Anticoncepcional masculino aquece testículos para inibir efetividade do esperma
Aparelho contraceptivo masculino promete acabar com o uso de medicamentos anticoncepcionais.
O anticoncepcional em forma de medicamento é um dos métodos mais utilizados por mulheres para prevenir uma gravidez indesejada. Apesar de sua grande eficácia, diversas mulheres relatam efeitos colaterais durante o uso dos medicamentos contraceptivos.
Os anticoncepcionais hormonais são aqueles que contêm hormônios sintéticos que impedem a ovulação, ou seja, a liberação de um óvulo pelo ovário.
Esses anticoncepcionais podem ser administrados por via oral, injeção, adesivo transdérmico, vaginal ou implante subcutâneo. Eles são eficazes na prevenção da gravidez, mas também podem causar efeitos colaterais, como aumento de peso, alterações de humor e problemas no ciclo menstrual.
O que poucos conhecem é o método contraceptivo masculino criado por Rebecca Weiss. A jovem desenvolveu o método chamado Coso, e sua ideia está na lista do Top 20 de projetos do The James Dyason Award. O anticoncepcional masculino é reversível e dura até seis meses.
A desenvolvedora criou o contraceptivo Coso depois de ter que interromper o uso de anticoncepcionais por causa de um câncer na cervical. Quando Weiss buscou, junto ao marido, um medicamento para homens, não encontraram nada além de vasectomia e preservativos.
Assim, enquanto estudava para seu Mestrado em Desenho Industrial, a estudante leu a respeito de uma contracepção por meio de ultrassom utilizada em animais.
Entenda como funciona o contraceptivo Coso
Para ativar o aparelho contraceptivo, é preciso colocar os testículos em água quente. Dessa forma, os testículos recebem ondas que afetam na regeneração do esperma masculino.
Veja como utilizar o aparelho:
- deve ser recarregado com um cabo USB;
- encha-o com água até a linha limite;
- a água é aquecida pelo próprio dispositivo;
- depois, o usuário senta, introduz os testículos no Coso e liga o aparelho para gerar o ultrassom;
- assim, a vibração do aparelho, que dura alguns minutos, anula a espermatogênese. O processo é indolor e sem efeitos colaterais imediatos.
- a eficácia do contraceptivo começaria 15 dias após a aplicação do tratamento.
Onde comprar o Coso?
Um fator importante é que ainda não há uma comprovação científica sobre a eficácia do produto.
“Para lançar o Coso como contraceptivo, é necessário apoio financeiro para ensaios clínicos. Isso requer contatos em pesquisa ou parceiros industriais. Sem dados válidos, o projeto não pode ser realizado”, afirma Rebecca.
Portanto, o Coso ainda é uma ideia que precisa de desenvolvimento integral.
“Esta é uma solução centrada no usuário para fazer a diferença na atual situação de contracepção. O Coso tem potencial para oferecer um valor acrescentado socialmente relevante”, conclui a criadora.