Alerta é feito pelo Sistema Europeu a respeito de criptoativos

Em um alerta emitido pelo Sistema Europeu de Supervisão Financeira (ESFS) pode ter aterrorizado os investidores de criptoativos

A alegação relatava que todo o dinheiro investido, até agora, poderia ser perdido, não havendo meios de recuperação. Segundo eles, as criptomoedas são adequadas para investimento, mas não para utilizar como meio de pagamentos.

Leia mais: Índia vai colocar imposto de 30% em criptomoedas e NFTs

O alerta foi divulgado decorrente do grande número de indivíduos que passaram a ter interesse em criptoativos, além das promoções desenvolvidas pelo setor financeiro.

Os consumidores enfrentam a possibilidade muito real de perder todo o dinheiro investido se comprarem esses bens. Os consumidores devem estar atentos para os riscos de anúncios enganosos, inclusive por meio de mídias sociais e influenciadores. Os consumidores devem ser particularmente cautelosos com promessas de entrega rápida ou alta retornos, especialmente aqueles que parecem bons demais para ser verdade”, pontua trecho do documento.

Além do mais, a corporação defendeu que devido às moedas partirem da criptografia, há uma enorme dificuldade quanto ao rastreamento dos ativos quando relacionados a crimes, excluindo o fato de que este negócio não consta nos termos de jurisdição e trabalhos financeiros da União Europeia.

Cuidados Necessários
Mediante as menções efetuadas, o ESFS divulgou o motivo pelo qual os cidadãos comuns devem tomar os cuidados necessários, os quais são: grande flutuação nos preços, investimentos enganosos feitos através informações falsas para vender aos clientes.

Outros pontos mencionados foram referentes às complexidades dos ativos juntamente com a ausência de transparência.

Perguntas a serem feitas antes de investir em criptoativos

• Não terei consequências se perder esse dinheiro?
• Será que consigo assumir tais riscos a fim alcançar os retornos?
• Qual o meu conhecimento sobre criptoativos, produtos, serviços dentro do ramo?
• Estas empresas são relevantes?
• As empresas que eu estou tendo contato estão na lista negra das autoridades monetárias?
• Sou capaz de proteger as minhas informações?

você pode gostar também