Fim das chamadas indesejadas: Anatel implementará um novo identificador de chamadas no Brasil

Com o identificador de chamadas STIR/SHAKEN, será possível ver quando a ligação for uma daquelas um tanto indesejadas de telemarketing.

Está cansado de receber ligações de telemarketing? A maior parte dos brasileiros afirma que sim. Por isso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu um passo importante em relação às ligações abusivas.

A Anatel anunciou que prorrogou por mais um ano a medida cautelar que bloqueia usuários que fazem chamadas curtas. Além disso, a agência também divulgou a implementação de um protocolo que possui como base a tecnologia STIR/SHAKEN, que exibirá na tela do seu smartphone qual empresa está te ligando.

Quer saber mais sobre o novo identificador de chamadas? Confira todas as informações que separamos para você logo a seguir!

Novo identificador de chamadas da Anatel

Foto: Shutterstock

Com a implementação do protocolo, os usuários poderão observar a autenticidade de chamadas de telemarketing. Sendo assim, quem receber uma ligação de uma empresa conseguirá ver o nome e o logo da empresa que está fazendo a chamada.

Além do mais, também será possível identificar o assunto que será tratado na chamada. A Anatel afirmou que esse protocolo é baseado no STIR/SHAKEN, padrão internacional usado nos Estados Unidos e no Canadá.

O STIR/SHAKEN funciona sem que haja necessidade de instalar qualquer aplicativo no smartphone e, além disso, há um reforço na segurança da identificação que é baseado em criptografia e tokens gerenciados por uma estrutura de governança e operacional.

Mas todas as empresas serão identificadas? 

Inicialmente, nem todas as empresas serão identificadas, pois a adoção desse protocolo será facultativa. Nesse sentido, em busca de incentivar a adesão do protocolo, as empresas ficarão dispensadas de usar o prefixo 0303.

No caso dos telefones fixos, que não são compatíveis com a identificação aprimorada, ainda será obrigatório o uso do prefixo 0303 nas chamadas de telemarketing.

Por fim, a Anatel apontou que esse processo de implementação é muito complexo. Contudo, a previsão é que as primeiras ligações com a nova tecnologia aconteçam ainda este ano.

E aí, gostou da novidade? Certamente, agora será muito mais fácil evitar aquelas ligações indesejadas de telemarketing!

você pode gostar também