Acidente nuclear nos Estados Unidos é divulgado somente meses após o ocorrido
Um vazamento radioativo ocorreu em Minnesota, nos Estados Unidos, em novembro do ano passado, mas talvez você não tenha ouvido falar sobre o caso.
No mundo, muitos acontecimentos são “abafados” para não causar comoção pública. Nesse sentido, certamente muitas pessoas ainda não têm conhecimento do acidente nuclear na usina de Minnesota, nos Estados Unidos.
O acidente que ocasionou um vazamento radioativo aconteceu em novembro do ano passado (2022). Mas somente agora informações estão sendo divulgadas pela empresa responsável pela administração da usina.
De acordo com os dados disponibilizados pela Xcel Energy, a contaminação ocorreu apenas na área onde a usina está localizada.
Como ocorreu o acidente nuclear nos Estados Unidos?
No dia 22 de novembro de 2022 ocorreu um vazamento de trítio radioativo na água. Esse elemento é utilizado para fusão nuclear e possui baixa quantidade de radiação beta. Ainda assim, pode causar danos graves caso seja ingerido através de água ou se entrar em contato com a pele.
De acordo com o presidente da Xcel Energy–Minnesota, Chris Clark, foram tomadas medidas de segurança para não causar impactos aos trabalhadores, comunidade em geral e ao meio ambiente:
“Tomamos medidas abrangentes para resolver esta situação no local da fábrica. Embora esse vazamento não represente um risco para o público ou para o meio ambiente, levamos isso muito a sério e estamos trabalhando para resolver a situação com segurança.
Continuamos a coletar e tratar toda a água potencialmente afetada enquanto monitoramos regularmente as fontes de água subterrânea próximas.
Continuaremos a fazer parceria com especialistas locais em águas subterrâneas e continuaremos em estreita cooperação com os reguladores estaduais e federais e nossa comunidade local durante todo o esforço de remediação.”
O acidente foi contido?
O vazamento ocorreu em um cano de água que passava entre dois prédios da empresa. Para conter esse vazamento, a empresa está desviando a água para um sistema de tratamento.
Além disso, também está sendo realizada no local a medição constante dos níveis de radiação. Por fim, a empresa não se posicionou em relação à demora na divulgação desse acidente, que poderia afetar a vida de milhares pessoas, além do impacto ambiental gerado por ele.