Quais são as consequências do consumo de álcool após o esporte? Entenda a relação
Algumas alterações são desencadeadas no corpo de forma negativa após o consumo.
Na maioria das vezes, o álcool é utilizado em momentos de comemoração, de conquista ou até mesmo nas derrotas. Embora alguns atletas falem sobre evitar o consumo de álcool, em muitas ocasiões, essa bebida é utilizada nos momentos depois a competição para celebrar em equipe algum acontecimento.
Acompanhe a leitura e descubra se o álcool atrapalha o resultado do treino.
Conexão entre bebida e atividade física
Em muitos casos, a prática de exercícios físicos pode impulsionar o consumo de alimentos ou bebidas de alimentos ditos como não saudáveis. Isso acontece pois as pessoas mais ativas têm a concepção de melhor condição de saúde, justificando o consumo das bebidas.
Esse fato é comprovado cientificamente, visto que alguns pesquisadores identificaram que os atletas ou praticantes de atividades físicas tendem ao maior consumo de bebidas alcoólicas; já as pessoas menos ativas e com condicionamento reduzido tinham menor chance de consumo exagerado.
Alguns achados na ciência explicam que existe uma relação entre o álcool e a prática de esporte.
Embora o exercício auxilie no gasto dos compostos da bebida alcoólica justamente pela aceleração do metabolismo, tudo depende da dose e do exercício praticado. Caso o indivíduo beba mais do que gasta, o álcool ainda pode gerar efeitos negativos.
Quando finalizamos alguma atividade física, é o momento em que o músculo se prepara para a recuperação. Todas as reservas energéticas que utilizamos ao longo do treino agora serão repostas, assim como a reconstrução das fibras musculares acontecerá.
Outro ponto importante neste momento é a hidratação! O corpo já produziu suor e, com isso, perdeu água e minerais. Assim, o momento após a atividade é ideal para a reidratação, o que não acontece com o consumo de álcool.
Sempre que alguém consome bebidas alcoólicas, a frequência de idas ao banheiro aumenta. Isso porque o álcool é diurético, ou seja, aumenta a excreção de urina. Se um atleta, após uma competição, consome esse tipo de bebida, ele pode em algumas vezes se desidratar.
A melhor opção é se manter sempre dentro das quantidades máximas sugerida por estudos (660 ml, para não gerar problemas de desidratação).