ALERTA! Filtros de acessibilidade de 'Tekken 8' são perigosos para alguns jogadores

Especialista adverte que novo recurso de 'Tekken 8' é prejudicial a alguns jogadores, pois pode causar desconforto visual e até crises epiléticas.

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm proporcionado inovações importantes na indústria de jogos eletrônicos, ampliando não apenas a experiência de entretenimento, mas também incorporando elementos de acessibilidade para diversos públicos.

No entanto, a inclusão de recursos de acessibilidade nem sempre é livre de controvérsias, especialmente quando se considera o impacto na saúde dos jogadores.

Recentemente, o tão aguardado lançamento do ‘Tekken 8’, um dos jogos de luta mais populares, trouxe à tona debates acalorados sobre um recurso de acessibilidade que, embora destinado a ampliar a participação de diferentes públicos, levanta preocupações significativas relacionadas à saúde dos jogadores.

Especialista em acessibilidade afirma que filtro pode causar crises de epilepsia

Recurso de acessibilidade de Tekken 8 recebe alegações de danos à saúde. Imagem: Bandai Namco/Reprodução

Após a liberação da demo de ‘Tekken 8‘ para PC, Xbox Series e PlayStation 5, os recursos de acessibilidade do jogo foram disponibilizados aos jogadores.

A partir disso, surgiram preocupações de alguns usuários sobre um filtro visual específico que tem potencial de representar riscos à saúde.

Este filtro, destinado a pessoas daltônicas, transforma o ambiente em preto e branco, com personagens exibindo listras pretas.

Diante desse cenário, um especialista em acessibilidade, Ian Hamilton, alertou sobre possíveis desencadeamentos de crises de epilepsia e desconforto para usuários sensíveis à luz, afirmando que o filtro não atendia às necessidades dos daltônicos.

“Katsuhiro Harada, você precisa urgentemente remover um dos seus filtros [o com listras], ele não pode estar presente no lançamento pois pode hospitalizar jogadores (ou pior), da mesma forma que o famoso episódio de Pokémon“, afirma Hamilton.

Em resposta, o diretor Katsuhiro Harada defendeu a Bandai Namco, enfatizando a colaboração da empresa com vários institutos de pesquisa na criação desses recursos acessíveis.

“As opções de cores são uma parte rara dos jogos de luta, mas ainda estamos pesquisando e vamos expandi-las no futuro […] Também gostaríamos de informar que trabalhamos com diversos institutos de pesquisa e comunidades para desenvolver esta opção“, diz Harada.

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