Arquivos astrônomos - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/astronomos/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Fri, 16 Feb 2024 15:22:13 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Astrônomos brasileiros celebram o folclore nacional ao nomear asteroides https://multiversonoticias.com.br/astronomos-brasileiros-celebram-o-folclore-nacional-ao-nomear-asteroides/ Fri, 16 Feb 2024 15:24:10 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=197689

Até mesmo o Curupira, o mítico protetor das matas ganhou destaque. Confira!

O post Astrônomos brasileiros celebram o folclore nacional ao nomear asteroides apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Astrônomos amadores do estado de Minas Gerais obtiveram uma façanha incrível. O grupo conseguiu batizar um asteroide com o nome de Curupira, uma alusão ao ser mítico que protege as florestas da ação predatória de caçadores e madeireiros.

O mais impressionante é que isso foi aprovado por integrantes da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês).

A descoberta da grande massa de rocha espacial deu-se no ano de 2016, quando os mesmos profissionais amadores estavam no observatório Sonear, localizado na cidade de Oliveira (MG).

Assim, liderados por Cristóvão Jacques, coordenador do local, eles puderam identificar e mapear esse e outros corpos celestes também batizados por eles, sendo um deles denominado ‘Saci’.

Infelizmente, a ideia inicial de usar o nome ‘Mula-sem-Cabeça’ em outro foi vetada, mas Jacques vai sugerir ‘Caipora’ como segunda opção.

Lembrando que a IAU possui uma norma quanto ao batismo de asteroides presentes em áreas próximas do nosso planeta: eles devem ser nomeados com algo relacionado ao folclore do país dos seus descobridores, portanto as alternativas citadas aqui foram escolhidas por conta disso.

Asteroide ‘Curupira’ encontra-se bem próximo da Terra

Trajeto demonstrando a órbita de ‘Curupira’ – Imagem: Olhar Digital/Reprodução

O asteroide ‘Curupira’ está bem perto de nós, isso significa que sua órbita pode se modificar a qualquer momento, havendo até a remota chance de ele se chocar com o nosso mundo.

A mera possibilidade destaca a importância de descobrir e catalogar esse tipo de corpo celeste, até para a própria segurança da humanidade.

No ano passado, a mesma equipe de estudiosos já havia conseguido batizar com sucesso outro elemento astronômico importante como ‘Saci’, uma clara alusão ao simpático garoto peralta que se tornou símbolo do folclore brasileiro.

A IAU ainda salienta que, nesse momento, tais asteroides não representam perigo para a Terra. ‘Saci’ estará mais próximo em 2085; já ‘Curupira’, em 2042; e ‘Caipora’, apenas em 2130.

Em uma enquete feita entre o povo, ‘Mula-sem-Cabeça’ foi a opção mais cotada como nome para um dos objetos descobertos.

Porém, a organização oficial a rejeitou devido às suas origens nas lendas, sendo que ‘Caipora’ foi a alternativa sugerida como substituta.

Até hoje, estima-se que o observatório no qual os entusiastas atuam (Sonear) já trabalhou para identificar mais de 45 novos objetos astronômicos próximos da Terra.

    O post Astrônomos brasileiros celebram o folclore nacional ao nomear asteroides apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    Cientistas investigam um intrigante sinal de rádio recebido do espaço https://multiversonoticias.com.br/cientistas-investigam-um-intrigante-sinal-de-radio-recebido-do-espaco/ Fri, 24 Nov 2023 23:37:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/cientistas-investigam-um-intrigante-sinal-de-radio-recebido-do-espaco/

    Uma importante descoberta vinda das profundezas do cosmos intrigou os pesquisadores.

    O post Cientistas investigam um intrigante sinal de rádio recebido do espaço apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>

    Recentemente, cientistas captaram um sinal de rádio em pleno espaço sideral e, após análises, descobriram que ele possui cerca de 8 bilhões de anos.

    Estamos falando de uma rajada rápida que durou apenas 1 milissegundo, mas que possuía níveis de energia altíssimos, equivalentes ao que nosso Sol libera em 30 anos terrestres.

    Os especialistas denominaram-na de FRB 20220610A, e a equipe de pesquisa está bastante animada com a descoberta. Quanto à origem, esses pequenos sinais duram tão pouco que se torna bastante difícil determinar de onde vieram.

    Os astrônomos acreditam que essas “explosões” ocorrem quando galáxias se fundem e novas estrelas são criadas.

    Inclusive, os fenômenos podem até mesmo possuir massa e peso, o que permite aos profissionais medir elementos não contabilizados no Universo conhecido.

    Como se deu a detecção do sinal?

    Imagem: Reprodução

    Ryan Shannon, coautor do estudo do sinal de rádio do espaço, alega que cerca da metade da matéria que deveria compor nosso Universo parece estar em falta, quando contabilizamos as quantidades normais dela.

    Em resumo, todo o material perdido pode estar oculto em várias galáxias, conhecidas ou desconhecidas.

