Adeus, velho amigo: Microsoft surpreende ao remover WordPad do Windows
Ferramenta terá instalação descontinuada após quase trinta anos de utilização no sistema operacional.
Atenção, usuários! A Microsoft já começou a efetuar a remoção do WordPad do Windows 11, após o aplicativo permanecer pré-instalado nos sistemas da companhia por impressionantes 28 anos. Lançado em agosto de 1995, o recurso era uma versão mais simples do Microsoft Word.
O anúncio referente à retirada do programa foi realizado em setembro de 2023, mas a mudança é aplicada somente agora pela build Canary disponibilizada para usuários do Windows Insider, um elemento de testes para atualizações futuras da plataforma.
Portanto, o sucessor do Microsoft Write, que oferecia métodos básicos de edição de texto, não será mais desenvolvido e muito menos receberá atualizações.
Conforme um novo documento oficial emitido pela empresa, uma atualização futura deve remover tal item do sistema operacional.
Qual será a opção substituta oferecida pela multinacional?
WordPad ficou no Windows por quase três décadas – Imagem: TudoCelular/Reprodução
A companhia recomenda aos clientes que utilizem o Microsoft Word, que já pode ser baixado de forma gratuita na internet, ou então o bloco de notas para produções mais simples.
Tal modificação fez com que a multinacional passasse a se referir ao WordPad como ‘recurso preterido’, cujo desenvolvimento será descontinuado.
“A partir desta compilação, os aplicativos WordPad e Pessoas não serão mais instalados depois de fazer uma instalação limpa do sistema operacional. Em um ‘voo futuro’, o WordPad será removido em uma atualização. O WordPad não será reinstalável. O software é um recurso preterido do Windows”, informou a empresa.
Portanto, a ferramenta não vai poder ser reinstalada nas versões futuras do Windows, de modo que as pessoas deverão buscar outro editor textual para realizar suas tarefas.
Lembrando que a corporação já divulgou recomendações que podem sanar as necessidades dos clientes de maneira satisfatória.
“Recomendamos o Microsoft Word para documentos rich text, como .doc e .rtf, e o Bloco de Notas do Windows para documentos de texto sem formatação, como .txt”.
A organização já tentou desativar o Paint, mas devido ao grande apelo popular, ela relançou o aplicativo com mais funcionalidades e uma boa reformulação gráfica.
Então, ainda existe esperança de que o mesmo aconteça futuramente com o WordPad. Por ora, só nos resta aguardar para ver o desenrolar da história.