Arquivos astronomia - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/astronomia/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Sun, 19 May 2024 15:03:47 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Trem na Lua? Nasa quer construir ferrovia lunar até 2030 https://multiversonoticias.com.br/trem-na-lua-nasa-quer-construir-ferrovia-lunar-ate-2030/ Sun, 19 May 2024 15:02:43 +0000 https://multiversonoticias.com.br/trem-na-lua-nasa-quer-construir-ferrovia-lunar-ate-2030/

Batizado de Float, projeto da agência espacial norte-americana visa ampliar a exploração da Lua.

O post Trem na Lua? Nasa quer construir ferrovia lunar até 2030 apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A exploração espacial tem sido um dos principais focos de diversas agências ao redor do mundo, e a Nasa não fica para trás quando se trata de inovações e projetos revolucionários.

Recentemente, a agência espacial dos Estados Unidos anunciou um plano ambicioso que poderia mudar a forma como nos deslocamos na Lua: a construção de uma ferrovia lunar até 2030.

Ferrovia na Lua: a ideia do projeto

O projeto, batizado de Float (Flexible Levitation on a Track), está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e promete revolucionar o transporte na superfície lunar.

A ideia é criar uma pista onde robôs magnéticos poderão flutuar sem contato com a superfície, evitando a dispersão de poeira lunar, um problema comum em ambientes extraterrestres.

Composto por três camadas essenciais, o sistema conta com uma camada de grafite para permitir a flutuação por magnetização, um circuito elétrico que gera o impulso magnético e painéis solares para fornecer energia ao funcionamento dos trilhos.

Projeto da Nasa visa construir ferrovia lunar até 2030 – Imagem: Nasa/Reprodução

Além do Float, outros cinco projetos inovadores foram aprovados para seguir adiante no programa NIAC da Nasa.

Entre eles, destacam-se um telescópio que utiliza fluidos em sua operação, um foguete de plasma pulsado, células termoradiativas para geração de energia espacial, um radiotelescópio de baixa frequência e sensores avançados baseados em pontos quânticos.

Com investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões para cada grupo de pesquisa, os próximos dois anos prometem trazer grandes avanços nesse campo.

O impacto potencial da construção de uma ferrovia na Lua vai muito além da simples melhoria na logística das missões espaciais.

Essa inovação poderia otimizar operações científicas e de construção, abrindo novas possibilidades para a exploração espacial.

Como destacou John Nelson, executivo do programa NIAC, as propostas aprovadas oferecem muito para que a NASA reflita sobre o que é possível no futuro.

Ao vislumbrar a possibilidade de uma ferrovia lunar até 2030, somos levados a imaginar um futuro onde a Lua se torna uma base avançada para a exploração do espaço profundo.

A Nasa não está apenas construindo uma ferrovia, mas pavimentando o caminho para a próxima era da exploração espacial.

O desenvolvimento dos próximos anos será crucial para transformar esse audacioso projeto em uma realidade palpável.

Com tantas inovações e avanços tecnológicos, o futuro da exploração espacial promete ser emocionante e cheio de possibilidades.

Resta-nos aguardar e torcer para que esses projetos se concretizem, abrindo novos horizontes e expandindo os limites do conhecimento humano para além da Terra.

O post Trem na Lua? Nasa quer construir ferrovia lunar até 2030 apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Terra atinge periélio em 2024: entenda as consequências https://multiversonoticias.com.br/terra-atinge-perielio-em-2024-entenda-as-consequencias/ Sat, 18 May 2024 19:59:45 +0000 https://multiversonoticias.com.br/terra-atinge-perielio-em-2024-entenda-as-consequencias/

Entenda o que são os movimentos afélio e periélio e saiba quais efeitos provocam na Terra.

O post Terra atinge periélio em 2024: entenda as consequências apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Astronomia é uma ciência que cativa a imaginação e a curiosidade de muitas pessoas ao redor do mundo desde os tempos antigos, quando os primeiros mesopotâmicos se dedicavam a “contar estrelas”.