    Entretanto, o estado atual é tão quente e difuso que os métodos que conhecemos se mostram incapazes de detectá-lo. Vale lembrar que Shannon e sua equipe fizeram suas descobertas utilizando o radiotelescópio SKA Pathfinder da Austrália.

    O sinal de rádio recentemente descoberto foi definido como o mais remoto e antigo já registrado até então.

    No início de 2023, os cientistas também descobriram um objeto capaz de emitir ondas da mesma natureza em um intervalo de 21 minutos, fato que os deixou extremamente intrigados.

    Ininterruptamente, esse objeto tem realizado essas emissões por quase 45 anos e ainda está sendo estudado.

    De acordo com os estudiosos, existem vários tipos de emissões como essas viajando pelo espaço sideral e ainda há muito a ser desvendado neste aspecto, uma vez que o tempo cósmico ocorre em escalas superiores à nossa.

    O post Cientistas investigam um intrigante sinal de rádio recebido do espaço apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    Grande foco de luz na atmosfera de Júpiter é capturado por astrônomos amadores; confira as imagens https://multiversonoticias.com.br/grande-foco-de-luz-na-atmosfera-de-jupiter-e-capturado-por-astronomos-amadores-confira-as-imagens/ Wed, 13 Sep 2023 18:42:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=169675

    No final do mês de agosto, astrônomos puderam presenciar um evento cósmico incrível quando um objeto desconhecido chocou-se com o gigante gasoso

    O post Grande foco de luz na atmosfera de Júpiter é capturado por astrônomos amadores; confira as imagens apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>

    Muitas vezes, sequer nos damos conta de que, a qualquer momento, por menor que seja o intervalo de tempo, está ocorrendo algum evento astronômico novo.

    Tal fato pode não parecer tão surpreendente à primeira vista, dada a imensidão cósmica infinita, porém torna-se muito mais interessante quando pensamos que parte desses fenômenos está ocorrendo no nosso próprio Sistema Solar.

    Somando isso à imprevisibilidade dos fenômenos cósmicos, um dos resultados possíveis, com certeza, seria o recente acontecimento no gigante gasoso mais próximo de nós, Júpiter, quando observadores amadores detectaram uma forte luz na atmosfera do planeta.

    Astrônomos iniciantes são os primeiros a observar impacto em Júpiter

    Foto: Nasa/ESA/CSA/Jupiter ERS Team/Imagem processada por Judy Schmidt/Reprodução

    Na noite de 29 de agosto, o céu noturno visto da Terra tornou-se o cenário de um grande espetáculo para quem tinha um telescópio ao alcance. E por mais tecnológicos que sejam os observatórios de grandes agências espaciais, os primeiros a notar e publicar sobre o assunto foram pequenos grupos de observadores amadores.

    Projetos como o Oases (Organized Autotelescopes for Serendipitous Event Survey) e o sistema Poncots (Planetary Observation Camera for Optical Transient Surveys) foram dois dos pioneiros na observação do impacto ocorrido em Júpiter.

    A onda de choque do que parece ter sido um cometa ou asteroide desconhecido gerou um enorme e incrível foco de luz que o MASA Planetary Log publicou em seu perfil do Twitter. Confira as imagens obtidas pelos astrônomos amadores:

    Evento raro?

    Embora pareça ser incomum ocorrer em uma observação amadora, os impactos ocorrentes no planeta gasoso não são grandes novidades. A incrível massa e a densidade fazem de Júpiter o segundo corpo celeste com maior atração gravitacional do nosso Sistema Solar.

    Além disso, o planeta está próximo do cinturão de asteroides, tornando-o um gigante alvo dessas rochas espaciais. O mais interessante sobre as imagens obtidas é que ocorreram devido ao simples acaso, quando um astrônomo chinês da província de Henan estava apenas analisando a atmosfera de Júpiter.

    O impacto memorável é uma grande fonte de lembrança para a humanidade sobre como eventos sutis podem acontecer a qualquer instante no Universo, sendo maravilhosos a distância, mas verdadeiras catástrofes se presenciados.

    O post Grande foco de luz na atmosfera de Júpiter é capturado por astrônomos amadores; confira as imagens apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    Tatooine da vida real: astrônomos descobrem planeta semelhante ao de 'Star Wars' https://multiversonoticias.com.br/tatooine-da-vida-real-astronomos-descobrem-planeta-semelhante-ao-de-star-wars/ Mon, 19 Jun 2023 00:02:03 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=153905

    A astronomia é uma ciência reveladora e impressionante. São os astrônomos os responsáveis pelas observações e análises dos corpos celestes do cosmos, sempre em busca de explicações sobre como as leis que regem o universo funcionam em diferentes localidades. Na imensidão inestimável do universo, já encontramos diversos tipos de astros, de asteroides a buracos negros. […]

    O post Tatooine da vida real: astrônomos descobrem planeta semelhante ao de 'Star Wars' apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>

    A astronomia é uma ciência reveladora e impressionante. São os astrônomos os responsáveis pelas observações e análises dos corpos celestes do cosmos, sempre em busca de explicações sobre como as leis que regem o universo funcionam em diferentes localidades.

