Abre o olho, Google! Apple pretende lançar seu próprio mecanismo de buscas, revela jornalista
Parece que a disputa entre as gigantes da tecnologia tem ficado cada vez mais acirrada! Entenda os planos da Apple para seu próprio mecanismo de buscas.
Google que se cuide! Enquanto um processo judicial que questiona o monopólio da empresa revela informações cruciais sobre a estratégia de negócios da empresa, uma de suas grandes rivais, a Apple, parece querer bater de frente com o maior buscador da internet da atualidade.
Isso porque a Apple estaria decidida a lançar seu próprio sistema de buscador para competir com o tradicional buscador da Google.
As informações foram divulgados por Mark Gurman, jornalista da Bloomberg. Ao falar sobre o assunto, ele relata que a gigante de Cupertino vem explorando essa possibilidade há vários anos, embora ainda haja um longo caminho a ser percorrido por ela.
Imagem: Apple/Reprodução
Os avanços da Apple nos últimos anos
Os avanços da Apple no mercado tecnológico já se destacam com o recurso Spotlight. Em versões anteriores do iOS e do macOS, a Apple começou a incorporar resultados de buscas na web no Spotlight, direcionando os usuários para sites que poderiam responder às suas consultas.
Em diferentes momentos, esses resultados também foram obtidos por meio do Bing, da Microsoft, ou do Google, da Alphabet. A assistente virtual Siri também utiliza essa tecnologia para fornecer resultados de buscas na web.
O interesse da Apple em desenvolver seu próprio mecanismo de busca fica evidente também pelo fato de que a Microsoft tentou vender o Bing para a empresa de Cupertino.
No entanto, essa negociação não avançou, resultando na manutenção do Google como o mecanismo de busca padrão nos dispositivos iPhone.
Até o momento, a Apple não emitiu nenhum comentário sobre o assunto. Ainda assim, analistas do mercado acreditam que a empresa possui um grande potencial para gerar novas receitas ao substituir o Google por uma solução de busca própria. Isso se deve ao fato de a Apple poder explorar o mercado de publicidade em iPhones, Macs e iPads.
A Bloomberg informa ainda que a Apple já recebe uma parcela das receitas geradas pelos anúncios exibidos pelo Google em seus produtos, que corresponde a, aproximadamente, US$ 8 bilhões anuais.
Esse valor pode crescer ainda mais com a introdução de um mecanismo de busca da própria empresa.