Desde esses tempos antigos, observar o céu noturno, principalmente, tem sido uma fonte de inspiração e maravilhamento, revelando fenômenos impressionantes que desafiam nossa compreensão do universo.

Por sua vez, os fenômenos astronômicos, como eclipses solares, o movimento dos planetas e a passagem de cometas visíveis a olho nu, são verdadeiras janelas que se abrem para desvendar os mistérios cósmicos.

Embalados nesse assunto que nunca perde a graça, vamos mergulhar nos detalhes de dois eventos orbitais importantes: o afélio e o periélio.

Esses termos descrevem os pontos extremos da órbita terrestre ao redor do Sol e têm implicações significativas para o clima e as estações aqui, na Terra.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Por ser elíptica e não circular, a órbita da Terra permite que o planeta se aproxime mais e se afaste do Sol em proporções semelhantes. Imagem: reprodução

Afélio: a Terra em seu ponto mais distante do Sol

O afélio é o ponto da órbita da Terra em que ela está mais distante do Sol. Isso ocorre porque a órbita da Terra não é perfeitamente circular, mas sim elíptica.

Esse fenômeno é oposto ao periélio, o ponto mais próximo do Sol. Esse fenômeno acontece anualmente por volta de 4 de julho, quando a Terra está a aproximadamente 152 milhões de quilômetros do astro rei.

Embora essa diferença possa parecer insignificante, ela influencia o clima e as estações na Terra, contribuindo para a variação sazonal.

No afélio, a Terra recebe cerca de 7% menos radiação solar do que no periélio. Isso significa que o verão no Hemisfério Norte é ligeiramente mais longo do que o inverno, influenciando padrões climáticos e fenômenos naturais.

Periélio: quando a Terra se aproxima do Sol

Como citamos brevemente acima, o periélio é o ponto da órbita terrestre em que o planeta está mais próximo do Sol. Isso ocorre por volta de 2 de janeiro, quando a Terra está a aproximadamente 147 milhões de quilômetros do Sol.

Ao contrário do afélio, no periélio a intensidade da radiação solar é maior, o que pode contribuir para um leve aumento nas temperaturas médias e influenciar o clima em escala global.

O último periélio ocorreu em 2 de janeiro de 2024 e foi um evento amplamente observado e estudado pela comunidade científica.

Nesses momentos, cientistas podem estudar a interação da radiação solar com a atmosfera terrestre e seu impacto nas condições climáticas.

O post Terra atinge periélio em 2024: entenda as consequências apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Cometa do Diabo já está visível este mês; entenda https://multiversonoticias.com.br/cometa-do-diabo-ja-esta-visivel-este-mes-entenda/ Thu, 11 Apr 2024 17:57:42 +0000 https://multiversonoticias.com.br/cometa-do-diabo-ja-esta-visivel-este-mes-entenda/

Prepare-se para testemunhar o espetáculo cósmico do século: depois de 71 anos, o Cometa do Diabo retorna!

O post Cometa do Diabo já está visível este mês; entenda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O Cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido também como Cometa do Diabo, é um viajante do céu que orbita o Sol em trajetória elíptica, retornando ao interior do sistema solar a cada 71 anos.

Descoberto em 1812 por Jean-Louis Pons e redescoberto em 1883 por William Robert Brooks, o astro tem cerca de 29 quilômetros de diâmetro.

Já esse apelido foi dado devido à sua capacidade de expelir gelo e gás, o que gera uma cauda em forma de chifres.

Essa é a formação característica do cometa que lhe deu o apelido peculiar – Imagem: Sky & Telescope/Reprodução

Visível nos próximos dias

Este mês vamos testemunhar mais uma aparição do 12P/Pons-Brooks. O cometa já é visível a olho nu no Hemisfério Norte, proporcionando aos observadores a chance de admirar o espetáculo cósmico.

