ALERTA GERAL: Febraban adverte brasileiros sobre golpes envolvendo Desenrola Brasil

Criminosos anunciam falsas de renegociação de dívidas e forçam a Febraban a se posicionar. Leia a matéria na íntegra e saiba como se proteger.

Em um cenário no qual grande parte da população brasileira se encontra endividada, um sonho comum é a negociação de dívidas, o que tornou a busca por ofertas exclusivas uma boa saída. Nesse sentido, visando reintegrar os cidadãos financeiramente vulneráveis à economia nacional, o governo criou o programa Desenrola Brasil.

A ação conta com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que permite que os bancos e instituições financeiras associadas ofereçam condições imperdíveis de negociação aos endividados.

Contudo, mesmo em meio à vulnerabilidade social, golpistas e criminosos tentam se aproveitar dos cidadãos para roubar seu dinheiro em benefício próprio. Por isso, recentemente, a Febraban alertou os brasileiros sobre os riscos de golpes envolvendo o programa, dando dicas gerais para a proteção da população.

Desenrola Brasil: brasileiros são alertados sobre golpes

Foto: Vermelho/Reprodução

No último dia 17/7, segunda-feira, a união do governo federal, juntamente com alguns órgãos do setor bancário, resultou no lançamento do programa para renegociação de dívidas chamado Desenrola Brasil, que já está atraindo um grande público. Com um saldo positivo, o programa está previsto para terminar apenas no fim do ano.

No entanto, com o surgimento de casos de golpes envolvendo a ação social, a Febraban emitiu um comunicado ao público em seu site oficial. Segundo o anúncio, alguns golpistas estão enviando links para páginas falsas de negociações e realizando cobranças ilegais.

Esses criminosos convencem as pessoas de diversas maneiras, prometendo limpar o nome mediante pagamentos antecipados.

Como se proteger dos golpes?

Os bancos aconselham que os cidadãos interessados busquem os canais oficiais de atendimento dos bancos credores, tais como o internet banking, os aplicativos oficiais e as agências físicas.

“É importante que os clientes não cliquem em links recebidos por aplicativos de mensagens, redes sociais e em links patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Reforçamos que só é possível renegociar as dívidas nos canais oficiais dos bancos”, explica Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação.

A Febraban também explica que as instituições normalmente não enviam propostas por meio de redes sociais e que os débitos só são removidos após a assinatura de acordos com data definida. Além disso, outras recomendações foram divulgadas.

Dicas da Febraban

A entidade alerta os cidadãos para não clicarem em links desconhecidos enviados por meios não oficiais dos bancos. Também é necessário averiguar o site e endereço de URL para evitar a camuflagem dos criminosos, que não conseguem esconder totalmente a diferença entre o site oficial e seus endereços clonados.

Além disso, os negociantes devem atentar ao uso de layouts chamativos, selos de segurança exagerados e falsos, linguagem informal e erros de português, que indicam uma possível fraude.

você pode gostar também