Disney+ remove episódio POLÊMICO de ‘Os Simpsons’ na China; entenda
Não é a primeira vez que um episódio é removido da plataforma de streaming em Hong Kong.
Na última segunda-feira (6/2), o episódio “One Angry Lisa”, da 34ª temporada de “Os Simpsons”, foi removido do catálogo do Disney+ na China. A retirada do episódio se dá por conta das piadas e dos comentários no episódio que faziam sátira ao país asiático.
O desenho “Os Simpsons” tem como marca as premonições acidentais (será mesmo?) e as fortes sátiras que não perdoam nem mesmo o país de origem da animação, os Estados Unidos.
De acordo com o The Guardian, um dos comentários feitos no episódio e que desencadeou essa ação foi o seguinte:
“Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalho forçado onde crianças fazem smartphones e romance.”
O assunto é muito sensível no país. Isso porque o governo da China há muito tempo enfrenta acusações de que há campos de trabalhos forçados em seu território, mais precisamente com trabalhadores uigures da região de Xinjiang.
Decisões diplomáticas do Disney+?
A decisão pela retirada do vídeo no circuito de Hong Kong veio do próprio Disney+. De acordo com o Financial Times, a multinacional está em processo de negociações muito importantes com a China. As negociações envolvem o lançamento de filmes da Marvel e parques temáticos.
A fim de não comprometer as negociações, o Disney+ optou por não apresentar esse episódio, que pode ser visto de forma ofensiva pelas autoridades do país. Algo que contribuiu para essa preocupação foi a criação da lei de segurança nacional em Hong Kong, de 2020, proibindo a “sedição, secessão e subversão” contra a capital, Pequim.
Apesar de as autoridades declararem que a lei não se aplica a conteúdos de streaming. Portanto, a Disney considerou ser maior a garantia de remover o episódio para evitar atritos nesse período de negociação.
Disney+ ou Disney-
“One Angry Lisa” não é o primeiro episódio banido em território chinês. Quando a plataforma estreou na China, o episódio 12 da 16ª temporada não estava no catálogo.
No episódio em questão, os Simpsons estão visitando a Praça da Paz Celestial. Nela, há uma placa dizendo “neste local, em 1989, nada aconteceu”. Na verdade, o local e a data são marcados por uma ação de repressão mortal a manifestantes em movimento pró-democrático.