A origem do videogame: uma história de inovação e diversão
O videogame está entre as invenções que revolucionaram o mundo do entretenimento, tornando-se um grandioso desejo para muitos.
Os videogames são, em sua maioria, um grande objeto de desejo do público. Isso porque há muita gente que ama se aventurar em jogos, fases e tudo o que esse divertido dispositivo pode nos oferecer.
Entretanto, você sabe como foi criado o videogame? Quais eram as finalidades por trás desse objeto tão desejado? Vamos contar-lhe agora mesmo como um aparelho tão único conquistou o mundo e hoje é um sucesso entre o público.
Como foi criado o videogame?
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, em 1961, foi agraciado com a presença do computador mais avançado da época, conhecido como PDP-1 (abreviação para Programmed Data Processor-1), cujo tamanho equivalia ao de uma geladeira.
A tecnologia inovadora despertou grande entusiasmo em todos os pesquisadores da instituição, que estavam animados para explorar as capacidades desse dispositivo.
Diante disso, um estudante chamado Steve Russel, vinculado ao MIT, tomou a iniciativa de testar os limites do PDP-1. Assim nasceu o “Spacewar”, um jogo que simulava uma batalha espacial entre duas naves.
O processo de desenvolvimento do jogo exigiu uma década de dedicação. Porém, ele nunca chegou a ser comercializado.
Contudo, vale ressaltar que antes do “Spacewar”, já existia um jogo chamado “Tennis for Two”, criado por Willy Higinbotham em 1958. Nele, era possível jogar em um aparelho projetado para medir sinais elétricos, simulando uma partida de tênis.
Foto: Wikimedia Commons
Em 1967, Ralf Baer, que foi um engenheiro alemão refugiado nos EUA, foi responsável por desenvolver o primeiro jogo que poderia ser jogado diretamente em uma televisão. Desde 1951, Baer já nutria essa ideia em sua mente, porém, havia enfrentado rejeição por parte da empresa na qual trabalhava.
Com insistência e a ideia de renovar tudo o que já tinha sido visto, Baer e sua equipe finalmente conseguiram criar um protótipo de console capaz de executar diversos tipos de jogos. Mas, infelizmente, ainda não foi aí que as coisas começaram a dar certo.
Anos depois, em 1970, o engenheiro Nolan Bushnell e Ted Dabney criaram o primeiro fliperama, isto é, uma máquina de jogos que era operada por moedas. Entre esses jogos, estava o “Spacewar”, e por isso, a máquina recebeu o nome de Computer Space, sendo que a primeira unidade foi instalada no ano seguinte, na Universidade de Stanford.
O problema é que a empresa onde eles trabalhavam, a Nutting Associates, adquiriu os direitos do Computer Space, e o investimento não foi adiante. Diante dessa situação, Bushnell e Dabney tomaram a decisão de deixar seus empregos e iniciar um negócio próprio: a Atari.
Esse nome ficou extremamente conhecido pelo mundo inteiro. E não à toa, não é mesmo? Essa nova aposta revelou-se um sucesso retumbante, tornando-se a principal fabricante de jogos até meados dos anos 80. Depois disso, a era dos games começou a crescer cada vez mais, evoluindo até chegar ao que conhecemos hoje!