Microsoft anuncia demissão em massa de 10 mil funcionários
Empresa pioneira na tecnologia demitiu milhares de funcionários no início deste ano.
Pioneira de tecnologia, a Microsoft anunciou uma demissão em massa que atingiu dez mil colaboradores do quadro de funcionários da empresa. Os desligamentos começarão por volta do fim de março deste ano.
De acordo com o CEO da empresa, Satya Nadella, ele está confiante de que a Microsoft “sairá mais forte e competitiva disso”. O CEO também destacou os novos investimentos da companhia em áreas estratégicas:
“Estamos alocando nosso capital e talento para áreas de crescimento secular e competitividade de longo prazo para a empresa, enquanto desinvestimos em outros setores.”
‘Efeitos pós-pandemia’
O corte na equipe representa cerca de 5% do quadro de funcionários da empresa. As demissões custarão para a Microsoft um valor de aproximadamente US$ 1,2 bilhão.
Nadella também destacou que as medidas são efeitos do “pós-pandemia”, pois se antes inúmeras pessoas precisaram comprar aparelhos eletrônicos para se adaptarem em suas casas, por causa da covid-19, agora, com a retomada gradual das atividades, o público não está mais consumindo na mesma proporção que nos últimos dois anos.
Em uma carta aos funcionários, o CEO da pioneira explicou a situação atual da empresa e afirmou que os clientes haviam aumentado suas despesas com informática durante a pandemia. Agora, estão tentando se readaptar e “fazer mais com menos”.
Essa mudança de comportamento entre os clientes consumidores de tecnologia refletiu diretamente no faturamento da Microsoft. Isso porque o esperado para o primeiro trimestre é um aumento de 2,7% referente ao mesmo período do ano passado. Apesar do aumento, esse número não chega a ser significativo, pois a empresa costuma crescer acima dos dois dígitos.
Os impactos nas empresas de tecnologia não afetam somente a Microsoft. Em novembro do ano passado, a Meta, empresa à frente do Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou uma demissão em massa de onze mil funcionários.
Em janeiro, a poderosa Amazon também comunicou um corte no seu quadro de colaboradores, com cerca de dezoito mil demissões. E também a Salesforce, empresa de software, informou a demissão de oito mil funcionários.
De acordo com informações disponíveis na página institucional da Microsoft, a companhia conta com 221 mil contratados em todo o mundo.