Alívio para desenvolvedores: Unity volta atrás em plano de taxa por instalação de jogos

Após receber críticas da comunidade gamer, a Unity Engine decidiu recuar em sua proposta de cobrar uma taxa por instalação de jogos, aliviando as preocupações dos desenvolvedores.

No cenário em constante evolução da indústria de jogos, a monetização e a política de preços têm sido temas cruciais de discussão.

Recentemente, a empresa Unity, uma das líderes no fornecimento de motores de jogo, gerou um debate considerável ao anunciar um plano de cobrança que envolve a taxação dos desenvolvedores a cada instalação de jogos criados com sua plataforma.

No entanto, essa decisão provocou uma onda de reações e preocupações dentro da comunidade de desenvolvimento de jogos. Agora, no entanto, a Unity recuou sobre essa estratégia de cobranças.

Unity volta atrás em decisão polêmica

Imagem: varteq/Reprodução

A Unity Engine planejava introduzir uma taxa mensal adicional por cada instalação de jogo, o que causou preocupação entre os desenvolvedores.

No entanto, após uma reavaliação, a empresa decidiu não cobrar por reinstalações, aplicando a taxa apenas na primeira instalação do jogo por usuário. Ainda assim, continuará a cobrar múltiplas taxas para diferentes dispositivos.

Além disso, serviços de assinatura como o Game Pass teriam as taxas direcionadas aos distribuidores, como a Microsoft. A iniciativa de voltar atrás no plano de taxação pode estar associada à reação negativa do público e da indústria dos games.

Entenda o plano original da Unity

A Unity Engine, que anteriormente utilizava um modelo sem royalties baseado em níveis de assinatura, planejava introduzir uma nova taxa para jogos que faturassem mais de US$ 200 mil e tivessem pelo menos 200 mil instalações.

Isso afetaria especialmente os desenvolvedores que usam a versão gratuita, pois seriam cobrados US$ 0,2 por nova instalação após excederem 200 mil downloads.

Os assinantes de planos mais avançados também enfrentarão cobranças adicionais ao ultrapassar certos limites de receita e instalações. Essas mudanças estão programadas para entrar em vigor em janeiro de 2024.

A nova taxa afetaria todos os jogos existentes feitos com a Unity no mercado, incluindo jogos antigos que, caso fossem instalados após o 1º de janeiro, seriam cobrados caso ultrapassassem os limites estabelecidos.

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