Apple inova com audiolivros através de Inteligência Artificial
Segundo a empresa, Apple Books será um recurso para possibilitar audiolivros para pequenos autores e editoras menores.
A audiência de produtos em formato de áudio tem crescido cada vez mais. Esse é o caso dos podcasts e dos audiolivros (“audiobooks”, em inglês) das plataformas de streaming. Pensando nessa crescente tendência, a Apple anunciou o investimento em gravações de livros em áudio através da Inteligência Artificial (IA), num aplicativo chamado Apple Books.
O novo recurso da empresa já está em funcionamento, com vários títulos disponíveis.
Essa nova tecnologia reúne um conjunto de vozes de pessoas reais para criar uma nova voz, através do uso da IA. Segundo a empresa, o objetivo é possibilitar o acesso à gravação de audiolivros por pequenas editoras e autores menos conhecidos, uma vez que a narração profissional não é acessível a todos.
Em nota divulgada no site da empresa, lemos:
“A narração digital do Apple Books torna a criação de audiolivros mais acessível a todos, ajudando você a atender à crescente demanda ao disponibilizar mais livros para os ouvintes aproveitarem.”
Quem será beneficiado pela novidade da Apple?
Além de disponibilizar mais títulos em áudio para os usuários, a nova tecnologia da Apple permitirá que títulos menos conhecidos ou de editoras menores tenham acesso a esse recurso da narração, atingindo um público maior.
Porém, a possibilidade também levanta crítica de profissionais da narração, que acreditam que a nova aplicação pode tirar o trabalho dos narradores. Apesar disso, a empresa afirma:
“Os títulos narrados digitalmente são um complemento valioso para audiolivros narrados profissionalmente e ajudarão a levar o áudio ao maior número possível de livros e pessoas. A Apple Books continua comprometida em celebrar e mostrar a magia da narração humana e continuará a aumentar o catálogo de audiolivros narrados por humanos.”
No momento, a funcionalidade ainda está limitada aos gêneros de romance e ficção, uma vez que as vozes alcançam apenas alguns tons vocais, por enquanto. Porém, a bigtech pretende expandir as possibilidades de narração dentro do novo recurso.
Para encontrar títulos narrados por Inteligência Artificial, você pode acessar a loja “Apple Books”. Os audiolivros que contam com o recurso também possuem a marcação “Narrado por Apple Books”.