Indicação polêmica de atriz ao Oscar 2023 pode ter infringido regras; entenda o caso
Após a divulgação da indicação da atriz, o filme 'To Leslie' entrou nos cinemas novamente.
No dia 24 de janeiro, houve a divulgação da lista de indicados ao Oscar 2023, evento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Porém, acabou surpreendendo todos após confirmarem que Andrea Riseborough, graças a “To Leslie“, faria parte dos nomes indicados na categoria de “Melhor Atriz”.
De acordo com rumores, é bem possível que a adição de Riseborough tenha acontecido de forma ilegal, ou seja, ignorando as regras estabelecidas pela Academia.
A desconfiança surgiu porque o filme, feito de forma independente, não permaneceu por um longo período nos cinemas. Além disso, não o consideraram em outras premiações. As únicas indicações que o filme recebeu foram a respeito de eventos menos “mainstream”.
Outro ponto que também conseguiu roubar a atenção dos espectadores foi o fato de que atrizes como Viola Davis e Danielle Deadwyler, fortes candidatas ao Oscar 2023, não foram indicadas por seus filmes de grande sucesso. Porém, Riseborough, que não conseguiu obter grande destaque, recebeu a indicação.
Não demorou muito para que o público começasse a desconfiar de que havia algo errado, e muitos artigos enfatizando a desvalorização de atrizes negras começaram a surgir. Um deles foi escrito por Robert Daniels, ao Los Angeles Time.
A verdadeira história por trás da indicação
Segundo a revelação feita pelo jornalista Matthew Belloni, a atriz Andrea Riseborough apenas teria conseguido a indicação após Mary McCormack realizar ligações para seus amigos que estão envolvidos no grupo de atores que pertence à Academia.
Belloni ainda reforçou que McCormack solicitou a todos para assistirem ao filme e colocar Riseborough dentre as indicadas ao Oscar de “Melhor Atriz”. Caso isso seja verdade, ela provavelmente acabou passando por cima de uma das regras estabelecidas da academia, a qual diz o seguinte:
“É expressamente proibido entrar em contato com os membros da Academia diretamente e de maneira fora do escopo dessas regras para promover um filme ou conquista para consideração do Oscar.”
Acreditamos que em breve haverá uma reunião com todos os membros da academia para fazer uma análise dos fatos sobre a indicação de Riseborough, mas é muito improvável que a retirem da lista de indicações.
O Oscar 2023 vai acontecer em Los Angeles, no dia 12 de março. Após a indicação, o filme “To Leslie” retornou aos cinemas.