ALERTA para tutores de pets: fruta muito comum é MORTAL para cães
Estudo revela a presença de componentes tóxicos na fruta, fator que coloca em perigo a saúde dos animais de estimação.
Atenção, tutores de animais de estimação! Em especial, os amantes de cães devem estar atentos a um perigo potencialmente fatal para seus animais: as uvas.
Segundo especialistas do Hospital Veterinário Grady, em Cincinnati, nos Estados Unidos, essa fruta bastante comum em residências pode ser extremamente perigosa para os pets, principalmente se for ingerida de maneira acidental.
Riscos identificados por veterinários: o que precisamos saber
Testes realizados por especialistas identificaram a presença de ácido tartárico e bitartarato de potássio nas uvas, componentes comprovadamente tóxicos para os cães.
O contato com esses elementos pode ser perigoso e até mesmo fatal para os animais.
De acordo com o hospital veterinário, os acidentes envolvendo uvas são mais frequentes em lares com crianças, pois, ao se deliciarem com as frutas, frequentemente deixam-nas cair no chão, atraindo os cães para ingeri-las.
Apesar do perigo para os animais, o Brasil é um dos grandes produtores de uva. Petrolina, no interior de Pernambuco (PE), é conhecida como a “capital da uva”.
O município se destaca por ter a maior colheita de uvas do país, respondendo por 16% da safra nacional, com um volume de 236 mil toneladas da fruta.
Evite dar uvas para os cachorros – Imagem: iStock/Reprodução
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Petrolina faturou cerca de R$ 1,2 bilhão com a safra de uvas.
A região é renomada não apenas pela produção de uvas, mas por seu papel na produção de vinhos finos, aproveitando a abundância das águas do Rio São Francisco.
Além da uva, o agronegócio local engloba uma variedade de cultivos, como manga, coco, goiaba, banana e cana-de-açúcar, entre outros, que contribuíram para uma cifra total de aproximadamente R$ 1,5 bilhão em vegetais colhidos em 2022.
Apesar dos benefícios econômicos, é crucial conscientizar-se sobre os riscos que as uvas representam para os cães, a fim de proteger os animais de estimação em lares onde essa fruta está presente.