    Na imensidão inestimável do universo, já encontramos diversos tipos de astros, de asteroides a buracos negros. Um tipo de corpo celeste com que já estamos familiarizados são os planetas, e as descobertas de alguns desses astros ainda conseguem maravilhar a comunidade científica, sempre com algo inovador.

    Mas um recente achado se destacou, inclusive, na comunidade geek. Isso porque o planeta descoberto se assemelha à Tatooine, planeta apresentado na saga “Star Wars“.

    Planeta parecido com o de ‘Star Wars’ é descoberto

    Um grupo de cientistas publicou recentemente, na revista Nature Astronomy,  a descoberta de um exoplaneta que mais se parece com Tatooine, de “Star Wars”. A principal característica que une os dois planetas é que ambos orbitam e fazem parte de sistemas binários, ou seja, que possuem duas estrelas.

    O nome atribuído ao planeta foi BEBOP-1c, referindo-se ao seu sistema binário BEBOP-1. Além disso, foi observado que se trata de um gigante com quatro vezes a massa de Netuno, um dos gigantes gasosos e o último planeta do nosso Sistema Solar. Sua órbita foi calculada em cerca de 215 dias, equivalente a sete meses aqui na Terra.

    Detalhes da descoberta

    Os autores do estudo declararam que a pandemia da covid-19 atrapalhou o processo dessa descoberta. Matthew Sarding, autor da pesquisa, afirmou:

    “Este foi um sistema difícil de confirmar e as nossas observações foram interrompidas pela pandemia covid-19, quando os telescópios no Chile encerraram durante seis meses, durante uma parte crítica da órbita deste planeta. Esta parte da órbita só voltou a ficar observável no ano passado, altura em que finalmente pudemos finalizar a detecção.”

    Ele se refere ao Observatório Europeu do Sul (ESO), localizado no Chile e usado para a detecção. Além disso, BEBOP-1c é o segundo planeta encontrado no sistema binário, fazendo deste o primeiro sistema a possuir mais de um astro orbitante conhecido.

    Agora, o “irmão” de Tatooine será usado para decifrar as condições de formação planetária em sistema com dois sóis. Vale ressaltar que Tatooine aparece na franquia de “Star Wars” como um planeta desértico e quente, com as estrelas muito aparentes no céu.

    O post Tatooine da vida real: astrônomos descobrem planeta semelhante ao de 'Star Wars' apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    Conheça o Wolf 1069b, novo planeta descoberto pelos astrônomos https://multiversonoticias.com.br/nasa-encontra-novo-planeta-que-esta-bem-perto-da-terra/ Thu, 16 Feb 2023 13:34:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=102309

    É isso mesmo! A NASA divulgou fotos do novo planeta, encontrado por astrônomos. Esta descoberta está próxima da Terra.

    O post Conheça o Wolf 1069b, novo planeta descoberto pelos astrônomos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>

    Você já pensou na possibilidade de astrônomos descobrirem um novo planeta em nossa galáxia? Então, se você nunca imaginou, não precisa mais perder seu tempo pensando nisto. Isso porque, de acordo com alguns astrônomos, foi descoberto um novo planeta, que ainda possui um tamanho parecido com o da Terra. Incrível, não é?

    Porém, as novidades não param por aí. Você pode até não acreditar, mas, neste novo planeta, também existe a possibilidade de haver algum tipo de vida. Além disto, este novo planeta está a cerca de 31 anos-luz daqui da Terra. E então, ficou curioso para saber mais informações sobre esta novidade, inclusive seu nome? Veja mais, a seguir.

    Saiba mais sobre o novo planeta encontrado por astrônomos

    O novo planeta descoberto pelos astrônomos é considerado como um exoplaneta. Esta nova descoberta recebeu o nome de Wolf 1069b, pois ele está localizado na anã vermelha, que tem o nome de Wolf 1069. Como mencionado antes, está a 31 anos-luz daqui, o que nós podemos considerar uma distância relativamente próxima do nosso planeta.

    Não só por conta desta descoberta, mas também por outros fatos que vem ocorrendo ultimamente, podemos considerar que a astronomia tem dado passos largos para seus avanços. Além disto, através do telescópio James Webb, foi possível ver mais detalhes deste novo planeta. Veja abaixo uma foto dele, divulgada pela NASA:

    Foto: Divulgação/NASA

    Esta foto foi tirada pelo satélite, no mês de setembro de 2022. Pela imagem, é possível perceber que o Wolf 1069b possui alguns características parecidas com as de outros planetas.

    Por exemplo, os anéis podem ser comparados aos de Saturno, e como foi citado acima, ele possui um tamanho parecido com o da Terra, que possui 1,36 de massa terrestre.

    E você, também acredita que a astronomia tem avançado com estas descobertas e feitos? As novidades não param de chegar, então, agora só nos resta esperar por novos achados e informações sobre o espaço.

    O post Conheça o Wolf 1069b, novo planeta descoberto pelos astrônomos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>