Alimentos que você tem em casa podem retardar o envelhecimento; veja quais
Com algumas mudanças simples, é possível garantir uma juventude mais prolongada.
Não é de hoje que as pessoas usam diversos recursos para reduzir os sinais de envelhecimento, como procedimentos estéticos, exercícios físicos e até mesmo alimentos. Além dos procedimentos estéticos, existem algumas mudanças simples que podem ser incluídas em nosso dia a dia.
Em relação à seleção adequada de comidas, diversos estudos vêm comprovando, ao longo dos últimos anos, que os alimentos ingeridos podem ser ora benéficos, ora prejudiciais ao ao nosso organismo, assim como podem agravar ou retardar o processo de envelhecimento.
Conheça alguns dos alimentos que podem reduzir os sinais de envelhecimento.
Melhores alimentos para retardar o envelhecimento
Especialistas recomendam o consumo de alimentos saudáveis que colaborem com a saúde intestinal. Isso porque manter o intestino saudável pode trazer alguns benefícios para a saúde em geral, para a absorção dos nutrientes e para garantir um bom envelhecimento.
Diferentemente do que os cientistas pensavam, os fatores genéticos não influenciam tão significativamente quanto os hábitos alimentares e de estilo de vida ao longo das outras fases. Ou seja, para garantir um bom envelhecimento sem grandes impactos à saúde, as mudanças dos hábitos devem acontecer o mais cedo possível.
Existem alguns alimentos que podem reduzir os sinais de envelhecimento, e eles são facilmente incluídos no consumo alimentar. Ao montar o seu prato, é interessante incluir alimentos variados e coloridos, principalmente as fontes de fibras, como vegetais, folhosos e frutas.
As fibras ajudam na formação do bolo fecal e na redução da absorção de açúcares e gordura. Além disso, elas são responsáveis pelo aumento da saciedade.
Outros alimentos benéficos são os que passam por processo de fermentação, como kefir e kimchi. Eles estimulam a reprodução de bactérias benéficas que mantêm a barreira protetora do intestino adequada.
Alimentos que causam prejuízo à saúde geral são os ricos em açúcares e gordura. Eles não favorecem o crescimento da microbiota benéfica do intestino. Em vez disso, aumentam os microrganismos indesejados na flora intestinal.
Em suma, com pequenas mudanças é possível garantir hábitos mais saudáveis que reduzem o impacto do envelhecimento não só no aspecto estético como no do organismo como um todo.