A sonda mais distante da Terra tem funcionamento estranho; veja

Percorrendo o espaço há quase 50 anos, esta sonda, que estava com problemas de comunicação, envia sinal para a NASA há 24 bilhões de km de casa.

A Voyager 1, uma das sondas mais antigas e distantes do planeta Terra, está passando por dificuldades no espaço.

Lançada em 1977, junto de sua irmã gêmea, a Voyager 2, a sonda continua sua jornada pelo espaço, enviando dados para a Terra.

Mas nos últimos meses, a equipe da missão tem enfrentado problemas de comunicação com a Voyager 1, deixando os pesquisadores no escuro. Agora, um sinal recebido pode ser a chave para resolver esse mistério.

Voyager 1 enfrenta problemas de comunicação com a NASA

Voyager 1, com quase 50 anos, envia mensagem há mais de 24 bilhões de km da Terra – Imagem: Reprodução

Desde novembro de 2023, a equipe da missão da Voyager 1 vem lutando contra um problema persistente de comunicação.

A unidade de modulação de telemetria do sistema de dados de voo começou a enviar um padrão repetitivo de código, interrompendo a transmissão de outras informações para a NASA, aqui na Terra.

Por mais de cinco meses, os esforços para resolver tal problema têm sido falhos, até agora.

Luz no fim do túnel com o sinal da Voyager 1

Em março de 2024, a equipe da missão recebeu um sinal promissor da Voyager 1. Após enviar um comando para reiniciar o computador da sonda, uma atividade foi detectada no sistema de dados de voo.

Este sinal continha uma leitura completa da memória do sistema, oferecendo uma pista muito importante para identificar a causa do problema.

Apesar do progresso, a distância de 24 bilhões de km entre a Voyager 1 e a Terra apresenta uma dificuldade. Leva mais de um dia para os comandos alcançarem a sonda, e outras 45 horas para receber resposta.

A equipe da missão está agora analisando cuidadosamente a leitura da memória, buscando pistas que possam apontar para a solução do problema.

Lançadas há quase cinco décadas, as sondas Voyager 1 e 2 superaram todas as expectativas, fornecendo informações essenciais sobre nosso Sistema Solar e o espaço fora dele.

Embora tenham enfrentado desafios ao longo do caminho, essas veteranas espaciais continuam sua missão, liderando futuras gerações de exploradores cósmicos.

você pode gostar também