A surpreendente trajetória de Jean-Claude Van Damme: das ruas para Hollywood

O ator nasceu na Bélgica e teve muita resiliência até alcançar o sucesso nas telonas.

Jean-Claude Van Damme nasceu em Berchem-Sainte-Agathe (Bruxelas), Bélgica. Ele é filho de Eliana e Eugene Van Varenberg, uma dona de casa e um contador e florista, respectivamente.

Na infância, ele era muito pequeno e magro. Isso fez com que seu pai procurasse algo que pudesse fortalecer o garoto física e mentalmente. Ele optou por uma luta, e assim Van Damme começou a treinar caratê aos 11 anos. Ele também fez balé por seis anos, e em pouco tempo se tornou um dançarino talentoso.

Mas sua carreira realmente se firmou nas lutas. Aos dezesseis anos, ele largou a escola e conquistou a faixa preta, e se tornou campeão europeu, conquistando o título dos meio-pesados ​​da European Professional Karate Association. Seus estilos atuais incluem Kickboxing, Shotokan Karate, Muay Thai, WTF Kickboxing e Full Contact.

O sucesso nacional de Van Damme como artista marcial e fisiculturista na Bélgica ainda rendeu-lhe o título de “Sr. Bélgica”.

Mudança para os EUA e primeira oportunidade no cinema

Van Damme imigrou para os Estados Unidos em 1982 para iniciar sua carreira no cinema. Mas antes que alcançasse o sucesso, enfrentou muitas dificuldades. Ele estava tentando conseguir um papel e morou na rua, e até mesmo roubou comida para sobreviver. O ator relembrou essa parte de sua vida em uma entrevista recente, onde comentou:

“Eu estava morando na rua, dormindo em carros, em garagens. Às vezes até roubava comida. Eu não tinha muito dinheiro. Peguei 3 mil e vim para a América. Eu queria muito fazer filmes, quando você quer algo, você corre atrás.”

O diretor Menahem Golan deu então uma oportunidade a Van Damme e o colocou em “Bloodsport”. E o ator não esconde as condições:

“Fui até ele e perguntei se tinha algo, algum papel menor. Ele viu que eu estava triste. Um cara nessa situação pedindo, quase implorando. Ele pareceu triste de me ver nessa situação. Ele ficou me olhando, aguardou uns 2 ou 3 minutos e gritou: ‘Karen, me traz ‘O Grande Dragão Branco’. E foi assim que eu consegui o papel.”

O sucesso

Para sua felicidade (e a nossa, que pudemos acompanhar sua carreira) “Bloodsport” obteve um grande sucesso em 1987. Em seguida, ele participou de várias outras produções, como “Taekwondo” (1989), “Double Shock” (1991), “Universal Soldier” (1992) e “Target” (1993).

No fim, deu tudo muito certo! Na América Latina, ele era conhecido como Jean-Claude “Madman” Van Damme, por conta de seus filmes de ação. Seus golpes memoráveis viraram referência nos cinemas, já que Van Damme é conhecido por acertar seus oponentes na cabeça enquanto faz um giro de 360°.

Ele também estrelou o filme “Cyborg – O Dragão do Futuro” (1989), sobre um mercenário que precisa lutar contra terroristas que querem matá-lo. Como em seus trabalhos anteriores, o filme foi um grande sucesso de bilheteria. Os projetos de acompanhamento de Van Damme renderam muito dinheiro para o ator, valendo mais de quarenta milhões de dólares.

Depois de décadas derrotando bandidos, Van Damme se estabeleceu como um personagem, uma estrela de ação que ele aperfeiçoou por 20 anos. O crítico da Time, Richard Colliss, saudou seu trabalho em “Operação Fronteira” (2008) como o segundo melhor do ano, depois apenas de Heath Ledger em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”.

Jean-Claude Van Damme estreou na Netflix em 2021 em uma comédia de ação chamada “O Último Mercenário”. Na trama, Van Damme interpreta um misterioso ex-agente secreto cujo filho foi acusado de tráfico de armas e drogas, e deve retornar à França com urgência.

Sem dúvidas, foi uma trajetória difícil e de muita dedicação para o ator, que merece todo o sucesso que obteve em tantos anos de carreira.

você pode gostar também