Arquivos armas químicas - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/armas-quimicas/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Tue, 08 Aug 2023 23:21:15 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Risco crescente de catástrofe com armas nucleares é REAL, advertem especialistas https://multiversonoticias.com.br/risco-crescente-de-catastrofe-com-armas-nucleares-e-real-advertem-especialistas/ Tue, 08 Aug 2023 23:21:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/risco-crescente-de-catastrofe-com-armas-nucleares-e-real-advertem-especialistas/

Imagem: Olhar Digital/Reprodução Na última quinta-feira (3/8), mais de 100 revistas médicas do mundo inteiro se uniram para emitir o mesmo alerta: um apelo para toda a população, para que juntos mobilizem as forças mundiais visando à eliminação das armas nucleares. Mesmo grandes revistas consideradas concorrentes acabaram concordando em publicar o mesmo conteúdo. Para essas […]

O post Risco crescente de catástrofe com armas nucleares é REAL, advertem especialistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Imagem: Olhar Digital/Reprodução

Na última quinta-feira (3/8), mais de 100 revistas médicas do mundo inteiro se uniram para emitir o mesmo alerta: um apelo para toda a população, para que juntos mobilizem as forças mundiais visando à eliminação das armas nucleares.

Mesmo grandes revistas consideradas concorrentes acabaram concordando em publicar o mesmo conteúdo. Para essas entidades, o risco de catástrofe nuclear é “grande e crescente”, e é dever dos Estados eliminá-las.

Editorial contra armas nucleares

O editorial foi escrito por 11 importantes editores de revistas médicas bastante conhecidas, como, New England Journal of Medicine, Lancet, BMJ, JAMA e muitas outras.

O texto alerta para o grande risco do uso de armas nucleares, além de comentar sobre os resultados dessas armas, que, para os escritores, seriam “catastróficos para a humanidade”.

A publicação também pede que profissionais da saúde do mundo inteiro alertem os cidadãos e líderes de seus países sobre o perigo que esse tipo de armamento pode trazer para a saúde pública, uma vez que, de acordo com eles, o progresso do debate sobre o tema “tem sido decepcionantemente lento”.

“Os Estados com armas nucleares devem eliminar seus arsenais nucleares antes que nos eliminem”, é uma das frases encontradas em trecho da publicação.

Imagem: Editorial pedindo atenção às armas nucleares; Olhar Digital/Reprodução

Contexto

Nos últimos dias, temos percebido bastantes ameaças a respeito do uso de armas nucleares, e a publicação vem em meio a esse cenário de constante ameaça.

Nesta semana, a Rússia advertiu que poderia empregar armas nucleares caso um ataque de drones da Ucrânia em Moscou tivesse êxito. Além disso, nos últimos meses, a Coreia do Norte continua testando mísseis, comprometendo os esforços de não proliferação de armas nucleares.

O artigo foi publicado na mesma semana em que a revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorre em Viena, na Áustria. Além disso, o domingo também marca o 68º aniversário do lançamento da primeira bomba nuclear, que foi lançada contra civis japoneses em Hiroshima.

Ameaça e importância

De acordo com o representante da Associação Mundial de Editores Médicos, Chris Zielinski, a atitude das revistas concorrentes de se unirem para publicar o mesmo conteúdo demonstra a “extrema urgência da atual crise nuclear”.

Em entrevista para a AFP, o ex-presidente da International Physicians for the Prevention of Nuclear War e coautor do editorial, Ira Helfand, revelou que a possibilidade de uma guerra nuclear acontecer “é real”.

Segundo o editorial, caso 250 das 13 mil armas nucleares do mundo fossem utilizadas, isso já poderia resultar em 120 milhões de mortes, além de causar “perturbações climáticas globais, levando à fome nuclear e colocando em risco dois bilhões de pessoas”.

O post Risco crescente de catástrofe com armas nucleares é REAL, advertem especialistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
EUA já testaram armas biológicas em suas próprias cidades; entenda https://multiversonoticias.com.br/eua-ja-testaram-armas-biologicas-em-suas-proprias-cidades/ Wed, 26 Apr 2023 20:24:04 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=132325

Uma epidemia nos EUA foi causada por uma bactéria e anos depois descobriu-se que foi resultado de um experimento militar.

O post EUA já testaram armas biológicas em suas próprias cidades; entenda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O desenvolvimento de armas químicas tem sido uma prática comum ao longo dos anos, e embora não seja amplamente divulgado, é possível que existam arsenais poderosos escondidos. No passado, os testes realizados após o desenvolvimento não eram tão bem sentidos quanto hoje em dia.

Na década de 50, algo surpreendente aconteceu em São Francisco, nos Estados Unidos. Várias pessoas foram levadas ao hospital com sintomas semelhantes, como pneumonia, febre e vômitos graves.

Os investigadores buscaram entender o que estava causando essa epidemia, e descobriram que uma bactéria chamada Serratia marcescens era a responsável.

No entanto, sua manifestação não era comum, o que acabou levantando mais suspeitas. Isso porque, até aquele momento, ninguém na cidade havia sido infectado, e de repente, várias pessoas foram contaminadas em um único dia.

A situação se agravou quando uma pessoa morreu devido à infecção: Edward J. Nevin, um homem de 75 anos. No entanto, depois do surto inicial, tudo pareceu voltar ao normal e não houve mais casos de contaminação.

Foto: Reprodução

A verdade oculta

A explicação mais plausível na época era que tudo havia sido uma coincidência. No entanto, anos depois, foi descoberto que naquele dia havia algo diferente na neblina que pairava sobre a cidade.

Na verdade, a neblina estava contaminada com uma substância que continha várias bactérias, lançadas no ar por um navio da Marinha que passou pela região. O objetivo desse experimento era avaliar o quão preparada a cidade estava para enfrentar um possível ataque químico.

Mas é claro que São Francisco não foi a única a ser exposta a tais bactérias. Outras localidades, entre os anos de 1949 a 1969, acabaram ficando vulneráveis devido à pulverização de tais venenos potencialmente perigosos para a saúde dos moradores.

De acordo com registros históricos, os Estados Unidos tiveram um total de 239 experimentos de guerra biológica, que abrangeram 66 cidades norte-americanas, bem como algumas cidades canadenses. Aproximadamente 80 desses experimentos incluíram o uso de bactérias vivas contra a população.

Inicialmente, o projeto estava previsto para continuar em andamento, mas isso mudou com a entrada do presidente Richard Nixon, que solicitou a suspensão de todos os experimentos e o fim do estoque de agentes de guerra biológica dos Estados Unidos.

O post EUA já testaram armas biológicas em suas próprias cidades; entenda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>