Alerta! Google pode excluir sua conta do Gmail em breve; veja por quê
Ação da companhia deve começar nas próximas semanas. Vale a pena ficar de olho nas regras para não perder acessos e dados essenciais.
Se você tem conta nos serviços do Google, é bom ficar atento às novas diretrizes da companhia. O serviço de busca iniciará uma limpeza de contas inativas a partir de dezembro deste ano.
Isso significa que os usuários do Gmail ou Google Fotos, que não realizaram login por um período prolongado, poderão perder suas respectivas contas. Se esse é o seu caso, fique atento.
O alerta confirmado pelo Google pode fazer com que pessoas percam o acesso a serviços e dados essenciais já nas próximas semanas.
Isso só não ocorrerá com aqueles que fizerem login e confirmarem que seguem ativos nas plataformas.
Em qual caso a conta será excluída?
Imagem: Reprodução
Ao se pronunciar sobre a decisão, o Google explicou qual critério será utilizado para a exclusão das contas. A regra básica é a seguinte:
“Se uma Conta do Google não tiver sido usada ou conectada por 2 anos, poderemos excluir a conta e seu conteúdo – incluindo conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendar) e Google Fotos.”
A nova política foi anunciada pela empresa no início deste ano e a data em que tudo começará a ser efetivado é dezembro de 2023. Ou seja, ainda falta algum tempo para a medida começar a ser colocada em prática.
Notificação de alerta
Quem usa regularmente os serviços da companhia não tem com o que se preocupar. Além disso, o que se sabe é que o Google enviará e-mails de notificação para quem poderá ser afetado.
A ideia é dar uma chance a mais para quem se interessar em manter as contas seguras, longe da exclusão.
A notificação deve ser enviada por e-mail, tanto no endereço da conta principal quanto no e-mail de recuperação. É importante verificar se você não recebeu algo assim.
A justificativa da empresa para adotar essa medida é a de que contas inativas ou antigas tornam-se mais vulneráveis à ação de cibercriminosos, e isso pode representar uma ameaça à segurança de todos os usuários da web.