Desde o dia 31 de março, o cometa passou pela constelação de Andrômeda, próximo à estrela Hamal, o que facilitou sua observação à noite.

Entretanto, o ápice do fenômeno está reservado para o dia 21 de abril de 2024, quando o cometa atingirá o periélio, o ponto de sua órbita mais próximo do Sol.

Esse evento marcará o momento de maior aproximação do cometa ao Sol, aumentando significativamente seu brilho e tornando-o ainda mais visível, especialmente no Hemisfério Sul.

Depois, em junho será o período de maior proximidade do 12P/Pons-Brooks com a Terra, quando ele estará a cerca de 232 milhões de quilômetros de distância.

A órbita do cometa é tão grande que ele demora 71 anos para dar uma volta – Imagem: Duluth News/Reprodução

Observar o Cometa do Diabo pode ser uma experiência que ficará na memória dos entusiastas da astronomia.

Embora seja visível a olho nu, o uso de equipamentos como binóculos e telescópios pequenos pode facilitar mais a visualização de detalhes e da cauda do cometa.

O cometa de mais perto

Em termos de composição, o núcleo do 12P/Pons-Brooks é uma mistura de gelo, poeira e rochas, cercado por uma nuvem de gases.

À medida que se aproxima do Sol, o cometa aquece e libera detritos gelados através de rachaduras em sua superfície, criando a característica cauda que o torna tão impressionante aos olhos terrestres.

Assim, neste mês de abril, você, entusiasta de astronomia, precisa levantar os olhos para o céu e ver a passagem deste visitante cósmico.

É uma oportunidade única de conectar-se com a vastidão do universo e maravilhar-se com sua beleza e mistério.

Com informações do portal Diário do Centro do Mundo.

O post Cometa do Diabo já está visível este mês; entenda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Eclipse solar desta segunda (8) será visível o Brasil? https://multiversonoticias.com.br/eclipse-solar-desta-segunda-8-sera-visivel-o-brasil/ Mon, 08 Apr 2024 13:29:10 +0000 https://multiversonoticias.com.br/eclipse-solar-desta-segunda-8-sera-visivel-o-brasil/

Lua passará por entre a Terra e o Sol e bloqueará a luz, dando origem a uma faixa de sombra em alguns locais do planeta.

O post Eclipse solar desta segunda (8) será visível o Brasil? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O ano de 2024 será marcado por três eclipses, sendo um deles lunar e dois solares. O primeiro (lunar) ocorreu em março e, nesta segunda-feira (8/4), ocorrerá o segundo, que será solar.

As pessoas que acompanham o calendário de eclipses e que gostam de testemunhar o fenômeno estão com expectativas nas alturas para visualizar mais uma ocorrência do tipo.

O eclipse desta segunda poderá ser visto, principalmente, do hemisfério norte.

A faixa de visualização, segundo a NASA, abrangerá três estados do México, 15 dos Estados Unidos e quatro do Canadá.

Quem reside nesses locais, portanto, terá a chance de testemunhar o fenômeno.

Já no Brasil, o fenômeno não será visível desta vez. No entanto, o canal da NASA, no YouTube, vai transmitir o eclipse ao vivo a partir das 14h (horário de Brasília).

Por que eclipse solar?

Registro de um eclipse solar – Foto: Reprodução

Um eclipse é considerado solar quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, projetando sombra sobre uma determinada área do planeta.

Isso ocorre porque a Lua bloqueia, de maneira parcial ou total, a luz solar. É por isso que existem, de modo geral, três tipos de eclipses solares: o parcial, o anular e o total.

Além desses, existe um quarto tipo, que é considerado mais raro e se caracteriza pela mistura de todos os demais. Estamos falando do eclipse solar híbrido.

Qual será o tipo de eclipse desta vez?

