Cueca de super-heróis finalmente tem utilidade em nova edição de ‘Batman’
A edição #130 de 'Batman', escrita por Chip Zdarsky e Jorge Jimenez, dá ao calção utilizado pelo herói uma utilidade pouco comum.
m 1938, foi publicada a primeira edição da Action Comics, trazendo consigo aquele que se tornaria o maior super-herói de todos os tempos, o Superman. Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, por muitos anos o Superman foi o símbolo do que deveria ser um herói.
Junto a ele, nos anos seguintes, formou-se a trindade da agora consolidada DC Comics, composta por Superman, Mulher-Maravilha e Batman.
Adaptações foram necessárias para manter o público interessado nas obras, levando a diferentes uniformes para os heróis, sejam eles com pequenas ou grandes mudanças em seu design.
Contudo, um elemento permaneceu presente em seus uniformes por um tempo considerável e, por diversas vezes, foi alvo de piadas por parte dos fãs e das demais mídias voltadas para o assunto, a popular “cueca” por cima da calça.
Nas novas fases dos quadrinhos da DC Comics, tal qual os “novos 52” e até as mais recentes adaptações para as telonas, como “Homem de Aço“, “Batman vs. Superman: A origem da justiça” e “Liga da Justiça”, o adereço foi removido, já que muitos leitores o consideravam “esquisito” ou “infantil”.
A DC então ficou conhecida por trazer maior seriedade e diversidade em seus personagens, algo perceptível por sua trindade, composta por um ícone feminista, um detetive amargurado e um “estrangeiro” que busca se encaixar no mundo.
Mesmo essas mudanças sendo recentes e possuírem uma grande margem de aprovação, a DC parece ter se arrependido de sua decisão e trouxe o adereço de volta para seus dois principais heróis.
Não apenas isso, pois, dessa vez, na mais recente edição de “Batman #130” da editora, os autores (Chip Zdarsky e Jorge Jimenez) deram ao elemento uma utilidade.
Na referida edição, Batman está à deriva no espaço após sua batalha contra o vilão robótico Failsafe, que acabou por destruir toda a base da Liga da Justiça.
Quase sem oxigênio e sem naves para fazer a reentrada na Terra (pois foram destruídas junto à estação espacial), o herói se utiliza de sua genialidade para alcançar os destroços de uma delas.
Assim, ele consegue um suplemento de oxigênio e, com sua arma de ganchos, calcula uma rota de reentrada e se joga em direção ao planeta.
Entretanto, apesar de seu uniforme resistir à combustão da reentrada, a máscara de oxigênio que o herói utilizava não possui tal resistência e se desintegra.
Com isso, o detetive tem a mirabolante ideia: utilizar seu calção/cueca para proteger seu rosto e conseguir manter o pouco de oxigênio que lhe resta.
Enquanto executa essa manobra, Batman comenta:
“H-heh… f-falei, C-Clark… c-calções são uma… boa ideia…”
Trazer os calções volta e dar a eles uma “utilidade” pode parecer uma ideia arriscada para a DC em sua busca por maior seriedade.
Contudo, ainda é interessante ver os heróis aparecendo com seus icônicos adereços e dando a eles uma função para além de quebrar a monocromia das roupas.