Animação revela as últimas mensagens do submersível Titan antes de implodir

Mensagens trocadas entre o submersível Titan e o navio Polar Prince revelam momentos de tensão antes da implosão.

Uma animação produzida pela Guarda Costeira dos Estados Unidos trouxe à tona as últimas mensagens trocadas entre o navio Polar Prince e o submersível Titan, da OceanGate, que sofreu uma implosão em junho de 2023.

Pouco antes da tragédia, enquanto o submersível estava a quase 2.500 metros de profundidade, um dos ocupantes chegou a afirmar: “Está tudo bem aqui”.

Durante a descida, o Titan e o navio se comunicaram usando mensagens codificadas. Eles usavam códigos simples, como “a” para dizer que a mensagem foi recebida, e “aa”, uma abreviação do código Morse que significava “fim da linha”. Ambos utilizavam a letra “k” para confirmar que os sistemas de comunicação estavam funcionando como esperado.

Interação entre o Polar Prince e o Titan. Os dois usaram código morse na comunicação. Foto: Reprodução / Youtube

Às 9h53, o Polar Prince enviou uma mensagem para verificar se o Titan conseguia localizá-lo. No entanto, a resposta demorou a vir. O navio insistiu várias vezes, mas só recebeu um retorno do submersível — um simples “k” — após 15 minutos de silêncio, às 10h08.

Animação mostra as mensagens enviadas pelo Polar Prince por volta das 10h, tentando confirmar a localização do submersível. Foto: Reprodução / Youtube

Problemas de comunicação e a última mensagem

O Polar Prince, então, pediu respostas mais claras do Titan. O submersível justificou a demora, explicando que havia “perdido” o sistema e as configurações do chat com o navio de apoio.

Em seguida, “PH” — provavelmente Paul-Henry Nargeolet, um dos maiores especialistas no naufrágio do Titanic — escreveu: “Está tudo bem aqui”.

PH, um dos tripulantes do submersível, disse ‘está tudo bem”. Foto: Reprodução / Youtube

A última mensagem enviada pelo Titan foi registrada às 10h47. A equipe do submersível informou ao Polar Prince que tinha jogado fora dois pesos de queda — uma prática comum em submersíveis para controlar a flutuabilidade. Naquele momento, o Titan estava a uma profundidade de pouco mais de 3.300 metros.

A última mensagem do Titan foi às 10h47, dizendo estar a 3.346 metros de profundidade. Foto: Reprodução / Youtube

Sobre o caso

O caso do submersível Titan ganhou grande repercussão mundial após sua implosão em junho de 2023. A embarcação havia submergido no dia 18 de junho de 2023 e, quatro dias depois, a OceanGate anunciou a tragédia, confirmando a morte dos cinco ocupantes.

Na sequência das buscas, a Guarda Costeira encontrou cinco grandes partes do Titan a 3,2 km de profundidade e a cerca de 480 metros do Titanic. Entre os destroços, a ponta dianteira do submersível foi a primeira a ser identificada, indicando que houve um “evento catastrófico”, conforme explicou o contra-almirante John Mauger na época.

Na expedição, estavam presentes o presidente da OceanGate, Stockton Rush; o bilionário Hamish Harding; o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, Suleman Dawood; e Paul-Henry Nargeolet, reconhecido como um dos maiores especialistas no naufrágio do Titanic.

você pode gostar também