Neste 8 de abril, parte do planeta poderá visualizar um eclipse total. A faixa de sombra se estenderá por um trecho de 185 km de extensão por 13 km de largura, na América do Norte.

O eclipse vai nascer e morrer em áreas oceânicas, de modo que a visualização dele será menor conforme o avançar da área sombreada.

Quem estiver no início ou no meio, portanto, terá uma visão mais privilegiada.

Horário do eclipse solar

Os especialistas já fizeram o cálculo do momento exato de visualização total do eclipse.

Segundo o site Space.com, a primeira totalidade do fenômeno poderá ser vista às 14h38 desta segunda-feira (8) e a última às 16h55 (horário de Brasília).

Durante esse período de 3 horas, 16 minutos e 45 segundos, ocorrerá o que chamamos de umbra da Lua, ou seja, quando a sombra dela bloqueará a luz do Sol e criará uma faixa escura na Terra.

Desta vez, a faixa será diagonal e atingirá a América do Norte. O eclipse poderá ser visto em diferentes períodos de tempo em cada país.

Nos Estados Unidos, será por 67 minutos e 58 segundos, enquanto no México será por 40 minutos e 43 segundos, e no Canadá por 34 minutos e quatro segundos.

*Com informações de Olhar Digital.

O post Eclipse solar desta segunda (8) será visível o Brasil? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Abril terá espetáculos celestes com eclipse e chuva de meteoros https://multiversonoticias.com.br/abril-tera-espetaculos-celestes-com-eclipse-e-chuva-de-meteoros/ Tue, 02 Apr 2024 23:20:10 +0000 https://multiversonoticias.com.br/abril-tera-espetaculos-celestes-com-eclipse-e-chuva-de-meteoros/

O mês de abril chegou chegando, pois traz vários espetáculos, incluindo um eclipse solar e uma chuva de meteoros. Saiba mais detalhes!

O post Abril terá espetáculos celestes com eclipse e chuva de meteoros apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O mês de abril acabou de chegar e com ele vem um espetáculo protagonizado pelo Sol e a Lua, causando um eclipse solar.

Porém, esse não será o único fenômeno que poderemos ver no céu, pois uma chuva de meteoros está programada para acontecer ainda em abril.

Então, se você estiver interessado em olhar para o céu e ver com os próprios olhos esses acontecimentos, há uma bela oportunidade vindo aí.

E para nos manter atualizados sobre todas as datas em que tais fenômenos vão acontecer, a Giz Modo publicou detalhes sobre cada um desses eventos.

Tudo o que você precisa saber sobre esses espetáculos

Eclipse solar vai acontecer no dia 8 de abril, próxima segunda-feira – Imagem: Jongsun Lee/Unsplash/Reprodução

Eclipse solar: quando vai acontecer?

As informações divulgadas pela Giz Modo afirmam que o eclipse solar vai acontecer no próximo dia 8, isto é, na próxima segunda-feira.

Esse momento será marcado pela chegada da Lua Nova, mas mais do que isso, ela estará mais perto da Terra.

Graças a essa fase, a Lua estará do mesmo lado que o Sol, dificultando a visibilidade da Terra. Sabendo disso, é um ótimo momento para os entusiastas poderem ver melhor galáxias e aglomerados de estrelas.

Quanto ao eclipse, que acontecerá no mesmo dia, não será possível vê-lo do Brasil, a visão privilegiada desse fenômeno ficou disponível apenas para países da América do Norte. O jeito é dar uma olhada online.

Chuva de meteoros: mais detalhes

Tudo o que sabemos sobre a chuva de meteoros que acontecerá entre 22 a 23 de abril – Imagem: Fernando Rodrigues/Unsplash/Reprodução.

Enquanto isso, a chuva de meteoros está programada para acontecer durante a noite do dia 22 para o dia 23 de abril. Serão esperados mais de 20 meteoros por hora.

Os meteoros que veremos no céu são chamados de Líridas, essas rochas foram formadas pelo cometa ‘C/1861 G1 Thatcher’.

