Alerta: o eixo terrestre sofreu alteração e isto pode ter consequências inesperadas
Um recente estudo científico surpreendeu ao revelar uma mudança no eixo terrestre. Agora, pesquisadores alertam para possíveis efeitos desencadeados por esse fenômeno.
O nosso planeta é, sem dúvida, um baú de mistérios: todos os dias, novas descobertas são feitas e, a partir delas, estudos e pesquisas começam a surgir.
Agora, mais uma notícia sobre o planeta Terra chocou a população mundial: nosso planeta azul vem alterando sua rotação em torno do próprio eixo em aproximadamente 80 centímetros.
Contudo, não há motivo para alarde: por enquanto, está tudo bem e não há nenhum grande impacto que você vai perceber de imediato, mas isso expõe um importante aspecto de como estamos afetando o planeta Terra de maneira significativa.
Ki-Weon Seo e sua equipe, na Universidade Nacional de Seul, perceberam uma mudança na extração de água subterrânea, aquela que usamos todos os dias em nossas casas, plantações, fábricas e em milhares de outros lugares.
Ao que tudo indica, a forma como estamos usando a água do nosso planeta pode ter bastante influência na maneira como a Terra realiza sua rotação.
O papel da água subterrânea na rotação da Terra
A questão é bastante simples de entender: conforme extraímos água do solo, isso muda a distribuição de massa na Terra. O fenômeno seria algo como se adicionássemos ou removêssemos pesos de um pião em movimento. Analisando isso, foi identificado que a água subterrânea é um fator significativo nas mudanças terrestres.
Anos atrás, em 2016, alguns cientistas descobriram a capacidade da água de ajustar a rotação da Terra. Entretanto, somente em 2023 a equipe de Seo foi a primeira a definir o papel específico da água subterrânea nesse processo.
Para compreender melhor, imagine que você está girando uma bola de basquete em seu dedo. Conforme você vai passando a sua mão ao redor da bola, você consegue senti-la se deslocando e tentando se equilibrar mesmo com a mudança de força.
É basicamente isso que está acontecendo com o nosso planeta, mas em uma escala muito maior.
No estudo, foram analisados dados de 1993 a 2010 pela equipe. Com a análise feita, os pesquisadores chegaram à impressionante quantidade de 2.150 gigatoneladas de água subterrânea bombeadas.
O deslocamento sutil no eixo de rotação do nosso planeta foi a consequência de todos esses bombeamentos. O estudo foi publicado na Geophysical Research Letters.
O que isso significa para nós?
Bem, talvez você esteja se perguntando quais são as consequências disso tudo para nós, seres humanos. Diante de tal constatação, teremos de ajustar nossos calendários ou ganharemos uma estação extra no meio do ano? Não exatamente.
Para o alívio de todos, as estações do ano e o clima do dia a dia no nosso planeta não vão mudar tão drasticamente de uma hora para outra, mas aos poucos podemos começar a sentir algumas diferenças.
O pesquisador da NASA, Surendra Adhikari, adverte sobre mudanças climáticas e diz que as implicações podem não ser tão triviais quanto gostaríamos.
Ele também afirma que o impacto é muito maior e, quando a água é subterrânea, é extraída em latitudes médias, como foi observado durante os estudos.
De acordo com o pesquisador, a América do Norte ocidental e o Noroeste da Índia tiveram os maiores volumes de remoção de água durante o período examinado. Ambas as regiões são de latitude média.
O estudo mostra que nossas ações possuem bastante peso e não estão afetando apenas o meio ambiente em escala local, até mesmo quando bombeamos água do subsolo podemos estar incomodando e “cutucando” todo o planeta.