guerra entre os países vizinhos.

Contudo, o conflito entre Ucrânia e Rússia data de anos antes, sendo a anexação da região ucraniana da Crimeia o início dos desentendimentos entre os países.

E ao que aparenta, não se trata apenas de um conflito político-militar, mas também de uma guerra cibernética que envolve principalmente a Rússia.

De acordo com o relatório feito pela empresa de segurança cibernética Mandiant, hoje em posse do Google, os ataques cibernéticos aumentaram 300% em todo o mundo desde o início da guerra.

Guerra cibernética entre Ucrânia e Rússia

O relatório que a empresa de segurança disponibilizou apresenta que, somente contra a Ucrânia, os ataques cibernéticos aumentaram 250% desde o início dos conflitos.

Também houve ataques direcionados à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ela se entende como uma aliança militar construída ao fim da Guerra Fria, visando à defesa mútua dos seus países-membros. Inicialmente, a Otan fazia frente à antiga União Soviética, mas agora se apresenta como defesa a qualquer ataque externo.

De acordo com o relatório, os ataques a países-membros da Otan aumentaram cerca de 300% nos últimos meses. Ainda segundo a Mandiant, foram executados por hackers associados ao governo russo.

Além disso, a empresa indica que os ataques se direcionaram a mais de 150 organizações militares da Ucrânia, assim como a outras fontes cibernéticas do país. Portanto, são vistos como uma estratégia militar, bem como uma forma de enfraquecer o país ucraniano, que busca se defender dos ataques físicos e virtuais.

Para medida de comparação, a empresa demonstrou que, somente nos primeiros quatro meses de 2022, houve mais ataques aos sistemas ucranianos do que nos últimos oito anos antes do conflito político-militar.

Ainda segundo o relatório, a empresa investiga os ataques realizados principalmente por duas organizações, sendo elas Frozenlake e Pushcha, de origem bielorrussa.

De acordo com a Mandiant, o primeiro citado realizou ataques contra os membros da Otan. Por sua vez, o segundo fez ataques à Polônia e à Lituânia em período eleitoral.

Considerando as tentativas feitas pelo grupo bielorrusso, pode ser que o conflito se estenda para além dos dois países e da Otan. Isso pode indicar um possível cenário em que mais países se envolverão na disputa.

O post Guerra entre Ucrânia e Rússia também ocorre de forma cibernética; entenda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Empresas pagam resgate a cibercriminosos para que devolvam dados https://multiversonoticias.com.br/empresas-pagam-resgate-a-cibercriminosos-para-que-devolvam-dados/ Wed, 24 Aug 2022 19:45:50 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=37459

Segundo uma pesquisa recente, mais de 75% das empresas que foram atacadas por esse tipo de crime digital paga para resgate para acabar com as atividades dos hackers e recuperar o acesso de seus dados. Leia mais: As guerras cibernéticas já começaram Em 24% dos casos de sequestros digitais, mesmo que haja pagamento, as companhias não […]

O post Empresas pagam resgate a cibercriminosos para que devolvam dados apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Segundo uma pesquisa recente, mais de 75% das empresas que foram atacadas por esse tipo de crime digital paga para resgate para acabar com as atividades dos hackers e recuperar o acesso de seus dados.

Leia mais: As guerras cibernéticas já começaram

Em 24% dos casos de sequestros digitais, mesmo que haja pagamento, as companhias não conseguem recuperar integralmente suas informações. Os dados estão presentes no relatório global da empresa de segurança Veeam.

As pessoas entrevistadas possuem origem de organizações de diversos tamanhos de 16 nações distintas da Ásia, Europa, Oriente Médio e América.

Ransomware é uma espécie de vírus que faz o sequestro dos dados do computador da vítima e cobra um valor pelo resgate. Alguns hackers exigem milhões de algumas empresas grandes.

Existe uma suspeita de que essa técnica tenha sido utilizada, no Brasil, nos ataques ao site do Governo Federal, ConecteSUS e a página do Ministério da Saúde, em 2021. Segundo um grupo de hackers, foram ‘’copiado e excluído’’ 50 TB de dados do ministério.

‘Pagar criminosos não é estratégia’

“O ransomware democratizou o roubo de dados e exige a colaboração de organizações em todos os setores para maximizar sua capacidade de remediar e recuperar sem pagar o resgate”, afirma Danny Allan, diretor de tecnologia da Veeam.

Conforme as informações de Danny, há uma ‘‘narrativa’’ de que as companhias estão impotentes aos ataques dos criminosos. E, assim, incentiva os hackers a seguirem invadindo organizações de diversos tipos.

“Pagar a cibercriminosos para restaurar dados não é uma estratégia de proteção de dados. Não há garantia da recuperação, os riscos de danos à reputação e perda de confiança do cliente são altos”, explica Danny Allan.

Conforme o relatório da Veeam, os criminosos conseguem obter o acesso aos dados das empresas através de links maliciosos que são visitados pelos funcionários. Após conseguir acessar à rede da empresa, eles utilizam as vulnerabilidades em seu favor para apagar backups e roubar dados dos clientes.

A pesquisa mostra que 72% das organizações já foram atacadas parcialmente ou completamente em seus repositórios de backup.

O post Empresas pagam resgate a cibercriminosos para que devolvam dados apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>