No entanto, assim como o eclipse solar não poderá ser assistido do Brasil, infelizmente, a chuva de meteoros também não.

A razão para isso acontecer é que, dentro desse período, a Lua estará muito próxima de sua fase cheia, impedindo diretamente a visualização do episódio por causa da luminosidade.

O post Abril terá espetáculos celestes com eclipse e chuva de meteoros apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Mistério: teoria sobre expansão do universo aponta ação de 'não partículas' https://multiversonoticias.com.br/misterio-teoria-sobre-expansao-do-universo-aponta-acao-de-nao-particulas/ Tue, 02 Apr 2024 20:21:12 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=203747

Estudo feito por universidade de Israel desenvolve teoria que tenta conciliar cálculos e conceitos sobre o aumento do espaço.

O post Mistério: teoria sobre expansão do universo aponta ação de 'não partículas' apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Um estudo recente feito por cientistas da Universidade de Ariel, em Israel, evidenciou uma ideia inédita sobre o que contribui, hoje, para a expansão do cosmos. De acordo com a pesquisa, trata-se de uma forma misteriosa de matéria.

Os responsáveis pelo estudo definem essa nova matéria como ‘não partículas’. Segundo eles, a expansão cada vez mais rápida do universo é impulsionada por elas e não por uma constante cosmológica.

A descoberta da pesquisa é contrária ao que vinha sendo adotado como explicação para esse fenômeno.

Os estudos, até então, indicavam que uma energia escura, na forma de uma constante cosmológica, estaria por trás do aumento do cosmos.

Mudança com a descoberta das ‘não partículas’

Pesquisadores tentam entender o que está por trás da expansão do universo – Foto: Freepik/Reprodução

Com a possível ação das ‘não-partículas’, os cientistas lidam agora com um desafio ao Modelo Padrão da física de partículas, que, de certa forma, estão mais alinhadas com a questão astronômica.

Todos esses tópicos, como aumento do universo, surgimento de novas estruturas, galáxias e outros, têm gerado enorme debate na comunidade científica. Não por acaso, é comum haver algumas discrepâncias.

Uma delas se refere ao valor medido da constante de Hubble, que calcula a taxa de expansão do universo e o parâmetro S8, que serve de indicativo sobre a formação de novas estruturas em grande escala.

A teoria das ‘não partículas’ foi introduzida pelo físico teórico Howard Georgi. Elas são definidas por ele como uma matéria bem peculiar, pois não têm momento e massa definidos, assim se comportam livremente e de maneira fluída.

Hipótese do estudo feito em Israel

Esse contexto envolvendo as ‘não partículas’ contribui ainda mais para que elas sejam consideradas as responsáveis por impulsionar a energia escura.

O estudo israelense criou um modelo que concilia as medições da constante de Hubble e do parâmetro S8, de forma que oferece uma explicação única em conformidade com os dados de observação.

Falta, agora, avançar mais na comprovação empírica. Os autores estão confiantes na confirmação da teoria e querem testá-la com aceleradores de partículas.

Desse modo, se o resultado for positivo, será, com certeza, mais um mistério desvendado sobre o espaço.

O post Mistério: teoria sobre expansão do universo aponta ação de 'não partículas' apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
EUA alerta: país toma medidas para o Eclipse Solar Total https://multiversonoticias.com.br/eua-alerta-pais-toma-medidas-para-o-eclipse-solar-total/ Wed, 27 Mar 2024 23:21:09 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=203244
Eclipse solar total

O fenômeno vai passar pela América do Norte e será visível para muitas pessoas. Por isso, os EUA se preparam para receber diversos visitantes.

O post EUA alerta: país toma medidas para o Eclipse Solar Total apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Eclipse solar total

Um espetáculo celeste está prestes a acontecer: o Eclipse Solar Total. Em 8 de abril, a Lua encobrirá completamente o Sol em um fenômeno magnífico que poderá ser testemunhado em várias regiões da América do Norte.

