Afinal, por que os botões ficam de lados diferentes nas camisas feminina e masculina?

Os motivos atravessam a história da moda e fazem total sentido; confira a seguir!

Há uma diferença nos botões das camisas sociais masculinas e femininas. Os botões das camisas masculinas são costurados do lado direito, enquanto nas femininas são costurados do lado esquerdo.

Segundo estudos, as mulheres têm maior probabilidade de serem destras do que os homens. Então, por que será que acabamos com essa situação em que a maioria das mulheres abotoa suas camisas com a mão não dominante?

Botões ficam de lados opostos, mas diferença acontece por um motivo – Foto: Canva Pro/Reprodução

Botão masculino: lado direito

Uma teoria, embora sem base histórica sólida, sugere que os botões das camisas masculinas foram inicialmente colocados do lado direito para facilitar o acesso à espada em caso de um duelo.

Claro, hoje em dia, duelos não são comuns (e menos ainda aqueles com espadas), então essa razão perde um pouco o sentido.

Keers traz um ponto interessante sobre como uma jaqueta masculina abotoada da direita para a esquerda poderia interferir na habilidade de sacar a espada, prendendo o cabo na vestimenta.

Isso oferece uma explicação plausível para os botões das camisas masculinas estarem do lado direito. No entanto, ainda não explica por que os botões das camisas femininas estão do lado esquerdo.

Essa é uma questão que permanece intrigante e pode ter raízes em outras tradições ou convenções históricas.

Botão feminino: lado esquerdo

A explicação mais aceita entre os historiadores para os botões das blusas femininas é bastante prática. Melanie M. Moore, fundadora da marca Elizabeth & Clarke, explicou a teoria ao Today.

Segundo ela, colocar os botões do lado esquerdo facilitaria que outras pessoas ajudassem a vestir as mulheres, o que faz muito sentido quando pensamos na dinâmica de vestir roupas mais elaboradas.

Moore traz uma perspectiva interessante sobre a história dos botões. Ela explica que, quando os botões foram inventados no século XIII, eram um luxo acessível apenas à nobreza.

Naquela época, as mulheres ricas não se vestiam sozinhas; suas aias as ajudavam. Como a maioria das pessoas era destra, colocar os botões do lado esquerdo facilitava para alguém que estava à frente abotoar o vestido, tornando o processo mais eficiente.

Já outra teoria sugere que as camisas das mulheres nobres abotoavam do lado esquerdo, devido à prática da equitação, comum entre elas, mas montando de lado.

Dessa forma, os botões do lado esquerdo agiriam como uma proteção contraventos frios, evitando que o ar gelado entrasse nas camisas enquanto montavam.

É uma explicação que ressalta como fatores práticos e de estilo de vida podem influenciar as escolhas de design de vestuário ao longo da história.

Com informações do site Mega Curioso.

você pode gostar também