Artista vence prêmio de fotografia com imagem gerada por inteligência artificial

O prêmio obtido por uma fotografia processada por inteligência artificial no Sony World Photographer Awards gera debate.

Um fato inédito e inesperado agitou uma das premiações mais renomadas do mundo da fotografia. A edição mais recente do Sony World Photographer Awards surpreendeu a todos ao anunciar como vencedora uma fotografia produzida não por um fotógrafo humano, mas por uma inteligência artificial.

O vencedor da premiação foi o alemão Boris Eldagsen, que explicou o motivo de ter inscrito uma imagem gerada por IA no concurso, sabendo que ela não poderia ser elegível para a premiação.

Segundo publicado em suas redes sociais, Eldagsen pretendia provocar um questionamento e chamar a atenção do público para a relação entre tecnologia e arte. Leia um trecho mencionado publicado no blog do artista:

“Eu me inscrevi como um macaco atrevido, para descobrir se as competições estão preparadas para a entrada de imagens de IA. Elas não estão. Nós, o mundo da fotografia, precisamos de uma discussão aberta.

Uma discussão sobre o que queremos considerar fotografia e o que não queremos. O guarda-chuva da fotografia é grande o suficiente para convidar imagens de IA a entrar – ou isso seria um erro?”

A declaração de Boris Eldagsen, vencedor do Sony World Photographer Awards, de que a imagem vencedora havia sido criada por uma inteligência artificial abalou o mundo da fotografia.

Ele explicou que sua intenção não era ganhar o concurso, mas sim levantar uma discussão sobre o papel da tecnologia na arte e sobre como as pessoas estão cada vez mais dependentes das máquinas para criar conteúdo. Ao se inscrever com uma foto gerada por uma IA, o artista esperava chamar a atenção do público para a questão e acelerar o debate.

A reação ao anúncio de Eldagsen foi imediata e surpreendente. O site oficial do concurso apagou a imagem vencedora.

Sobre a fotografia

O controle gerado pela revelação de Eldagsen levanta questões importantes sobre o papel da tecnologia na arte e sobre o que é considerado autêntico e original em um mundo cada vez mais dominado pela digitalização. A discussão também aborda a relação entre a criatividade e a inteligência humana artificial.

Quanto à imagem vencedora, ela foi intitulada “Electricia” e retrata duas mulheres de diferentes gerações em preto e branco, seguindo uma linguagem visual que remete aos retratos familiares dos anos 40. A descrição acompanhou a imagem quando foi apresentado no concurso e disponibilizado no site. Você pode conferi-la abaixo:

Foto: Eldagsen.com
você pode gostar também