Marshmallow: tudo o que você precisa saber sobre o planeta não comestível

Um planeta recém descoberto atiçou a curiosidade de alguns cientistas americanos. Confira!

Recentemente o observatório Nacional de Kitt Peak, que se localiza no estado americano Arizona, fez uma descoberta que, além de fantástica, será objeto de estudo nos próximos anos.

Esta descoberta refere-se a um planeta que simplesmente está bem distante de nós, isto é, se você viajar 580 anos na velocidade da luz então estará perto do corpo celeste, agora denominado de TOI-3757 b.

Entenda o que são as estrelas anãs 

O planeta em questão possui o nome descrito acima, que envolve números e letras, mas os cientistas o chamam de planeta Marshmallow, devido à sua textura. Esse assunto trataremos logo adiante, pois, antes, é necessário que se entenda algumas coisas.

O planeta Marshmallow está orbitando uma estrela Anã vermelha. As estrelas anãs vermelhas são as estrelas mais comuns no universo. Elas são pequenas, frias e fracas, com temperaturas superficiais que variam de 2.500 a 4.000 graus Celsius.

Sua massa é geralmente entre 0,08 e 0,6 vezes a massa do sol e sua luminosidade é milhares ou milhões de vezes menor do que a do sol. Elas também são estrelas muito antigas, com idades de bilhões de anos.

Elas são tão fracas que só podem ser vistas a curtas distâncias, geralmente dentro de algumas centenas de anos-luz. Estrelas anãs vermelhas são importantes para a astrofísica, pois elas constituem a maioria das estrelas no universo e são também importantes fontes de informações sobre a evolução estelar.

E o planeta Marshmallow?

É com base nessas características que os cientistas chegarem a conclusão de que o planeta Marshmallow se diferencia no quesito leveza, já que sua densidade é menor do que a do planeta Saturno, o que é pouco provável para planetas que orbitam anãs vermelhas.

É neste quesito que o planeta recém descoberto possui particularidades e cativou a atenção dos pesquisadores e instigou o desejo de conhecê-lo cada vez mais, para, dessa forma, descobrir como o planeta pode ter adquirido essas características.

Concluindo, ainda vale ressaltar o intenso desejo que o grupo de cientistas que descobriu o TOI-3757 b possui em apontar o poderoso telescópio James Webb para o planeta Marshmallow.

Isso, com certeza, ajudaria, e muito, o trabalho deles, já que a câmera do telescópio é poderosíssima e foi especificamente construída para captar fotos de planetas a distâncias inimagináveis.

você pode gostar também