Porém, essa maravilha da natureza vem acompanhada de precauções de segurança, levando as autoridades do Texas, nos EUA, a recomendarem o fechamento de todas as escolas durante o evento.

Alertas de segurança

A decisão de fechar as escolas durante o Eclipse Solar Total visa garantir a segurança dos alunos e facilitar o gerenciamento de emergências.

As autoridades do Texas e de outros estados estão preocupadas com o aumento significativo do turismo esperado durante o fenômeno, o que poderia sobrecarregar os serviços de emergência locais.

Eclipse Solar Total acontecerá em abril – Imagem: Shutterstock/Reprodução

Com as escolas fechadas, os órgãos de segurança terão menos uma preocupação durante o evento, permitindo que se concentrem nas necessidades emergenciais decorrentes do aumento do fluxo turístico.

Alertas de segurança emitidos por autoridades locais, como o Gerenciamento de Emergências do Condado de Lorain, em Ohio, recomendam que os moradores estoquem comida, água e combustível antes do eclipse, preparando-se para possíveis impactos no tráfego, serviços essenciais e disponibilidade de suprimentos.

O fenômeno astronômico

No dia 8 de abril, milhões de pessoas terão a oportunidade de testemunhar o Eclipse Solar Total, um evento que resulta na cobertura quase perfeita do Sol pela Lua.

Embora o evento astronômico não seja visível no Brasil, várias regiões da América do Norte terão a chance de presenciar esse espetáculo celestial.

Em comparação com o último Eclipse Solar Total em 2017, este ano trará algumas diferenças significativas.

A faixa de visibilidade do fenômeno será mais ampla, abrangendo áreas mais densamente povoadas e permitindo que um número estimado de 31,6 milhões de pessoas o observem em sua totalidade.

Além disso, o evento será mais longo em algumas regiões, com durações superiores a 4 minutos em alguns locais.

O Eclipse Solar Total é único e cativa a imaginação das pessoas ao redor do mundo. Porém, é essencial abordá-lo com cautela e considerar as medidas de segurança necessárias para garantir o bem-estar da população.

O fechamento das escolas durante o fenômeno é uma precaução importante, pois permite que as autoridades se concentrem na segurança pública e na resposta às emergências.

À medida que nos preparamos para testemunhar esse momento extraordinário da natureza, devemos lembrar da importância de priorizar a segurança e o bem-estar de todos.

O Eclipse Solar Total nos lembra da grandeza do universo e da fragilidade da vida na Terra, inspirando-nos a apreciar e proteger nosso planeta e seus habitantes.

O post EUA alerta: país toma medidas para o Eclipse Solar Total apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
A sonda mais distante da Terra tem funcionamento estranho; veja https://multiversonoticias.com.br/a-sonda-mais-distante-da-terra-tem-funcionamento-estranho-veja/ Mon, 25 Mar 2024 11:22:10 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=202969

Percorrendo o espaço há quase 50 anos, esta sonda, que estava com problemas de comunicação, envia sinal para a NASA há 24 bilhões de km de casa.

O post A sonda mais distante da Terra tem funcionamento estranho; veja apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A Voyager 1, uma das sondas mais antigas e distantes do planeta Terra, está passando por dificuldades no espaço.

Lançada em 1977, junto de sua irmã gêmea, a Voyager 2, a sonda continua sua jornada pelo espaço, enviando dados para a Terra.

Mas nos últimos meses, a equipe da missão tem enfrentado problemas de comunicação com a Voyager 1, deixando os pesquisadores no escuro. Agora, um sinal recebido pode ser a chave para resolver esse mistério.

Voyager 1 enfrenta problemas de comunicação com a NASA

Voyager 1, com quase 50 anos, envia mensagem há mais de 24 bilhões de km da Terra – Imagem: Reprodução

Desde novembro de 2023, a equipe da missão da Voyager 1 vem lutando contra um problema persistente de comunicação.

