Saiba como funciona a nova tecnologia que identifica pessoas por Wi-Fi
Um grupo de pesquisadores aprimorou a tecnologia que detecta pessoas por routers.
Recentemente os pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon aprimoraram a forma de detectar formas tridimensionais e movimentos através das paredes. A modificação permite identificar pessoas apenas com o uso de routers Wi-Fi. Continue lendo e entenda como a nova tecnologia de identificar pessoas por Wi-Fi funciona!
Uma nova perspectiva surge com o desenvolvimento dessa tecnologia de identificação de pessoas e movimentos
Identificar pessoas através da parede não é algo novo. Essa tecnologia já havia sido utilizada em 2013 por uma equipe do MIT com o auxílio de redes móveis. Em 2018, um outro grupo desenvolveu o mesmo serviço com Wi-Fi. Nessa ocasião eles conseguiram identificar as pessoas que estavam presentes na sala ao lado e os seus movimentos, sendo transmitido em um desenho pouco detalhado.
Para que a nova tecnologia de identificar pessoas por Wi-Fi funcione, a equipe de Carnegie Mellon utiliza o DensePose. Esse sistema foi produzido em Londres por investigadores da Facebook AI e aprimorado pelos cientistas. Os pesquisadores desenvolveram um método de rede neural que mapeia os sinais de Wi-Fi. Dessa forma, os routers recebem as amplitudes para as coordenadas do objeto tridimensional.
Com essa melhoria, será possível que os sinais de Wi-Fi possam substituir as câmeras de RGB. Essa nova tecnologia de identificar pessoas por Wi-Fi permite ultrapassar obstáculos como, por exemplo, a luz e ângulos ocultos, algo não alcançado pelas câmeras tradicionais.
Os responsáveis esclareceram pontos importantes sobre o uso desse recurso. O item de segurança, principalmente no que se refere à privacidade, foi garantido. De acordo com eles, “a privacidade dos indivíduos é protegida e o equipamento necessário pode ser adquirido a preços razoáveis”.
Eles também destacam que grande parte dos domicílios no país possuem Wi-Fi, o que pode facilitar o uso amplo dessa tecnologia com o objetivo de cuidar principalmente das pessoas mais vulneráveis como idosos e crianças, analisando comportamentos suspeitos.