ALERTA VERMELHO para o TikTok: app é uma ameaça à segurança?

Entenda o que motivou a criação de um projeto de lei para retirar o TikTok e outros aplicativos dos Estados Unidos.

O TikTok está por um fio nos Estados Unidos, devido a um novo projeto de lei aprovado pela Câmara dos Representantes (casa do legislativo federal no país).

A pressão em cima da empresa chinesa não é novidade e, nos últimos dias, tem se agravado ainda mais.

A proposta declara que o aplicativo, de responsabilidade da ByteDance, empresa chinesa, nomeie um novo representante da plataforma nos Estados Unidos.

Caso isso não seja feito nos próximos dias, o projeto de lei ordenará que o TikTok seja retirado do país.

A aprovação por parte dos congressistas já aconteceu, agora ele segue para o Senado. Depois para sanção do presidente dos EUA, Joe Biden, o qual já informou que concorda com a lei.

Mas por que isso está acontecendo?

No mandato Donald Trump, o projeto de lei foi elaborado, acompanhado do argumento que a ByteDance poderia estar usando o TikTok como desculpa para ter acesso a informações dos americanos.

Embora o aplicativo seja o principal alvo, o projeto de lei não foi feito apenas para ele, e sim para todos os aplicativos que estejam sob comando de adversários estrangeiros.

Após tais especulações, a empresa chinesa decidiu se pronunciar e afirmou que as suspeitas não eram verídicas e que ela estaria investido pesado para manter a privacidade dos usuários americanos.

Lei foi elaborada durante o governo de Trump – Imagem: Shutterstock/Reprodução

Principais pontos da proposta

Ela impede que empresas ofereçam serviços de hospedagem na internet para aplicativos controlados por corporações de países considerados adversários, como o TikTok.

Aplicativos de mídia social geridos por essas empresas, caso o presidente dos Estados Unidos considere a nacionalidade delas uma ameaça à segurança do país, podem ser banidos.

No entanto, tal penalização não se aplica a softwares usados para publicar análises de produtos, negócios ou informações e análises de viagens.

Se alguém violar essa regra, o Departamento de Justiça tem permissão para investigar e impor penalidades.

Essas punições podem ser multas em dinheiro, dependendo de quantos usuários o aplicativo tem.

você pode gostar também