A unidade de modulação de telemetria do sistema de dados de voo começou a enviar um padrão repetitivo de código, interrompendo a transmissão de outras informações para a NASA, aqui na Terra.

Por mais de cinco meses, os esforços para resolver tal problema têm sido falhos, até agora.

Luz no fim do túnel com o sinal da Voyager 1

Em março de 2024, a equipe da missão recebeu um sinal promissor da Voyager 1. Após enviar um comando para reiniciar o computador da sonda, uma atividade foi detectada no sistema de dados de voo.

Este sinal continha uma leitura completa da memória do sistema, oferecendo uma pista muito importante para identificar a causa do problema.

Apesar do progresso, a distância de 24 bilhões de km entre a Voyager 1 e a Terra apresenta uma dificuldade. Leva mais de um dia para os comandos alcançarem a sonda, e outras 45 horas para receber resposta.

A equipe da missão está agora analisando cuidadosamente a leitura da memória, buscando pistas que possam apontar para a solução do problema.

Lançadas há quase cinco décadas, as sondas Voyager 1 e 2 superaram todas as expectativas, fornecendo informações essenciais sobre nosso Sistema Solar e o espaço fora dele.

Embora tenham enfrentado desafios ao longo do caminho, essas veteranas espaciais continuam sua missão, liderando futuras gerações de exploradores cósmicos.

O post A sonda mais distante da Terra tem funcionamento estranho; veja apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Cosmos sem matéria escura? Físicos lançam proposta audaciosa https://multiversonoticias.com.br/cosmos-sem-materia-escura-fisicos-lancam-proposta-audaciosa/ Fri, 22 Mar 2024 20:23:08 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=202755

Uma nova abordagem do universo sem matéria escura tem intrigado a mente de alguns cientistas.

O post Cosmos sem matéria escura? Físicos lançam proposta audaciosa apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A matéria escura permanece um dos grandes mistérios da cosmologia moderna, desafiando nossa compreensão do universo e suscitando debates fervorosos entre físicos e astrônomos.

Sua existência é postulada para esclarecer fenômenos observados que não podem ser adequadamente explicados por componentes perceptíveis. Porém, e se a matéria escura não existir?

Físicos da Universidade de Ottawa propuseram tal ideia radical, sugerindo que poderíamos explicar fenômenos cósmicos sem recorrer à presença de matéria escura.

Natureza enigmática da matéria escura

A matéria escura é uma matéria hipotética que não interage com a luz ou outras formas de matéria ou energia eletromagneticamente, detectável apenas por seus efeitos gravitacionais.

Ela compõe aproximadamente 25% do universo, enquanto a matéria visível representa apenas 5%.

A presença da matéria escura é inferida por meio de observações de galáxias e lentes gravitacionais, que revelam uma quantidade de massa muito maior do que a observada por métodos e aparelhos da astronomia.

Físicos querem propor outra forma de entender os mistérios do universo – Imagem: Freepik/Reprodução

Os físicos da Universidade de Ottawa trouxeram a intrigante ideia de que o universo poderia existir sem a matéria escura.

A teoria sugere que as discrepâncias observadas entre as observações e as previsões teóricas podem ser explicadas por propriedades intrínsecas ao próprio espaço-tempo, em vez de invocar a presença de uma forma de matéria invisível.

Desafios e implicações de um universo sem matéria escura

Uma das consequências mais intrigantes dessa proposta é a sugestão de que o cosmos poderia ter o dobro da idade atual.

Isso surge da hipótese de que aspectos fundamentais, como a gravidade, teriam mudado ao longo do tempo.

Contudo, tal proposta desafia a compreensão atual da história e evolução do universo, exigindo uma revisão significativa de modelos cosmológicos estabelecidos.

