A exibição de Buzz Lightyear é bloqueado em três países

O filme conta a história do patrulheiro espacial Buzz Lightyear, infelizmente, não será exibido em três países

O filme derivado de Toy Story, Lightyear, que conta a história do patrulheiro espacial, Buzz Lightyear, não será exibido em três nações, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait, devido a orientação sexual de um dos protagonistas da animação.

Leia mais: Conheça o gato-robô, Sox, companheiro de Buzz em Lightyear

Segundo o site especializado Variety, a decisão foi tomada por causa da cena do beijo entre a personagem e a sua parceira.

Conforme as informações divulgadas, a Pixar nem submeteu a animação aos censores da Arábia Saudita, pois já sabia que no país o filme não seria aprovado.

Entretanto, nos Emirados Árabes, a animação foi liberada, mas o governo do país voltou atrás depois de uma série de protestos de grupos religiosos em suas redes sociais.

Na Arábia Saudita, outros filmes da Disney também tiveram suas exibições limitadas por razões parecidas: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que exibe de forma breve as mães lésbicas de America Chavez e também Eternos, que tem um personagem gay, Phastos.

No filme do patrulheiro espacial, a personagem Alissha Hawthrone é homossexual e o seu romance com a esposa é uma parte crucial da trama e da motivação que faz Buzz Lightyear partir em uma missão altamente perigosa no espaço sideral.

A Disney teria pedido para os animadores da Pixar retirar a cena do beijo lésbico. Entretanto, depois do lançamento de uma carta aberta da equipe de animadores do estúdio que protestava contra o pedido, a intenção foi retirada e a cena ficou na versão final da animação.

O filme é dirigido por Angus MacLane, que foi o co-diretor de Procurando Dory e de curtas de Toy Story. O elenco conta com as vozes originais de Keke Palmer, Taika Waititi e James Brolin.

No Brasil, Buzz Lightyear será dublado pelo apresentador Marcos Mion e a sua estreia está prevista para o dia 16 de junho de 2022.

você pode gostar também