Apple lança nova atualizações para o AirTag com medidas de segurança
A novidade tem como objetivo evitar que o aparelho seja inserido em bolsas ou mochilas sem que a pessoa perceba
Após a polêmica que envolvia a Apple e o uso de seus rastreadores, foi liberado uma atualização: um sistema novo para o AirTag. A novidade é uma função que alerte as pessoas quando elas estão sendo rastreadas.
Leia mais: Apple poderá lançar novo conceito do iOS 16
Essa ação é tipificada como crime no Código Penal Brasileiro como perseguição e impõe uma pena de seis meses a dois anos de reclusão e aumenta para três, caso o crime seja praticado contra mulher.
Violações de segurança
As polêmicas sempre permearam o AirTag, desde o seu lançamento em abril de 2021, devido à possibilidade de rastrear seres humanos. Em 2021, um jornalista contou que realizou uma série de testes na tentativa de burlar as medidas de segurança implementadas pela Apple e diz que em vários deles obteve sucesso.
O jornalista rastreou um colega, com consentimento, pelo período de uma semana, nesse período, os profissionais perceberam que o AirTag conseguia mostrar a localização exata da pessoa rastreada.
Em 2022, o New York Times divulgou relatos de uma série de usuários que faziam reclamações sobre situações parecidas. Os repórteres do jornal foram até a Apple para ouvir o que a empresa tinha a dizer sobre as medidas de segurança adotadas e a empresa fez um pronunciamento público sobre suas melhorias contra perseguidores.
Aqueles que possuem celulares com sistema Android contam com uma app que conseguem revelar se possui um AirTag ou não por perto.
Como saber se a nova atualização está disponível
Já é possível descobrir se a mais nova versão está disponível abrindo o app Buscar do iPhone, selecionando a AirTag.
Logo, quando tocar no nome do rastreador digital, número de série e a versão correspondente deverá aparecer. A versão mais recente é a 1.0.391.
O preço sugerido do AirTag é de R$ 369, porém, muitos usuários o encontram por R$ 271 na Amazon. O produto tem como objetivo encontrar de forma rápida os pertencer do dono como mochilas, malas e chaveiros.
A Apple não indica que se utilize em pessoas e animais.