Apesar da audácia e originalidade da proposta de um espaço sem matéria escura, a maioria dos físicos e astrônomos continua a apoiar a existência desse componente misterioso.

A matéria escura ainda é o modelo mais aceito para explicar fenômenos cosmológicos e galácticos, com base em uma sólida fundamentação teórica e evidências observacionais robustas.

A questão da matéria escura intriga e fascina cientistas e entusiastas do universo. Enquanto propostas ousadas como a de um universo sem ela desafiam concepções estabelecidas, a busca pela verdade cósmica permanece impulsionada pelo desejo humano de compreender os mistérios do cosmos.

O post Cosmos sem matéria escura? Físicos lançam proposta audaciosa apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Cometa do Diabo passará sobre a Terra; saiba como e quando vê-lo https://multiversonoticias.com.br/cometa-do-diabo-passara-sobre-a-terra-saiba-como-e-quando-ve-lo/ Mon, 18 Mar 2024 16:02:31 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=202304
Cometa passa pela Terra

Nas próximas semanas, o astro completará o raro movimento em torno do Sol e será possível observá-lo do Hemisfério Sul.

O post Cometa do Diabo passará sobre a Terra; saiba como e quando vê-lo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Cometa passa pela Terra

O cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como Cometa do Diabo, passará pela órbita da Terra, em breve, e será possível visualizá-lo dos dois hemisférios do planeta.

Ele possui uma dimensão maior que a do Monte Everest e protagonizará um evento raro, que acontece a cada 71 anos, somente, quando ele completa uma órbita completa ao redor do Sol.

Isso significa que é possível enxergá-lo a olho nu da Terra apenas uma vez nesse período. Essa, com certeza, é uma experiência que merece ser vivenciada.

Quando será possível ver o Cometa do Diabo?

Cometa atingirá o ponto mais próximo da Terra nas próximas semanas – Foto apenas ilustrativa: Reprodução

Especialistas já levantaram os dados sobre a movimentação do astro. Ele se movimenta hoje da constelação de Andrômeda para a de Peixes. Com isso, passará próximo de estrelas, o que facilita a observação.

Em 31 de março, o Cometa do Diabo estará a apenas 0,5 grau da estrela Hamal. Esse, portanto, é um ótimo dia para tentar visualizá-lo.

Na fase atual, ele é melhor avistado por quem vive no Hemisfério Norte, mas a situação tende a mudar, à medida que ele se aproxima do Sol.

Os cálculos indicam que o periélio, nome que designa o ponto de órbita mais perto do Sol, ocorrerá no dia 21 de abril deste ano. Depois disso, será melhor visualizado por quem reside no Hemisfério Sul.

Assim que passar pela órbita da Terra, o cometa será redirecionado de volta para o Sistema Solar exterior. A estimativa é que ele não volte a fazer o mesmo trajeto até 2095.

Por que ‘Cometa do Diabo’?

O apelido foi dado ao cometa por causa da sua aparência. Ele se assemelha a chifres, quando está no ápice da atividade de movimentação. Alguns astrônomos já fizeram fotos dele com equipamentos especializados.

Ele não é um cometa qualquer, falamos de um corpo celeste com 30 quilômetros de diâmetro, onde ocorrem erupções recorrentes de gelo e gás.

Tais fenômenos acontecem a cada 15 dias no cometa, quando ele se aproxima do Sol e aquece o acumulado de gelo, aumentando a pressão interna.

Como ver o Cometa do Diabo?

Para conseguir visualizá-lo, a dica é olhar para o oeste no céu, durante o período noturno, e encontrar a chamada Grande Praça de Pégaso, onde estão quatro estrelas bem brilhantes.

Ao se movimentar, ele parece uma bola de neve, mas com formato irregular. O ideal é procurar um local com boa visualização do céu e torcer para a noite sem muitas nuvens.

O post Cometa do Diabo passará sobre a Terra; saiba como e quando vê-lo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>