Ameaçadas pela tecnologia: 4 áreas profissionais que o ChatGPT pode substituir em breve
A Inteligência Artificial está avançando a passos largos e ameaça certas profissões. Veja quais são elas.
Desde a criação dos robôs, muito se fala sobre a substituição do trabalho humano pelas máquinas. Apesar de ser um debate extenso e real, ainda era necessário diversos ajustes para que essa substituição fosse efetiva, de fato. Porém, agora com a chegada da inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, esse tema está novamente em alta.
Seria a inteligência artificial a peça que faltava para começarmos a assistir uma substituição massiva do trabalho humano por estes robôs tecnológicos? O reitor de ciências e computação do Instituto de Tecnologia de Rochester, Pengcheng Shi, falou sobre isso em entrevista ao New York Post.
Conheça algumas das profissões que podem ser substituídas pela ia a seguir.
Profissões em que o trabalho humano pode ser substituído pelo ChatGPT
O ChatGPT é uma plataforma, que funciona através de uma inteligência artificial, utilizando a criação de textos. Nesse momento, existem algumas profissões em que os seres humanos já podem ser substituídos pela inteligência artificial da plataforma. Veja alguns exemplos a seguir:
1. Jornalismo
É óbvio que uma plataforma que é capaz de escrever textos poderia, facilmente, ocupar o trabalho feito por jornalistas, atualmente. Porém, a averiguação dos acontecimentos seria um ponto que essa tecnologia teria uma certa dificuldade para cumprir. Ou seja, o trabalho humano ainda se faz necessário.
2. Educação
De acordo com Shi, a inteligência artificial já consegue dar aulas para os alunos das escolas. Ainda segundo ele, essa inteligência funcionaria melhor dando aulas para o ensino médio. Porém, Shi acredita que o trabalho feito pela plataforma ainda necessitaria de uma supervisão de um ser humano.
3. Design Gráfico
A empresa criadora do ChatGPT também tem uma plataforma voltada para a criação e conteúdo de imagens, o DALL-E. Então, este trabalho poderia, facilmente, ser feito através da inteligência artificial. A plataforma funciona por meio de comandos de cada internauta.
4. Finanças
De acordo com Shi:
“Definitivamente acho que isso vai impactar o lado comercial, mas mesmo em um banco de investimento, as pessoas são contratadas após a faculdade e passam dois, três anos trabalhando como robôs e fazendo modelagem em Excel — você pode usar IA para fazer isso.”
Apesar disso, ele acredita numa parceria entre humanos e robôs, por conta das decisões finais sobre alguns assuntos.